AKG Lyra vs Blue Yeti: Vamos Descobrir Qual Miro é o Melhor!

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Cathy Daniels

Os AKG Lyra e Blue Yeti são grandes microfones USB com uma reputação de bom som, versatilidade, e aspecto carismático. Mas como é que estes microfones se comparam frente a frente?

Neste post, vamos olhar para o AKG Lyra vs Blue Yeti para o ajudar a decidir qual é o melhor.

E não se esqueça de verificar a nossa comparação do Blue Yeti vs Audio Technica AT2020- outra grande batalha frente a frente!

Num relance: Dois microfones USB de classe e com capacidade

As principais características do AKG Lyra e do Blue Yeti são mostradas abaixo.

AKG Lyra Yeti Azul
Preço (US Retail) $149 $149
Dimensões (A x L x P) incluindo stand 9,72 x 4,23 x 6 em (248 x 108 x 153 mm) 4,72 x 4,92 x 11,61 em (120 x 125 x 295 mm)
Peso 1 lb (454 g) 1,21 lb (550 g)
Tipo de transdutor Condensador Condensador
Padrão de recolha Cardioide, Omnidireccional, Estéreo apertado, Estéreo largo Cardioide, Omnidireccional, Bidireccional, Estéreo
Gama de frequências 20 Hz-20 kHz 50 Hz-20 kHz
Pressão sonora máxima 129 dB SPL (0,5% THD) 120 dB SPL (0,5% THD)
ADC 24-bit a 192 kHz 16 bits a 48 kHz
Conectores de saída tomada de 3,5 mm, USB tomada de 3,5 mm, USB
Cor Black-Silver Midnight Blue, Black, SilverPrice (retalho nos EUA)

AKG Lyra: Um Microfone USB com classe e capacidade

O AKG Lyra é um microfone USB de aspecto elegante com apelo vintage, qualidade de som superior, e uma construção relativamente robusta.

Prós

  • Qualidade de som superior
  • Especificações do ADC de alta resolução
  • Padrões de recolha comutáveis
  • Pacote adicional de DAW

Contras

  • Construção menos robusta do que microfones USB comparáveis
  • Relativamente grande e volumoso

Blue Yeti: Um Microfone USB Quirky e Versátil

O Blue Yeti é um microfone USB de aspecto peculiar e versátil com uma construção robusta, boa qualidade de som, e características úteis.

Prós

  • Boa qualidade de som
  • Padrões de recolha comutáveis
  • Construção robusta com um suporte sólido
  • Filtros e efeitos de software adicionais

Contras

  • A resposta de frequência acrescenta alguma coloração à qualidade de áudio
  • Grande e volumoso

Comparação de características detalhadas

Vejamos mais de perto as características do AKG Lyra vs Blue Yeti.

Conectividade

Tanto o AKG Lyra como o Blue Yeti são Microfones USB que pode ser ligado directamente a um computador Por isso, não necessitará de uma peça adicional de hardware, tal como uma interface áudio.

Ambos os microfones também têm ligações de saída dos auscultadores (com um macaco de 3,5 mm), completo com controlo de volume e controlo directo para que possa monitorizar a entrada do seu microfone com latência zero .

Levantamento de chaves Ambos os microfones oferecem conectividade USB e auscultadores, suportados por controlo de volume dos auscultadores e monitorização directa.

Desenho e Dimensões

O AKG Lyra é um generosamente proporcionado mic (9,72 x 4,23 x 6 em ou 248 x 108 x 153 mm) com aspecto clássico, vintage. O Yeti Azul também é generosamente proporcionado (4,72 x 4,92 x 11,61 em ou 120 x 125 x 295 mm) e tem um desenho carismático e peculiar. Com um ou outro microfone, estará a fazer uma declaração quando o colocar na sua secretária!

O AKG vem numa opção de cor - uma combinação preto-prateado que fala ao seu aspecto vintage - enquanto o Yeti lhe dá três opções: preto, prata, ou um (bastante marcante) azul meia-noite.

Levantamento de chaves Ambos os microfones são grandes e têm um impacto visual, embora com uma estética muito diferente.

Qualidade de Construção

Ambos os microfones têm um qualidade de construção razoavelmente sólida com suportes robustos e de metal. Os botões em ambos os microfones, no entanto, podem sentir-se um pouco frouxos quando se manuseiam. O AKG sente menos robusto em geral, uma vez que tem um corpo de plástico (embora com uma malha metálica) enquanto o Yeti é todo de metal .

Em termos de máximo níveis de pressão sonora (SPL), ou seja, o ruído máximo que os microfones podem tratar antes de começarem a distorcer, o AKG pode tratar sons mais altos (129 dB SPL) do que o Yeti (120 dB SPL).

Isto faz com que o AKG mais versátil para gravar sons mais altos como os tambores (que não estão muito próximos) ou as cabinas de guitarra.

Levantamento de chaves O corpo todo metálico do Blue Yeti dá-lhe uma qualidade de construção mais robusta do que o AKG (que tem um corpo de plástico), embora o SPL máximo superior do AKG o torne mais útil para gravar sons mais altos.

Padrões de recolha

Padrões de captação de microfones (também chamados padrões polares ) descrevem o padrão espacial em torno de um microfone de onde capta o áudio. Ambos os microfones oferecem quatro padrões polares três são semelhantes entre eles e um é diferente.

Os três padrões semelhantes são:

  1. Cardioide : Uma região em forma de coração em frente ao microfone.
  2. Omnidireccional : Uma região circular à volta do microfone.
  3. Stereo : Regiões à esquerda e à direita do microfone (chamadas estéreo apertado no AKG).

O quarto padrão difere entre os microfones:

  • O AKG tem um estéreo largo padrão que capta áudio de uma região estéreo em frente do microfone e atrás dele (enquanto que o estéreo apertado está apenas em frente do microfone). Este padrão fornece mais ambientação do que o padrão estereofónico apertado.
  • O Yeti tem um bidireccional padrão que capta o áudio em frente do microfone e atrás dele, mas não numa formação estereofónica .

Pode alternar entre os quatro padrões polares em cada microfone. Esta é uma característica útil se estiver a entrevistar um convidado do podcast, por exemplo, e tiver apenas um microfone para trabalhar.

Levantamento de chaves Ambos os microfones oferecem uma escolha de quatro padrões polares que lhe dá a flexibilidade de ajustar as regiões de captação em função das suas circunstâncias de gravação.

Resposta Frequente

A gama de frequências do AKG Lyra (20 Hz-20 kHz) é ligeiramente mais largo do que o Yeti Azul (50 Hz-20 kHz), enquanto a resposta de frequência de ambos os microfones varia em função da escolha do padrão polar .

Ao comparar o cardioide respostas dos dois microfones (tipicamente o padrão polar mais utilizado):

  • O AKG é relativamente plano até cerca de 10 kHz, com um mergulho abaixo de 50 Hz, um pequeno mergulho na gama 100-300 Hz, e um afunilamento moderado após 10 kHz.

  • O Yeti tem mergulhos abaixo de 300 Hz e cerca de 2-4 kHz, e afunilamento moderado após 10 kHz.

Globalmente, o AKG tem resposta mais lisonjeira e menos de um mergulho na faixa vocal (ou seja, 2-10 kHz), fornecendo um reprodução mais fiel do som Também tem mais cobertura e menos imersão na extremidade muito baixa (abaixo de 100 Hz), dando mais calor capturando frequências de gama baixa.

Levantamento de chaves O AKG Lyra tem uma resposta de frequência mais ampla e plana do que o Blue Yeti, proporcionando uma melhor qualidade sonora através de uma reprodução mais fiel do áudio, melhor captação vocal, e mais calor.

Instrumentos de gravação

A resposta em frequência e as características SPL do AKG Lyra tornam-no mais versátil do que o Blue Yeti para instrumentos musicais de gravação O AKG adiciona menos coloração ao gravar áudio, resultando numa qualidade de áudio mais limpa, mais transparente .

Levantamento de chaves O AKG Lyra dá-lhe captação áudio superior ao Blue Yeti quando se trata de gravar instrumentos musicais.

Ruído de fundo e Plosivos

Ambos os microfones são susceptíveis a ruído de fundo indesejado .

Existem ganhar controlo botões em ambos os microfones que pode utilizar para gerir isto, mas se os estiver a colocar numa secretária, eles podem captar sons como ventiladores de computador, choques de secretária, ou outras fontes de ruído de fundo. Usando um suporte de barras de microfone pode ajudar a minimizar estes distúrbios.

Para além de uma colocação ou gestão cuidadosa, a forma mais fácil de lidar com questões de ruído é utilizar plug-ins de alta qualidade durante a pós-produção como o plug-in de redução de ruído do CrumplePop.

Ambos os microfones podem também sofrer de plosivos durante a gravação devido à sua boa captação de médio alcance. O AKG ajuda a reduzir isto com um difusor de som incorporado, mas também pode geri-lo com um filtro pop ou, novamente, em pós-produção com um plug-in de qualidade como o PopRemover AI do CrumplePop's CrumplePop.

Levantamento de chaves Ambos os microfones são susceptíveis a ruídos de fundo indesejáveis e plosivos, mas podem ser geridos através de uma colocação cuidadosa, controlo de ganho de microfone, um filtro pop, ou em pós-produção.

ADC

Sendo ambos microfones USB, o AKG Lyra e o Blue Yeti apresentam ADC incorporado .

As especificações do AKG (24-bit a 192 kHz) são superiores ao Yeti (16-bit a 48 kHz), o que significa que há um taxa de amostragem de maior resolução e digitalização do som com o AKG Isto apoia ainda mais a melhor qualidade de som do AKG em comparação com o Yeti.

Levantamento de chaves O AKG Lyra tem melhores especificações ADC do que o Blue Yeti, proporcionando uma melhor qualidade de captação de áudio através de uma taxa de amostragem e digitalização de maior resolução.

Preço e Pacote de Software

O preço de retalho da AKG Lyra nos EUA ($149) é superior ao da Blue Yeti ($129). É também superior a outros microfones USB com características comparáveis, tais como a Audio Technica AT2020 USB Plus.

Ambos os microfones também vêm com um software útil em pacote: uma cópia de Ableton Live 10 Lite está incluído com o AKG Lyra e o Blue Yeti vem com Voz Azul um conjunto de filtros, efeitos, e amostras.

Levantamento de chaves O AKG Lyra tem um preço ligeiramente superior ao do Blue Yeti e ambos vêm com software em pacote.

Veredicto Final

Tanto o AKG Lyra como o Blue Yeti são excelentes e populares microfones USB. O que é melhor depende do que se procura:

  • Se quiser o melhor qualidade de som para gravação de vozes e instrumentos musicais e você gosta do apelo vintage dos microfones clássicos de radiodifusão então a AKG Lyra é a sua melhor escolha.
  • Se preferir um qualidade de construção mais robusta e um mais microfone de aspecto carismático a um preço mais baixo então a Blue Yeti é a sua melhor escolha.

Sou Cathy Daniels, especialista em Adobe Illustrator. Uso o software desde a versão 2.0 e crio tutoriais para ele desde 2003. Meu blog é um dos destinos mais populares da web para pessoas que desejam aprender a usar o Illustrator. Além do meu trabalho como blogueiro, também sou autor e designer gráfico.