Audacity Loudness Normalization: Como utilizar esta ferramenta útil

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Cathy Daniels

A audácia é uma excelente ferramenta para ambos os produtores que acabam de se lançar na sua primeira aventura de podcast ou gravação e para mãos mais experientes.

Para além do benefício mais óbvio - é gratuito - a audácia é uma peça poderosa de software que pode realmente produzir excelentes resultados. E uma ferramenta que vale bem a pena aprender a utilizar é a Normalização do Loudness.

O que é a normalização da audácia na audácia?

Este é o processo pelo qual as gravações podem ser feitas para soar como se estivessem no mesmo volume, mas sem alterar a relação entre as partes barulhentas e silenciosas da gravação. Assim, as suas partes barulhentas continuam barulhentas, as suas partes silenciosas continuam silenciosas, mas durante a reprodução, tudo soa como se tivesse sido gravado no mesmo volume, da mesma forma.

Quando é necessária a normalização do ruído?

Mais frequentemente, a normalização do ruído é utilizada quando se tem duas ou mais pistas em volumes diferentes que precisam de ser iguais - mais tecnicamente, o seu alcance dinâmico precisa de ser o mesmo.

Se gravar um podcast com dois apresentadores em locais diferentes, um pode soar muito alto e o outro muito silencioso. Este processo fará com que as faixas de áudio soem como se estivessem no mesmo volume. Mas, o mais importante, as partes altas e baixas de cada gravação permanecem as mesmas. O resultado final é que o ruído percebido é o mesmo para ambas as fontes.

A normalização de áudio também é muito útil se tiver sons que tenham sido gravados em vários locais diferentes que precisam de ser unidos.

Digamos que conduziu um vox pop com pessoas na rua e queria misturar os resultados das entrevistas com os anfitriões discutindo o que era dito num estúdio. Usaria a normalização de áudio para tornar todos os segmentos no mesmo nível de volume para que não houvesse um salto súbito ou uma queda de ruído entre os segmentos gravados em locais diferentes.

Também se pode utilizar a normalização do ruído para aumentar o volume numa pista muito silenciosa.

TIP : A medida da intensidade e do volume do som é conhecida como amplitude.

A Diferença entre Normalização e Amplificação

Embora semelhante, é importante compreender as diferenças entre estes dois termos.

Para simplificar, amplificar irá ajustar o ruído de uma pista inteira, enquanto que a normalização altera as diferenças de ruído entre pistas. Amplificar pode ser utilizado para alcançar um efeito semelhante à normalização, mas os resultados são mais grosseiros e menos susceptíveis de serem tão eficazes.

Como normalizar o áudio na audácia

Em primeiro lugar, importe a sua pista para Audacity para que esteja pronta para trabalhar.

Seleccione toda a sua faixa, indo ao Menu Seleccionar e escolhendo Tudo.

ATALHO DE TECLADO CTRL+A (Windows, Linux), COMMAND+A (Mac)

Quando terminar, verá que o áudio muda de cor para que saiba que foi seleccionado correctamente.

Uma vez seleccionada a faixa, ir para o menu Efeito e escolher Normalizar da lista, o que fará surgir a caixa de diálogo Normalização que terá efeito sobre o áudio seleccionado.

Definições

Remover Compensação DC

Tudo isto significa que centrará o seu áudio na posição zero. Isto é importante porque se o offset DC não estiver a zero pode causar distorção no seu áudio. Pode deixar esta opção seleccionada por defeito praticamente a toda a hora.

Normalizar a Amplitude do Pico para

A amplitude do pico é outra forma de dizer que esta é a mais alta dos seus ficheiros áudio, e é medida em decibéis (dB).

Isto é normalmente fixado num valor de -1 dB porque está um pouco abaixo do máximo e deixa algum espaço para efeitos, processamento, etc. Também se pode baixá-lo, mas é desaconselhável ajustá-lo. Isto pode causar distorção, resultando em cortes na pista, e levar a outros problemas, limitando o quão boas serão as pistas finais.

Quer manter os seus níveis de volume elevados para que possam ser ouvidos, mas não demasiado elevados. O valor de -1 dB consegue isto.

Normalizar os canais estéreo de forma independente

Este é um cenário realmente importante, por isso é bom compreender os Canais Estéreo Normalizantes Independentes.

Digamos que tem uma pista estéreo, com uma gravação diferente em cada pista. Esta é uma gravação de um podcast com dois apresentadores, com cada apresentador numa pista estéreo separada. Um apresentador é a forma de onda no topo, e o outro é a forma de onda no fundo.

Quando a caixa Normalizar Canais Estéreo Independentes é deixada desmarcada (que é o padrão), o efeito Normalizar funcionará em ambos os canais da pista estéreo - ambas as formas de onda juntas, o que significa que ajustará o áudio seleccionado exactamente na mesma quantidade em cada um dos canais. Assim, se ambos os apresentadores forem tão barulhentos como o outro, isto faz subir o nível de pico no volume pela mesma quantidade.

No entanto, se activar a opção, a normalização irá ajustar a amplitude separadamente em cada um dos canais.

Isto poderia ser desejável se ambos os hospedeiros tivessem sido registados em volumes diferentes, como no exemplo, em que as formas de onda são visivelmente diferentes, o que significaria que acabam no mesmo volume.

Gerir e Pré-visualizar

Quando estiver satisfeito com as suas definições, a opção Gerir permite-lhe guardá-las, ou carregar definições de outra instalação de Audacity. As definições de Pré-visualização, como seria de esperar, permitem-lhe pré-visualizar as alterações que fez à sua faixa sem as comprometer.

A Opção de Normalização da Audacity Loudness

Além disso, a Audacity também tem uma Opção de Normalização de Louveza no menu Efeito.

A normalização é na sua essência o mesmo que a normalização, mas permite um controlo mais detalhado das mudanças.

Louvor percepcionado

As duas configurações principais, Perceived Loudness, e RMS são medidas em LUFS, que significa unidades de sonorização à escala completa. Utilizaria esta configuração se o seu áudio tivesse de cumprir uma norma particularmente rigorosa, por exemplo, normas de difusão.

RMS, que significa root mean square, é apenas uma forma de calcular o som médio dentro de uma determinada gravação ou forma de onda. No entanto, para uso diário, especialmente quando se trata de podcasts, as definições RMS e Perceived estão provavelmente para além de quaisquer requisitos que tenha, e a definição de normalização mais comum será mais do que suficiente para as suas necessidades.

Conclusão

A audácia tem uma gama de excelentes ferramentas de produção quando se trata de processar o seu áudio, e a configuração de normalização é uma das melhores. É simples de usar, mas pode fazer uma enorme diferença na qualidade do seu produto final com muito pouco esforço.

Vale a pena ter uma brincadeira para determinar o que funciona melhor para qualquer projecto em que se esteja a trabalhar, mas seja o que for, o cenário de normalização tê-lo-á coberto.

Recursos adicionais de Audacity:

  • Como mover Pistas em Audacity
  • Como remover vocais em audácia

Sou Cathy Daniels, especialista em Adobe Illustrator. Uso o software desde a versão 2.0 e crio tutoriais para ele desde 2003. Meu blog é um dos destinos mais populares da web para pessoas que desejam aprender a usar o Illustrator. Além do meu trabalho como blogueiro, também sou autor e designer gráfico.