Como dominar uma canção: O que é o processo de masterização de áudio?

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Cathy Daniels

Introdução

Dominar é a magia negra da produção musical. Com excepção daqueles que conhecem as artes negras de como dominar uma canção, todos os outros envolvidos na publicação de um álbum não podem deixar de ficar admirados com o trabalho destes feiticeiros sónicos modernos.

No entanto, o processo de masterização tem um impacto tangível no som da sua canção. Cada engenheiro de gravação tem capacidades e gostos que os diferenciam dos outros. Então, como é possível que um passo tão crucial na produção áudio ainda pareça tão misterioso para a maioria?

Este artigo irá esclarecer o que é a masterização e os passos necessários para dominar a sua própria música do zero. Tal como tudo na vida, os processos de masterização são uma arte que requer muita prática, sessões de audição e paciência. No entanto, no final deste artigo, terá uma compreensão clara do caminho que o espera.

O que é o processo de masterização de áudio?

A masterização é a etapa final da pós-produção que assegura que toda a sua faixa soará bem em qualquer dispositivo e quer seja reproduzida em CD, vinil ou Spotify. O termo "master copy" refere-se à cópia final que será duplicada e reproduzida em diferentes formatos de áudio.

O processo de publicação e produção de uma canção pode ser dividido em três partes: sessão de gravação, mistura, e masterização.

  • Gravação

    A sessão de gravação é quando os artistas gravam as suas canções. Cada instrumento é muitas vezes gravado separadamente em faixas individuais. Depois, a música é montada numa Estação de Trabalho Áudio Digital (ou DAW), um software que permite a gravação, mistura e edição de áudio.

  • Mistura

    A segunda parte da masterização é a mistura. Quando a sessão de gravação termina, e os artistas estão satisfeitos com o resultado, o engenheiro de mistura tira as faixas de áudio separadas das sessões de gravação. Utilizando estas, criam uma faixa estéreo coerente e equilibrada, baixando e aumentando os volumes, adicionando efeitos e removendo ruídos indesejados. Os sons que ouvirá após a sessão de gravação soarão cruse (por vezes) perturbador. Uma boa mistura adicionará equilíbrio dinâmico a todos os instrumentos e frequências.

  • Masterização

    A parte final do processo é a masterização. O papel do engenheiro masterizador é fazer uma canção ou álbum inteiro coeso e até aos padrões do género utilizado como referência. Além disso, o volume e o equilíbrio tonal são melhorados durante a fase de masterização.

    O resultado é uma canção que deve ser comparada, em termos de sonoridade e qualidade áudio, com faixas do mesmo género que já foram publicadas. Uma boa masterização irá melhorar dramaticamente a sua canção sem afectar o som que imaginou durante a sessão de gravação. Por outro lado, uma má masterização áudio pode comprometer uma peça, cortando a gama de baixas frequências e empurrando a sonoridade paraníveis intoleráveis.

Os engenheiros têm de ter em conta os desejos dos artistas e os padrões da indústria musical para entregar um produto que seja satisfatório para ambos. Fazem-no seguindo as directrizes fornecidas pelos músicos. Assegurar que o som master estará de acordo com o gosto dos ouvintes.

Porque é importante dominar uma canção?

O domínio é crucial se quiser publicar a sua canção online ou lançá-la fisicamente. É a forma como os artistas profissionais fazem as suas canções soar perfeitamente em qualquer sistema de reprodução, desde auscultadores baratos a sistemas de alta-fidelidade topo de gama.

A masterização também garante que todas as canções de um álbum inteiro soarão consistentes e equilibradas. Sem masterização, as canções podem soar desarticuladas, porque foram gravadas de forma diferente ou devido a alterações durante a sessão de mistura. A masterização garante um resultado profissional. É o toque final a um trabalho criativo que se pretende lançar da melhor forma possível.

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Mistura vs Masterização

O processo de mistura envolve o ajuste das múltiplas faixas de áudio das sessões de gravação para as fazer soar equilibradamente como uma mistura estéreo e de acordo com o que os artistas imaginaram. O trabalho do misturador é pegar em instrumentos individuais e ajustar o seu som para que a qualidade global e o impacto da canção seja o melhor possível.

O engenheiro de masterização pode trabalhar na saída estéreo (uma única faixa com todos os instrumentos). Neste ponto, as alterações à canção são mais subtis e principalmente relacionadas com a melhoria e optimização do áudio global sem tocar em instrumentos individuais.

Sessão de masterização - Antes de começar

Ao dominar uma faixa, a preparação é essencial. Há algumas medidas necessárias a tomar antes de colocar os auscultadores e começar a fazer a sua canção mais alta, especialmente se for um principiante.

Infelizmente, a maioria das pessoas pensa que a masterização está a levar o volume de uma canção ao seu limite antes de a publicar online. No entanto, o som de uma canção é apenas uma das muitas melhorias que a masterização trará à sua música. Quando feita correctamente, uma faixa masterizada soa mais coerente, consistente, e harmoniosa.

Antes de começarem a trabalhar num novo álbum, os engenheiros passam algum tempo a ouvir as canções em que estão a trabalhar. Eles certificam-se de que compreendem a vibração e a atmosfera que os artistas pretendem. Este é um passo crucial. Os artistas e o engenheiro devem identificar claramente para onde a canção se dirige.

Um mastering áudio feito profissionalmente que não segue os requisitos dos artistas é um master que não cumpriu o seu objectivo e muito provavelmente precisará de ser refeito a partir do zero.

Embora possam parecer enfadonhos, acredito que estes passos prévios à masterização são fundamentais se quiser levar a sua canção para o próximo nível. Siga estes passos minuciosamente, e garanto-lhe que não se arrependerá.

Escolha o Ambiente e Equipamento Certos

Escolher a sala certa é o primeiro passo para o sucesso. Porquê? Ao dominar uma pista, necessitará de silêncio absoluto e concentração durante algum tempo. Por isso, trabalhar na sua pista num local barulhento não serve, mesmo que esteja a usar auscultadores, pois algumas frequências vindas do exterior ainda o perturbarão e terão um impacto nas suas decisões.

Quanto ao equipamento, embora possa dominar a sua própria canção apenas com auscultadores, sugiro a alternância de auscultadores e altifalantes, uma vez que isso o ajudará a alcançar óptimos resultados. Escrevi recentemente um artigo sobre monitores de estúdio, e como muitos altifalantes de boa qualidade são bastante baratos, recomendo que obtenha um par se estiver a levar isto a sério.

Como disse antes, dominar é tudo uma questão de tornar um som perfeito independentemente da forma como é reproduzido. Se ouvir o seu mestre através de auscultadores e altifalantes, terá uma compreensão muito mais clara de como ele soará para outras pessoas uma vez publicado.

Pista de referência

Dependendo dos seus géneros musicais, haverá canções que já foram publicadas e que estão em consonância com o som que prevê. Ao ouvir extensivamente estas canções, será capaz de identificar os passos necessários para que as suas misturas soem semelhantes às canções que aprecia.

Se pensou que a masterização tinha tudo a ver com fazer uma canção mais alta, como mencionado anteriormente, agora sabe que estava errado. Um engenheiro de masterização profissional pedir-lhe-á uma faixa de referência para que, uma vez terminada a sessão de gravação, eles possam usar esta faixa de referência como indicação do som a que está a aspirar.

O quadro de referência que estas faixas dão ao engenheiro acabará por definir como soará o seu próprio mestre. Portanto, independentemente de dominar as suas próprias misturas ou contratar um engenheiro, passe algum tempo a decidir que canções representam verdadeiramente a forma como quer que a sua música soe.

Obviamente, deve considerar como canções de referência composições de género, instrumentação e vibração semelhantes às suas. Por exemplo, se for um trio de rock instrumental e tiver uma faixa com instrumentos de sopro e um quarteto de cordas como canção de referência, não alcançará o resultado que espera.

Verifique os picos da sua mistura

Se o engenheiro de mistura sabe o que está a fazer, então receberá uma mistura de ficheiros estéreo com picos de áudio em qualquer lugar entre -3dB e -6dB.

Como é que verifica os seus picos de áudio? A maioria dos DAWs permitem-lhe monitorizar o volume da sua canção, por isso tudo o que precisa de fazer é ouvir a parte mais alta da sua canção e ver como é alta. Se estiver entre os -3dB e -6dB, então tem espaço suficiente para o seu processamento sem criar distorção.

Se a mistura for demasiado alta e não tiver altura suficiente, pode pedir outra mistura ou ganhar redução na pista até que permita altura suficiente para o seu processamento. Sugiro que opte pela primeira opção, pois o engenheiro de mistura tem acesso às múltiplas pistas de áudio das sessões de gravação e será capaz de fazer um trabalho mais minucioso na redução dos dBs.

LUFS (Loudness Units Full Scale)

Outro termo com que se deve familiarizar é LUFS, ou Loudness Units Full Scale. É assim que a maioria das plataformas de streaming avaliam o ruído de uma canção, que não está estritamente relacionado com o seu volume, mas mais com a forma como o ouvido humano "percebe" o ruído.

É um pouco complicado, mas para lhe dar uma dica mais prática, considere que o conteúdo carregado no YouTube e Spotify tem um nível de áudio de -14LUFS, que é quase 8 decibéis mais silencioso do que a música que vai encontrar num CD.

Aqui vem o maior problema! Quando carrega uma faixa no Spotify, por exemplo, a plataforma irá baixar automaticamente o LUFS da sua faixa até atingir o padrão da música presente no serviço de streaming. Este processo é feito automaticamente, o que significa que a sua música será dramaticamente afectada pela descida do LUFS, especialmente se for muito barulhenta.

Para permanecer no lado seguro, deve alcançar algo entre -12LUFS e -14LUFS. A gama acima permite-lhe transmitir a sua canção online com a qualidade que deseja. Além disso, LUFS mais baixo garante uma experiência sónica mais dinâmica e acrescenta profundidade à sua peça.

Controlo de Qualidade Geral

Ao longo da canção, o volume está equilibrado? Consegue-se ouvir clipping digital e distorções que não deveriam estar lá? Antes de prosseguir, certifique-se de que a canção misturada está perfeita e pronta para a etapa final.

Não se deve analisar a canção do ponto de vista criativo. Afinal, o misturador já passou por esta fase com os próprios músicos, o que significa que a canção que recebeu soa exactamente como eles querem que soe.

O papel de um engenheiro é fornecer um par de ouvidos frescos, analisar o produto em todos os seus detalhes, e assegurar que eles podem fazer os ajustes finais para expressar plenamente a visão dos músicos.

Neste momento, dê um passo atrás e ouça novamente as suas faixas de referência. Mesmo que soem mais alto (porque já passaram pela masterização), deverá ser capaz de imaginar as diferenças entre a sua canção e as faixas de referência.

O mais provável é que encontre as frequências mais baixas melhoradas nas faixas de referência, o som parece mais envolvente, etc. Escreva as suas impressões, descrevendo cada aspecto em que pensa que deve trabalhar.

Quando estiver pronto, está na altura de começar a dominar a sua canção.

Sessão de Masterização - Como Dominar a Sua Canção

Alguns engenheiros dominadores começam por ajustar o volume, enquanto outros trabalham primeiro na gama dinâmica e depois tornam a canção mais alta. Tudo se resume ao gosto pessoal, mas pessoalmente, prefiro começar com o EQ.

Com este artigo, quero concentrar-me nos aspectos mais cruciais do domínio, deixando passos adicionais para outra altura, pois o meu objectivo é dar-vos as ferramentas para começarem a dominar hoje sem se sentirem sobrecarregados.

Por exemplo, se a sua música é rica e dinâmica, alternando partes mais silenciosas e mais altas, então a sonoridade nunca será a sua prioridade, mas sim algo em que se concentrará quando criar uma paisagem sonora perfeitamente equilibrada. Por outro lado, se for Skrillex, provavelmente só quer o seucanção para ser o mais alto possível.

EQ (Equalização)

Equalizar uma canção significa remover ou melhorar determinadas bandas de frequência no espectro de frequências. Isto significa que o mestre soará bem equilibrado e proporcional sem qualquer frequência que ofusque outras.

Na minha opinião, este deve ser o primeiro passo quando se domina a música. É melhor começar por equilibrar todas as frequências e certificar-se que a música soa bem em todos os dispositivos de reprodução.

Os ouvidos humanos podem ouvir frequências sonoras entre 20 Hz a 20 kHz. O EQ assegura que o som global da sua canção é harmonioso, sem frequências demasiado elevadas ou que tenham sido ofuscadas por outros.

O EQ manipula as frequências sonoras para que não se sobreponham. Esta é uma ferramenta essencial quando se tem dois instrumentos musicais tocando a mesma nota e sobrepondo-se um ao outro (um efeito chamado mascaramento).

Há duas abordagens diferentes à equalização. A EQ aditiva é quando se usa a equalização para aumentar as gamas de frequência específicas para alcançar o resultado que se tem em mente. Por outro lado, a EQ subtractiva visa reduzir as frequências perturbadoras, o que naturalmente aumenta as frequências deixadas intocadas.

Seja qual for a abordagem escolhida, tenha em mente uma coisa: quando se trata de equalização, menos é mais. Se a mixagem estéreo que tiver é de boa qualidade, não precisará de aplicar muito EQ para obter um som polido e profissional.

Tente ouvir o seu mestre antes e depois de aplicar a EQ. O som parece menos "lamacento"? A canção parece mais coesa, com os instrumentos musicais mais "colados"? Se for esse o caso, então acertou!

Compressão

Depois de equalizar a faixa, terá uma canção em que todas as frequências são reproduzidas da forma desejada. Neste ponto, a compressão masterizante reduzirá o intervalo entre frequências mais altas e mais silenciosas.

A compressão é uma óptima forma de tornar os níveis de som consistentes, mas é preciso utilizá-la com cuidado. Uma vez que a compressão afectará toda a faixa, 1 ou 2dB de redução de ganho será suficiente e garantirá que pode aumentar o volume de forma consistente ao longo da sua canção.

Quando reduzir o alcance dinâmico entre as partes mais altas e mais silenciosas da sua canção, ambas serão claramente ouvidas pelos ouvintes. Por exemplo, imagine a diferença de ruído entre um vocal suave e um tambor de laço. Na vida real, o som do tambor cobrirá completamente os vocais, mas com compressão, estes dois sons serão ouvidos claramente sem sobreposição ou ofuscamento.

Loucura

O último passo essencial para dominar é adicionar um limitador. Essencialmente, os limitadores impedem que as frequências de áudio ultrapassem um determinado limiar, impedindo o pico e as distorções de recorte. Os limitadores reduzem o alcance dinâmico ainda mais do que um compressor, dando à sua canção a sonoridade necessária para atingir os requisitos padrão da indústria.

Com o advento das técnicas de masterização digital, o volume das canções estava a aumentar cada vez mais.

Hoje em dia, as coisas são um pouco diferentes. A sonoridade real da música não é tão importante, ou pelo menos não tão importante como a sua sonoridade "percebida". A sonoridade percebida não está estritamente relacionada com os decibéis, mas sim com a forma como o ouvido humano percebe uma determinada frequência.

No entanto, existem padrões da indústria quando se trata de ruído, por isso, se desejar que a sua canção chegue ao topo das tabelas, terá de dar este último e necessário passo.

Defina o seu limitador entre -0,3 e -0,8 dB para garantir que não ocorrerá distorção. Sei o que está a pensar: se eu definir o limitador para 0,0 dB, a minha canção soará mais alto, sem que seja cortada nos altifalantes. Aconselho-o a não o fazer, pois é muito provável que algumas partes da sua canção sejam cortadas, quer nos altifalantes quer nos altifalantes de um ouvinte.

Passos adicionais

Aqui estão alguns passos extra que podem levar a sua canção ao próximo nível. Embora estes passos não sejam necessários para terminar uma canção, podem ajudar a adicionar cor e dar à sua faixa alguma personalidade extra.

  • Alargamento Estéreo

    Este é um efeito que adoro, mas deve ser usado com cuidado. O alargamento estéreo ajuda a difundir os sons. Isto cria um efeito "ao vivo" que pode ser belo e envolvente. Soa especialmente bem nos géneros musicais que envolvem instrumentos clássicos.

    O problema de ajustar a largura do som aparece quando um ouvinte ouve a canção em mono. Quando isso acontece, a música vai soar plana e vazia, como se algo estivesse a faltar.

    A minha sugestão é usar a aparelhagem de som a alargar ligeiramente e apenas quando achar que irá melhorar verdadeiramente a dinâmica da sua canção.

  • Saturação

    Há diferentes tipos de saturações que pode adicionar ao seu mestre, como a emulação de fita ou a distorção harmónica. O seu objectivo é adicionar profundidade e cor à sua canção.

    A beleza da saturação é que pode suavizar estas partes quando a sua música soa demasiado digital. Em geral, adicionando uma vibração mais natural ao som global.

    A desvantagem é que a saturação comprometerá algumas frequências e o equilíbrio dinâmico que criou ao adicionar distorção. Mais uma vez, se usado com cuidado e apenas quando necessário, pode acrescentar valor ao seu mestre. Se não tiver a certeza sobre a saturação, não a use.

Sessão de Mestrado - Avalie a Qualidade do Mestrado em Áudio

Se fez tudo correctamente, tem uma canção totalmente dominada nas suas mãos. Parabéns!

Agora é altura de rever o que fez e certificar-se que alcançou o resultado que tinha em mente quando começou. Pode fazê-lo ouvindo a canção várias vezes, analisando os níveis de volume e dinâmica, e comparando-a com a mistura, equilibrando a sua sonoridade.

Monitorizar a Loucura e a Dinâmica

Oiça a canção e concentre-se na sua evolução. Não deve haver alterações bruscas no volume, e mesmo os picos mais altos não devem soar distorcidos. Caso contrário, terá de voltar atrás e reduzir o limitador até que a distorção desapareça. Se a distorção ainda estiver presente, verifique a mistura final para ver se a distorção já estava presente no ficheiro que recebeu.

A sonoridade irá afectar a dinâmica da sua canção, mas não deve comprometê-la. Os compressores e limitadores fazem um trabalho fantástico em melhorar as frequências e tornar a sua música mais alta. No entanto, podem privá-la das emoções que deseja expressar. É por isso que é importante ouvir atentamente o mestre e certificar-se de que a canção se enquadra na ideia que tinha quando começou.

Comparar com Mix

Todos os DAWs e software de masterização permitem combinar o volume da mistura e o master. Estas são ferramentas fantásticas que lhe permitirão comparar a qualidade do som sem ser influenciado pelo volume mais baixo da mistura.

Se comparar a sua mistura e master sem corresponder o volume, terá sempre a impressão de que o master soa melhor. Isto porque um volume mais alto dá-nos a possibilidade de ouvir mais nuances, que proporcionam mais profundidade.

No entanto, poderá ouvir precisamente as mesmas subtilezas na mistura se esta fosse mais alta. Assim, ter as mesmas configurações de volume irá ajudá-lo a analisar criticamente o resultado e a fazer ajustes, se necessário.

Exportar o Áudio

Depois de todo este trabalho árduo, exportar o mestre pode parecer a parte mais fácil. Mas, na realidade, deve ter em mente algumas coisas quando saltar/exportar o seu ficheiro áudio.

Antes de mais, deve exportar o ficheiro num formato de alta qualidade e sem perdas. Os ficheiros Wav, Aiff, e Caf são a melhor escolha.

A seguir, deve certificar-se de que a taxa de amostragem e a profundidade/resolução dos bits são as mesmas que a mistura original. 16 bits e uma taxa de amostragem de 44,1kHz é o formato padrão.

Independentemente da estação de trabalho ou do software que utiliza, poderá ajustar estas definições se necessário. A conversão da taxa de amostragem e o Dithering tornam-se essenciais quando estiver a exportar a sua faixa com uma resolução diferente, e apenas se estiver a reduzir a profundidade de bit de 24 para 16 bits. Este passo extra evitará que apareçam distorções indesejadas na sua faixa dominada.

Se o seu DAW lhe perguntar se quer normalizar a faixa, não o faça. Normalizar tornará a sua canção mais alta, mas isso é desnecessário, uma vez que já dominou a sua faixa.

Serviços de Engenharia de Masterização Automatizada

Finalmente, vale a pena mencionar os programas de masterização automática que fazem a maior parte do trabalho para si. Fornecendo-lhe uma faixa que soa mais alto e (por vezes) melhor.

Há debates sobre estes programas e se a sua qualidade pode ser comparada à oferecida pelos engenheiros de domínio profissional.

Ao longo dos anos, utilizei dois dos mais populares serviços automatizados de masterização: LANDR e Cloudblounce. O bom destes serviços é que são baratos em comparação com os honorários de um engenheiro de masterização. São também extremamente rápidos (são necessários alguns minutos para dominar uma canção).

A desvantagem é que a qualidade está longe de ser o trabalho de um engenheiro profissional.

Não há dúvida que os IAs por detrás destes serviços fazem um trabalho fantástico. Melhoram as frequências mais baixas e tornam a canção mais alta. No entanto, falta-lhes o gosto humano que lhes permite escolher quais as peças que requerem mais dinamismo do que a compressão.

Em geral, estes serviços podem ser úteis quando se pretende publicar uma faixa online ou lançar um álbum gratuitamente. No entanto, se eu optar por lançar um álbum de forma profissional, eu optaria sempre por um engenheiro de masterização.

Reflexões finais

Como pode ver, o domínio não é mágico, é uma habilidade que se pode desenvolver e melhorar com o tempo, dominando canções feitas por si e por outros.

Os passos necessários para melhorar o áudio de uma faixa são basicamente os mesmos independentemente do género que esteja a explorar. Este artigo pode tornar-se o seu guia passo-a-passo sobre como dominar uma canção. No geral, o domínio faz com que as suas canções pareçam profissionais em qualquer formato ou plataforma.

Há um aspecto sobre como dominar as suas próprias canções que devo avisá-lo. Um aspecto positivo sobre a contratação de um engenheiro de masterização de áudio profissional é que eles irão ouvir a sua música com um ouvido fresco. Esse desprendimento é muitas vezes necessário quando se domina a música.

Na realidade, um profissional pode ver e ouvir coisas que muitas vezes negligenciamos. É por isso que é sempre bom ter outra pessoa a ouvir as suas faixas antes de as publicar.

Muitas vezes, os engenheiros dominadores fornecem uma verificação da realidade. Mostram-lhe o caminho para uma pista perfeitamente equilibrada e barulhenta, sem serem afectados pelas emoções.

Se não puder pagar a um engenheiro de masterização, sugiro que experimente os serviços de masterização automatizada. Os resultados são suficientemente bons para publicar a sua canção em qualquer lugar. Além disso, dar-lhe-ão a oportunidade de lançar música mais vezes sem ir à falência.

Outro aspecto positivo sobre estes serviços é que pode editar o master final após a sua IA melhorar o som. Isto significa que ainda poderá fazer ajustes ao master. Agora pode usar as configurações de áudio da IA como base para o resultado final.

Se quiser fazer tudo sozinho, pode começar hoje a dominar as suas pistas seguindo este guia. Comparando o seu resultado com pistas de referência irá mostrar-lhe se está a ir na direcção certa ou se precisa de fazer algumas alterações ao seu trabalho.

Nunca é demais sublinhar a importância de ouvir a sua canção e faixas de referência várias vezes. Durante a masterização, a sua canção pode ter falhas que não ouviu antes e estas só se tornarão mais aparentes, o que comprometerá o resultado final.

As pistas de referência são essenciais porque lhe dão orientação enquanto trabalha na sua peça. Aumentar as frequências certas para alcançar o resultado óptimo é muito mais fácil se tiver outras pistas como "pontos de referência sónicos".

No exemplo acima, comecei pelo EQ. Pode começar pela compressão ou mesmo aumentando a sonoridade para níveis óptimos. Desde que deixe espaço suficiente para adicionar mais processamento, pode escolher a sua abordagem dependendo do género e necessidades da sua canção.

Por último, sugiro que convide alguém que goste da música em que está a trabalhar para ouvir o seu mestre e dar-lhe um feedback honesto. Eles não têm de ser peritos em música desde que sejam apaixonados pela música que está a dominar. Poderão dizer-lhe se há algo de errado com o seu mestre. Eles conhecem o género musical e estão familiarizados com o som geral que este tipo de canção visa.

Deve estar grato pelo feedback negativo, pois o mais provável é que a pessoa que ouve a sua música se preocupe com o seu sucesso e pense que pode melhorar ainda mais.

Espero que este guia o ajude a dar o seu primeiro passo no mundo do domínio. Pode ser uma viagem fantástica que o ajudará a aperfeiçoar os seus dotes musicais e a tornar-se uma pessoa criativa mais versátil.

Boa sorte!

Sou Cathy Daniels, especialista em Adobe Illustrator. Uso o software desde a versão 2.0 e crio tutoriais para ele desde 2003. Meu blog é um dos destinos mais populares da web para pessoas que desejam aprender a usar o Illustrator. Além do meu trabalho como blogueiro, também sou autor e designer gráfico.