DxO OpticsPro Review: Pode Substituir o seu Editor RAW?

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Cathy Daniels

DxO OpticsPro

Eficácia : Ferramentas de edição automática de imagem incrivelmente poderosas. Preço : Ligeiramente no lado do preço para a Edição ELITE. Facilidade de uso Muitas correcções automáticas com controlos simples para posterior edição. Suporte : Informações tutoriais incluídas no local, com mais informações disponíveis online.

Sumário

DxO OpticsPro é um poderoso editor de imagens para edição de arquivos RAW a partir de câmeras digitais. É destinado especificamente ao mercado profissional e profissional e é uma incrível economia de tempo para fotógrafos profissionais que têm que processar um grande número de arquivos RAW o mais rápido possível. Possui uma gama verdadeiramente impressionante de ferramentas de correção automática de imagem com base nos dados EXIF de cada fotografia e notestes extensivos de cada lente realizados por DxO em seus laboratórios.

Os únicos problemas que encontrei ao usar o DxO OpticsPro 11 foram problemas de interface de usuário muito pequenos que não comprometeram de forma alguma a eficácia do programa. Seu gerenciamento de biblioteca e aspectos organizacionais poderiam ser melhorados, mas não são o foco principal do programa. No geral, o OpticsPro 11 é uma peça de software extremamente impressionante.

Do que eu gosto Correcções Potentes de Lentes Automáticas. 30.000 Combinações Câmara/Lente Suportadas. Impressionante Nível de Controlo de Correcção. Muito Fácil de Usar.

O que eu não gosto Ferramentas de organização precisam ser melhoradas. Alguns pequenos problemas de interface com o usuário. Caro em comparação com programas similares.

4.8 Obtenha DxO OpticsPro

O que é DxO OpticsPro?

DxO OpticsPro 11 é a versão mais recente do popular editor de arquivos de imagem RAW do DxO. Como a maioria dos fotógrafos sabem, os arquivos RAW são uma descarga direta de dados do sensor de imagem da câmera sem nenhum processamento permanente aplicado. OpticsPro permite que você leia, edite e envie arquivos RAW para formatos de imagem mais padrão, como JPEG e arquivos TIFF.

O que há de novo no DxO OpticsPro 11?

Após 10 versões de um software, você pode pensar que não há mais nada a acrescentar, mas o DxO conseguiu adicionar um número impressionante de novas funcionalidades ao seu software. Provavelmente o maior destaque são as melhorias feitas no seu algoritmo de remoção de ruído proprietário, o DxO PRIME 2016, que agora funciona ainda mais rápido com um melhor controle de ruído.

Eles também melhoraram algumas de suas funcionalidades de iluminação inteligente para permitir ajustes de contraste por pontos durante o processo de edição, bem como a funcionalidade de seus ajustes de tom e balanço de branco. Eles também adicionaram algumas melhorias de IU para permitir aos usuários classificar e etiquetar fotos mais rapidamente, e melhoraram a reatividade de vários controles deslizantes para uma experiência de usuário mais perfeita.a lista completa de atualizações, visite o site da OpticsPro 11.

DxO OpticsPro 11: Edição Essencial vs Edição ELITE

O OpticsPro 11 está disponível em duas versões: a Essential Edition e a ELITE Edition. Ambas são excelentes peças de software, mas a ELITE Edition apresenta algumas das realizações mais impressionantes do software DxO. O seu algoritmo de remoção de ruído líder da indústria, o PRIME 2016, só está disponível na edição ELITE, bem como a sua ferramenta de remoção de névoa ClearView e a ferramenta anti-moio. Para fotógrafos queExigem a cor mais precisa possível de seu fluxo de trabalho, a Edição ELITE também inclui suporte expandido para configurações de gerenciamento de cores como perfis ICC calibrados por câmera e perfis de renderização de cores baseados em câmera. Além disso, ele pode ser ativado em 3 computadores ao mesmo tempo em vez dos 2 suportados pela Edição Essential.

A Edição Essencial tem um preço de $129 USD e a Edição ELITE custa $199 USD. Embora isto possa parecer uma grande diferença de preço, o meu teste das características da Edição ELITE indica que vale bem a pena o custo extra.

DxO OpticsPro vs Adobe Lightroom

À primeira vista, o OpticsPro e o Lightroom são programas muito semelhantes. Suas interfaces de usuário são quase exatamente as mesmas em termos de layout, e ambos usam um tom de cinza escuro muito semelhante para todos os seus fundos de painel. Ambos lidam com arquivos RAW e suportam uma grande variedade de câmeras, e podem aplicar uma grande variedade de ajustes de equilíbrio de branco, contraste e correção de pontos.

No entanto, apesar destas semelhanças de superfície, são programas bastante diferentes uma vez que você entra debaixo do capô. O OpticsPro usa os dados de testes de lentes impressionantemente meticulosos dos laboratórios da DxO para corrigir automaticamente todos os tipos de problemas ópticos, tais como distorção do tambor, aberração cromática e vinheta, enquanto o Lightroom requer a entrada do usuário para lidar com todas estas correções. Por outro lado,Lightroom tem uma secção de gestão de bibliotecas muito mais capaz e melhores ferramentas para gerir o processo de filtragem e etiquetagem.

Na verdade, a OpticsPro 11 instalou um plugin Lightroom para me permitir usar uma série de recursos DxO como parte do meu fluxo de trabalho do Lightroom, o que lhe dá uma idéia de como ele é muito mais poderoso como um editor.

Atualização rápida DxO Optics Pro foi renomeado para DxO PhotoLab. Leia nossa revisão detalhada do PhotoLab para mais informações.

Por que confiar em mim para esta revisão?

Olá, meu nome é Thomas Boldt e sou fotógrafo há mais de uma década, tanto como hobbista quanto como fotógrafo profissional de produtos para tudo, de móveis a jóias (você pode ver algumas amostras do meu último trabalho pessoal no meu portfólio de 500px).

Trabalho com software de edição de fotos desde a versão 5 do Photoshop e minha experiência com editores de imagens só se expandiu desde então, cobrindo uma enorme variedade de programas desde o editor de código aberto GIMP até as versões mais recentes do Adobe Creative Suite. Escrevi extensivamente sobre fotografia e edição de imagens nos últimos anos e estou trazendo toda essa experiência para este artigo.

Além disso, a DxO não forneceu nenhum material ou contribuição editorial sobre este artigo, e eu não recebi nenhuma consideração especial deles por escrevê-lo.

Revisão Detalhada da DxO OpticsPro

Observe que as capturas de tela usadas nesta revisão foram retiradas da versão para Windows, e a versão para Mac terá um visual ligeiramente diferente.

Instalação & Configuração

O processo de instalação teve um ligeiro soluço logo no início porque exigiu que eu instalasse o Microsoft .NET Framework v4.6.2 e reiniciasse meu computador antes de continuar com o resto da instalação, apesar de eu ter certeza de que já o tinha instalado. Além desse pequeno problema, a instalação foi bem suave e fácil.

Eles queriam que eu participasse do seu programa anónimo de melhoria de produtos, mas uma simples caixa de verificação era tudo o que era preciso para optar por não participar. Está em grande parte preocupado com o hardware que está a usar, e pode aprender aqui todos os detalhes do programa.

Como eu queria testar o software pela primeira vez antes de decidir comprá-lo, instalei o programa usando o teste gratuito de 31 dias da Edição ELITE, o que exigiu que eu fornecesse um endereço de e-mail para registro, mas este foi um processo muito mais rápido do que a maioria dos registros necessários.

Detecção de Câmeras e Lentes

Assim que abri o DxO OpticsPro e naveguei até uma pasta contendo alguns dos meus arquivos de imagem RAW, fui presenteado com a seguinte caixa de diálogo:

Foi "spot-on" com sua avaliação da minha câmera e combinação de lentes, embora eu esteja usando a antiga AF Nikkor 50mm em vez da nova versão AF-S. Uma simples marca de seleção na caixa apropriada, e a OpticsPro baixou as informações necessárias da DxO para começar a corrigir automaticamente as distorções ópticas causadas por aquela lente específica. Tendo lutado para corrigir a distorção do cano naDepois de usar o Photoshop, foi uma alegria vê-lo ser consertado diante dos meus olhos sem qualquer outra contribuição minha.

No final, o OpticsPro avaliou corretamente todas as lentes que foram usadas para estas fotos pessoais, e foi capaz de corrigir automaticamente todas as suas falhas ópticas.

Você só terá que passar por esse processo uma vez para cada combinação de lente e câmera, e então o OpticsPro simplesmente prosseguirá com suas correções automáticas sem incomodá-lo. Agora em diante, para o resto do programa!

A Interface do Usuário OpticsPro

A OpticsPro está dividida em duas secções principais, Organize e Personalizar Você troca entre os dois usando botões no canto superior esquerdo, embora eles possam ser um pouco mais separados visualmente do resto da interface. Se você já usou o Lightroom, você estará familiarizado com o conceito geral de layout, mas aqueles que são novos no mundo da edição de imagens podem demorar um pouco mais paraacostumar-me às coisas.

A janela Organizar está dividida em três secções: a lista de navegação da pasta à esquerda, a janela de pré-visualização à direita e a faixa de filme na parte inferior. A faixa de filme dá-lhe acesso a ferramentas de classificação para uma filtragem rápida, embora estejam limitadas a simples 0-5 estrelas. Pode então filtrar uma pasta específica para mostrar apenas imagens de 5 estrelas, ou apenas imagens que ainda não tenham sido exportadas, e assim por diante.

Tenho um pequeno problema com a decisão do DxO de chamar toda a seção 'Organizar', porque na verdade a maior parte do que você estará fazendo aqui é navegar para várias pastas. Há uma seção 'Projetos' que permite coletar um conjunto de fotos em uma pasta virtual sem mover os arquivos em si, mas a única maneira de adicionar imagens a um projeto específico é selecioná-las, clicar com o botão direito do mouse e escolher 'AdicionarIsto pode ser útil para aplicar rapidamente ajustes pré-definidos a um grande número de fotos de uma só vez, mas também pode ser feito usando pastas e separando os arquivos. Este recurso parece um pouco como uma reflexão posterior, então espero que o DxO esteja expandindo e melhorando no futuro para torná-lo uma opção de fluxo de trabalho mais viável.

Editando as suas imagens RAW

A secção Personalizar é onde a verdadeira magia acontece. Se parecer um pouco avassaladora no início, não se preocupe - é avassaladora porque há tanto que você pode fazer. Programas poderosos têm sempre de fazer uma troca com a interface do utilizador, mas o DxO equilibra-a bastante bem.

Novamente, os usuários do Lightroom se sentirão familiarizados com o layout, mas para aqueles que não usaram esse programa também, a quebra é bem simples: a visualização de miniaturas e informações EXIF aparecem à esquerda, a janela de visualização principal é frontal e central, e a maioria dos seus controles de ajuste estão localizados à direita. Há algumas ferramentas de acesso rápido na parte superior da visualização principal, permitindo que você rapidamenteVocê também pode cortar rapidamente, ajustar o equilíbrio de branco, endireitar um horizonte angulado ou remover poeira e olhos vermelhos. A tira de filme ao longo da parte inferior é a mesma que na seção Organizar.

DxO's Ferramentas de Edição Personalizadas

Uma vez que a maioria dos recursos de edição são opções padrão para edição RAW que podem ser encontradas na maioria dos editores de imagem, vou focar nas ferramentas que são exclusivas da OpticsPro 11. A primeira delas é a DxO Smart Lighting, que ajusta automaticamente os destaques e as sombras de sua imagem para proporcionar uma melhor faixa dinâmica. Felizmente para qualquer novato no programa, a DxO incluiu ferramentas úteisinformação directamente no painel de controlo que explica o seu funcionamento.

Como podes ver, as partes de baixo do pescoço e da barriga da marta são agora muito mais visíveis, e a sombra debaixo da rocha em que ele está empoleirado não é assim tão avassaladora. Há um pouco de perda de detalhes de cor na água, mas vamos chegar a isso no próximo passo. Todos os ajustes são editáveis para um melhor controlo sobre a forma como funcionam, mas o que pode realizar automaticamente é extremamente impressionante.

A próxima ferramenta que vamos ver é uma das minhas favoritas, o DxO ClearView, que só está disponível na Edição ELITE. Tecnicamente é suposto ser usado para remover a névoa atmosférica, mas realiza-se com ajustes de contraste, o que o torna uma ferramenta útil em muito mais situações. Um único clique activou-o, e eu ajustei a força para cima de 50 para 75. De repente a cor da água éde volta, e todas as cores no resto da cena são muito mais vibrantes sem parecerem saturadas.

Esta não é uma imagem muito ruidosa, por isso voltaremos ao algoritmo de redução de ruído PRIME mais tarde. Em vez disso, vamos olhar mais de perto para aguçar os pequenos detalhes usando a ferramenta DxO Lens Softness. A 100%, os pequenos detalhes não estão à altura da realidade - embora, em minha defesa, fosse uma situação totalmente inesperada e eu tivesse de reagir o mais rapidamente possível antes de ele mergulhar para continuar a pescar. DxO parao salvamento!

DxO faz testes extensivos de praticamente todas as lentes disponíveis nos seus laboratórios, comparando nitidez, qualidade óptica, falloff de luz (vinheta) e os outros problemas ópticos que acontecem com cada lente, o que as torna excepcionalmente qualificadas para aplicar a nitidez com base nas características da lente exacta usada parasuas fotos, e os resultados são impressionantes, como você pode ver.

Então, para resumir - tirei uma foto de decente a totalmente pós-processada em cerca de 3 minutos e com 5 cliques - esse é o poder da DxO OpticsPro. Eu poderia voltar atrás e ficar obcecado com os detalhes mais finos, mas os resultados automáticos são uma incrível economia de tempo para se trabalhar.

DxO PRIME Redução de Ruído

Mas há uma ferramenta crucial que pulamos: o algoritmo de redução de ruído PRIME que o DxO chama de 'líder da indústria'. Como a foto de vison foi tirada a ISO 100 e 1/250 de segundo, não é uma imagem muito ruidosa. O D80 fica bastante ruidoso à medida que o ISO aumenta, já que é uma câmera relativamente antiga, então vamos olhar para uma imagem muito mais ruidosa para testar suas capacidades.

Este Leão Dourado Tamarin vive no Zoológico de Toronto, mas está relativamente escuro na área deles, então fui forçado a filmar na ISO 800. Mesmo assim, a imagem não foi uma vitória, mas foi uma das imagens que me ensinou a evitar o uso de ISOs altos devido à incrível quantidade de ruído que o sensor da minha câmera produziu naquelas configurações.

Dado o pesado ruído de cor visível na imagem de origem, as configurações padrão do algoritmo de remoção de ruído HQ produziram resultados surpreendentes, mesmo depois de usar as opções padrão de Smart Lighting e ClearView, que devem tornar o ruído muito mais perceptível. Todo o ruído de cor foi eliminado, incluindo o par de pixels "quentes" visíveis (os dois pontos roxos na imagem superior não corrigida). É óbvio queainda uma imagem ruidosa a 100% de zoom, mas agora é muito mais parecida com o grão do filme do que com o ruído digital.

O DxO fez uma escolha um pouco infeliz para usar o algoritmo PRIME. Surpreendentemente, considerando que é uma das suas características estrela, você não pode realmente ver o efeito dele ao vivo sobre toda a imagem, mas em vez disso você está restrito a pré-visualizar o efeito em uma pequena janela à direita.

Presumo que eles fizeram esta escolha porque processar a imagem inteira cada vez que você faz um ajuste levaria muito tempo, mas seria bom ter a opção de pré-visualizá-la na imagem inteira. Meu computador é poderoso o suficiente para gerenciá-lo, e descobri que não conseguiria ter uma noção adequada de como isso afetaria toda a imagem a partir de uma pré-visualização tão pequena.

Independentemente disso, o que você pode conseguir mesmo com configurações automáticas básicas é incrível. Eu poderia aumentar a redução do ruído de iluminação além de 40%, mas logo começa a embaçar as seções coloridas juntas, parecendo mais uma imagem de smartphone altamente processada do que uma foto DSLR.

Passei bastante tempo brincando com a DxO OpticsPro 11, e fiquei extremamente impressionado com o que ela poderia suportar. Fiquei tão impressionado, de fato, que me fez começar a voltar através dos últimos 5 anos de fotografias procurando por imagens que eu gostava mas nunca trabalhei com elas porque elas exigiriam muito processamento complexo sem nenhuma garantia de sucesso.Edição ELITE para a minha própria fotografia quando o tempo de experimentação se esgota, e é difícil dar uma recomendação melhor que essa.

Razões por detrás das minhas classificações

Eficácia: 5/5

O OpticsPro é um dos programas de edição mais poderosos com que já trabalhei. Embora não tenha o controle completo de nível de pixel fornecido pelo Photoshop, suas correções automáticas das lentes fazem com que seu fluxo de trabalho seja inigualável. As ferramentas DxO exclusivas como Smart Lighting, ClearView e seus algoritmos de remoção de ruído são extremamente poderosas.

Preço: 4/5

O OpticsPro é um pouco caro, a $129 e $199 para as edições Essential e ELITE, respectivamente. Outros programas similares passaram para um modelo de assinatura que inclui atualizações regulares de software, mas há poucos concorrentes que oferecem a mesma relação custo-benefício.

Facilidade de uso: 5/5

Os ajustes automáticos na OpticsPro 11 são uma maravilha de se ver, e eles podem transformar uma imagem pouco aceitável em uma grande imagem com quase nenhuma entrada do usuário. Se você decidir ir mais fundo nos controles a fim de afinar sua imagem, eles ainda são bastante fáceis de usar.

Apoio: 5/5

DxO fornece um nível impressionante de suporte in-program, com explicações úteis de cada ferramenta disponível diretamente nos painéis de controle. Se você ainda tiver dúvidas, há uma impressionante variedade de vídeos tutoriais disponíveis online, e até webinars gratuitos mostrando algumas das dicas e truques usados pelos profissionais. Além disso, há uma extensa lista de FAQs na seção de suporte deo site, e também é fácil enviar um ticket de suporte para questões mais técnicas - embora eu nunca tenha achado necessário fazê-lo.

DxO OpticsPro Alternativas

Adobe Lightroom

O Lightroom é o concorrente direto da Adobe no OpticsPro, e eles têm muitas das mesmas características. É possível lidar com a correção de lentes e outros problemas usando perfis de lentes, mas requer muito mais trabalho para configurar e levará muito mais tempo para implementar. Por outro lado, o Lightroom está disponível como parte do conjunto de software Creative Cloud da Adobe, juntamente com o Photoshop, por apenas 10 dólares por mês,e você recebe actualizações regulares do software.

Fase Um Captura Um Pro

Capture One Pro é destinado ao mesmo mercado que o OpticsPro, embora tenha ferramentas organizacionais mais abrangentes, edição localizada e a opção de disparo com fio. Por outro lado, falta-lhe as ferramentas de correção automática do DxO, e é muito mais caro a $299 USD ou $20 USD por mês para uma versão por assinatura. Veja minha revisão do Capture One aqui.

Adobe Camera Raw

Camera Raw é o conversor de arquivos RAW incluído como parte do Photoshop. Não é uma ferramenta ruim para trabalhar com pequenos lotes de fotos e fornece uma gama similar de opções de importação e conversão, mas não é projetado para trabalhar com bibliotecas inteiras de imagens. Está disponível como parte do combo Lightroom/Photoshop mencionado anteriormente, mas se você vai trabalhar extensivamente com um fluxo de trabalho RAWestás melhor com um programa autónomo mais abrangente.

Leia também: Editor de fotos para Windows e aplicativos de edição de fotos para Mac

Conclusão

DxO OpticsPro é um dos meus novos conversores RAW favoritos, o que até me surpreendeu. A combinação de correções automáticas rápidas e precisas de lentes com poderosas ferramentas de edição de imagem me fez reconsiderar seriamente o meu uso do Lightroom como meu principal gerenciador de fluxo de trabalho RAW.

A única coisa que me dá pausa sobre isso é o preço ($199 para a Edição ELITE) porque não vem com nenhuma atualização, então se a versão 12 for lançada em breve eu terei que atualizar por conta própria. Apesar do custo, estou considerando seriamente fazer a compra uma vez que o período de teste tenha terminado - mas de qualquer forma, continuarei a usá-la alegremente até lá.

Sou Cathy Daniels, especialista em Adobe Illustrator. Uso o software desde a versão 2.0 e crio tutoriais para ele desde 2003. Meu blog é um dos destinos mais populares da web para pessoas que desejam aprender a usar o Illustrator. Além do meu trabalho como blogueiro, também sou autor e designer gráfico.