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Podcasting e streaming ao vivo parecem ser uma tendência de revolta. O que separa um podcast ou streaming de qualidade de um mal executado é muitas vezes o equipamento à disposição. Actualmente, existem três interfaces áudio de hardware de definição industrial para gravação em movimento. Nesta peça, eles vão enfrentar - Rodecaster Pro vs GoXLR vs PodTrak P8.
Apesar de muitas pessoas acreditarem que o conteúdo é rei, executar a sua ideia é inegavelmente igualmente importante. Para isso, precisará do conjunto certo de ferramentas.
Se estiver a gravar podcasts ao vivo ou a gravar podcasts em movimento, é essencial ter um dispositivo compacto com uma placa de mistura para gravação multi-faixa, efeitos sonoros, qualidade de som superior e controlos fáceis de usar. Pode não precisar de um engenheiro de áudio profissional, mas ainda precisa de ser capaz de gravar áudio e controlar os níveis de áudio.
No guia do comprador abaixo, falaremos sobre três produtos diferentes que partilham todos o mesmo objectivo, fazendo gravações podcast ou transmissão ao vivo tão fácil quanto possível.
Se está actualmente no mercado para uma consola de produção, veio ao lugar certo, pois estamos prestes a ajudá-lo a decidir entre três das opções mais procuradas disponíveis no mercado.
Vamos começar!
Comparação 1 - Custo de aquisição
A primeira coisa que determinamos antes de comprar algo é o nosso orçamento. Portanto, é apenas lógico que comecemos por comparar as etiquetas de preço dos três produtos.
RODECaster Pro – $599
PodTrak P8 – $549
GoXLR – $480
Agora que conhecemos os preços, é seguro dizer que não existem diferenças significativas que possam quebrar o acordo ou impedir a compra do concorrente mais caro, o dispositivo Rode RODECaster Pro, caso já estivesse a planear pesquisar dentro desta gama de preços.
Sendo 599 dólares o máximo que poderia pagar, os benefícios de possuir qualquer um destes três produtos justificam o preço.
Todos estes produtos podem vir com actualizações e adições pré-compradas, o que aumenta ainda mais o preço final. Estas actualizações podem variar muito e são escolhas puramente pessoais. Não as podemos incluir como factor nesta comparação de preços.
Por exemplo, encomendar o RODECaster Pro com dois microfones Procaster mais os seus suportes e alguns cabos XLR extra irá facilmente colocá-lo acima da marca dos $1000.
Finalmente, se não conseguir encontrar um vendedor local para qualquer destes produtos, terá de o encomendar online e esperar pelo envio, o que pode custar mais e demorar um pouco mais de tempo. Isto significa que a escolha é puramente individual e baseada nas suas opções relativamente à disponibilidade.
Então, não se torna realmente competitivo em termos de preço, mas e em termos de características e funcionalidade?
Comparação 2 - Características & Funcionalidade
Quando se trata das muitas características e funcionalidades, todos estes produtos têm algo único para oferecer, mas qual deles é o dispositivo certo para as suas necessidades, cabe-lhe a si decidir, claro, com a nossa ajuda.
Vamos começar por comparar o número de entradas de microfone XLR. O misturador de áudio RODECaster tem quatro entradas. O misturador de áudio PodTrak P8 tem seis, e o misturador de áudio GoXLR tem apenas uma.
Assim, para as suas necessidades a solo, o GoXLR pode fazer muito bem. Se está a planear criar múltiplas fontes de áudio, o P8 e o RODECaster parecem ser facilmente uma melhor escolha, nessa ordem em particular.
Passando às almofadas de som, que são bastante importantes tanto para streaming como para podcasting. O RODECaster tem oito almofadas de som, enquanto que o P8 tem nove almofadas de som, e o GoXLR tem quatro almofadas de som.
No entanto, os três produtos oferecem-lhe uma forma de multiplicar virtualmente o número de sons disponíveis nos seus blocos de som. No GoXLR pode ter até 12 amostras. No RODECaster pode ter sessenta e quatro, e trinta e seis no PodTrak P8.
Estes blocos programáveis podem ser usados para publicidade, efeitos sonoros engraçados (ou sérios), e muito mais.
Todos os três misturadores de áudio têm um botão de silêncio que pode usar se souber que algo alto está prestes a acontecer, tal como você ou um convidado a tossir, um cão a ladrar, ou simplesmente um objecto a cair ao chão.
Isto melhora a experiência geral do seu público, e não ter esta opção pode ter um impacto negativo na criação do seu conteúdo. Estes botões de função dedicados dão controlo imediato sobre todas as suas gravações áudio.
O RODEcaster Pro e o PodTrak 8, ambos têm a capacidade de gravar áudio directamente no dispositivo. Não há necessidade de arrastar um portátil para gravar. Isto é extremamente útil se estiver a gravar regularmente podcasts em movimento. O GoXLR precisa de se ligar a um dispositivo separado para poder gravar.
As saídas múltiplas de auscultadores são incrivelmente valiosas se estiver a planear ter mais do que uma pessoa a gravar. O PodTrak 8 oferece 6 saídas. O RODEcaster tem quatro saídas de auscultadores na parte de trás e uma na frente. O GoXLR tem apenas uma saída de auscultadores.
Cada um destes dispositivos oferece controlos fx de voz para ajudar a marcar no seu som. O RODEcaster possui uma porta de ruído, um desesser, um filtro passa-alto, um compressor, e os processadores Aural Exciter e Big Bottom.
O GoXLR tem algumas opções diferentes de fx de voz. Algumas são práticas como compressão, reverberação e eco. É também um transformador de voz eficaz com sons como um robot ou megafone. O Podtrak 8 oferece controlos de compressão, limitadores, ajustes de tom, e um filtro de baixo-corte.
O PodTrak 8 permite-lhe editar o seu áudio depois de o ter gravado. Enquanto tanto o RODEcaster pro como o GoXLR exigem que mova os seus ficheiros de áudio para um DAW a fim de fazer qualquer mistura ou edição complexa.
Os três dispositivos ligam-se a um computador usando uma ligação USB.
Passando ao software, parece que falta um pouco de aplicação GoXLR neste campo. Alguns utilizadores ficaram bastante insatisfeitos com os frequentes crashes e o software GoXLR não funciona como deveria em determinados momentos.
Se é alguém que aprecia a fiabilidade e a classifica acima de tudo, pode não estar satisfeito com o que a aplicação GoXLR companheira tem para oferecer.
Pode também gostar: GoXLR vs GoXLR Mini
Outros detalhes técnicos estão disponíveis aqui:RODECaster Pro página de especificações
PodTrak P8 página de especificações
GoXLR página de especificações
Agora, vamos falar um pouco sobre a qualidade global do produto/construção para cada um destes três dispositivos.
Comparação 3 - Qualidade Global do Produto
O RODEcaster é o produto mais caro da lista. Não devemos dizer que estamos surpreendidos por ter também a melhor qualidade de construção. Afinal de contas, RODE faz jus ao seu nome e nunca deixa de fornecer dispositivos bem construídos.
No entanto, a PodTrak P8 e a GoXLR também não estão muito atrás.
Observámos cuidadosamente o que os revisores tinham a dizer ao comparar estes três produtos. Fora de algumas pequenas diferenças aqui e ali, eles são globalmente da mesma qualidade e todos valem o dinheiro.
Mas, se tivermos de escolher um vencedor, tem de ser o Rode RODECaster Pro. Também fica melhor entre os três, apesar de a estética ser mais sobre o gosto pessoal.
De um modo geral, os interruptores, botões e barras deslizantes são todos de primeira qualidade neste produto. Além disso, a qualidade em que o Rode RODECaster Pro grava é de 48 kHz, o que é um nível de produção de áudio profissional de televisão. Muito impressionante.
A GoXLR ocupa o segundo lugar quando se trata da qualidade geral do produto, simplesmente porque os cursores do PodTrak P8 não foram concebidos muito bem. A distância que podem "viajar" é bastante curta, o que não é muito útil quando é preciso ser preciso ser preciso no seu trabalho.
O GoXLR também tem melhor aspecto que o P8 com as suas cores de néon e controlo RGB. Isto corresponde à maioria da estética de streamer/gamer.
Para algumas pessoas, isto é muito importante. É especialmente importante se estivermos a falar de serpentinas que mostram as suas configurações ao seu público e tentam juntar uma estética que combine bem com a sua marca ou estilo.
O GoXLR é também o mais pequeno dos três dispositivos, o que o torna uma óptima escolha para aqueles que procuram poupar algum espaço nas suas secretárias para outros dispositivos.
Devido à mesma razão, transportá-lo é também muito fácil. Aqueles que frequentemente se encontram a trocar de espaço de trabalho vão adorar isto.
O PodTrak P8 tem outras coisas interessantes a oferecer. A interface áudio do ecrã é muito mais útil do que pensávamos, e as muitas entradas de microfone também. Mas, ainda assim, daremos o nosso segundo lugar à GoXLR em termos de qualidade geral do produto, especialmente quando se considera o preço.
É um produto bem construído que não quebra o banco. É mais do que suficiente para qualquer pessoa disposta a ir numa aventura de podcast ou streaming a solo pela primeira vez.
Veredicto Final - Qual é a melhor estação de trabalho áudio digital portátil?
Pensamos que seria mais fácil escolher um vencedor de RODEcaster pro vs GoXLR vs Podtrak 8, mas afinal não é esse o caso.
Com tudo isto dito, é seguro concluir que cada um destes três dispositivos vem embalado com os seus prós e contras, pois nenhum deles tem todas as características, pelo que qual deles é o adequado para a sua instalação dependerá das suas necessidades.
Se procura uma qualidade de gravação áudio soberba, excelente qualidade de construção, características avançadas e orçamento não é um problema para si, o Rode RODECaster Pro parece ser a escolha certa.
Se está a planear iniciar um podcast no qual convidará vários convidados e precisa que todos eles tenham um microfone separado, o PodTrak P8 oferece a maioria das opções em termos de entradas XLR com uma opção de energia fantasma.
Pegue neste dispositivo impressionante se não puder pagar o RODECaster, e está ligeiramente acima do orçamento para o GoXLR.
Finalmente, se for um streamer ou tiver um podcast a solo, a GoXLR permitir-lhe-á obter tudo o que precisa para começar num único dispositivo relativamente compacto, poupando o dinheiro extra e comprando equipamento adicional para a melhor experiência possível de criação de conteúdos.
Com base na nossa investigação, quando cada um destes três dispositivos é configurado correctamente, eles funcionam sem falhas, e as únicas limitações posteriores seriam relacionadas com o hardware (menos entradas, almofadas de som insuficientes, saídas ou canais de auscultadores, etc.), ou ligeiras diferenças de qualidade sonora que não são perceptíveis a menos que se seja um engenheiro de áudio.