Como remover o silvo do áudio: Guia passo a passo

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Cathy Daniels

Quer esteja a gravar vídeo, áudio, vozes, podcasts, ou algo completamente diferente, o silvo é um problema que pode voltar a subir sempre à cabeça.

E por mais cuidadoso que seja qualquer produtor, operador de câmara ou pessoa sonora, há sempre a possibilidade de o assobio poder inadvertidamente acabar por ser gravado. Mesmo em ambientes ruidosos ou locais ruidosos, o assobio ainda pode aparecer, o ruído indesejado atrapalhando o áudio de grande som.

O ruído do silvo pode ser um problema real. Mas, felizmente, há muitas maneiras de lidar com ele.

O que é Hiss?

O silvo é algo que será capaz de identificar quase imediatamente quando o ouvir. É um som que é mais audível em frequências altas e é um ruído indesejado gravado juntamente com a gravação áudio que está a tentar captar.

Mas embora o som seja mais audível em frequências altas, é na realidade gravado em todo o espectro áudio - isto é referido como ruído de banda larga (porque é ruído em toda a banda de áudio).

Em termos do que se ouve na sua gravação, parece ar a ser deixado sair de um pneu, ou alguém a pronunciar um longo "S".

Mas o que quer que pareça, é algo que se quer evitar gravar. Poucas coisas minam mais a qualidade de uma gravação do que um assobio indesejado.

A Natureza do Sibilo, e Porque Há um Sibilo no Meu Áudio?

O silvo pode provir de uma variedade de fontes, mas a mais comum é de componentes electrónicos, que podem ser microfones, interfaces, câmaras de vídeo, ou mesmo qualquer coisa com componentes electrónicos dentro dele.

Os próprios componentes electrónicos são de onde vem o silvo e são chamados de auto-ruído. É inevitável - o resultado da energia térmica criada pelo movimento de electrões. Todos os circuitos de áudio geram algum nível de auto-ruído. O ruído do chão é o nível do ruído inerente a um circuito, expresso em decibéis (dB).

A quantidade de silvo que os componentes electrónicos geram depende do rastreio e da qualidade dos próprios componentes. Equipamento barato ou mal fabricado irá gerar muito mais silvo do que equipamento caro, bem fabricado, que tenha sido devidamente rastreado.

Nenhum equipamento produz zero auto-ruído. Como regra geral, quanto mais caro for o hardware em que investir, menos auto-ruído será gerado. E quanto menos ruído de fundo tiver de lidar, menos redução de ruído terá de ser aplicada às suas faixas de áudio.

Cabos de áudio de má qualidade podem também contribuir para o zumbido e o assobio quando se grava. Os cabos são normalmente rastreados para ajudar a cortar isto, mas o rastreio pode rachar ou tornar-se menos eficaz em cabos mais antigos, ou os macacos podem ficar danificados.

E os cabos mais baratos terão, inevitavelmente, menos boa triagem do que os mais caros.

Tudo isto pode contribuir para o dele no seu áudio gravado.

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Como remover o silvo do áudio em 3 passos simples

Felizmente, há muitas maneiras de reduzir e remover o silvo do seu áudio.

1. Ruído Gates

Os Noise Gates são uma ferramenta simples que quase todos os DAWs (estações de trabalho de áudio digital) possuem.

Uma porta acústica é uma ferramenta que lhe permite definir um limiar para o som. Tudo o que estiver abaixo desse som é automaticamente cortado.

A utilização de uma porta acústica funciona bem para o assobio, e também pode ser eficaz na remoção de outros ruídos indesejados. Ao ajustar o limiar da porta acústica é possível ajustar a quantidade de som que se deixa passar. É particularmente útil para usar durante secções onde não há som nenhum.

Assim, por exemplo, se tiver dois anfitriões de podcast e um estiver em silêncio quando o outro estiver a falar, a utilização de um portão de ruído para remover qualquer silvo funcionaria bem.

A utilização de uma porta acústica é simples e geralmente requer apenas o ajuste de um deslizador para definir o limite de volume, embora haja mais envolvidos disponíveis. Isto torna-a uma técnica ideal para os principiantes se familiarizarem com ela.

2. Plug-ins

Os plug-ins vêm em muitas variedades diferentes. O plug-in CrumplePop's AudioDenoise-Plug-in da CrumplePop funciona com Premiere Pro, Final Cut Pro, Logic Pro GarageBand, e outros DAWs e fornece denoising de qualidade de estúdio.

Isto funciona excepcionalmente bem no assobio, claro, bem como é extremamente eficaz noutros sons. frigoríficos, ar condicionado e muitos outros sons simplesmente desaparecem do áudio, e fica-se com um resultado final claro e limpo.

O software em si é simples de usar - ajuste a força da denoise e depois verifique o seu áudio. Se estiver satisfeito com os resultados, é tudo! Se não estiver, basta ajustar a força e verificar novamente.

No entanto, existem muitos outros plug-ins no mercado. Alguns deles estão agrupados com DAWs, outros terão de ser descarregados e instalados.

Existem plug-ins de áudio para todos os DAWs e todos os orçamentos. Tudo o que precisa de fazer é escolher um!

3. Redução e Remoção de Ruído

Muitos DAWs vêm com remoção de ruído como parte do seu conjunto de características para eliminar o ruído de fundo. Estes podem ser peças de software profissional de alta qualidade como o Adobe Audition ou gratuitos como o Audacity. O Audacity tem de facto um efeito de remoção de ruído muito eficaz.

O que a ferramenta Remoção de Ruído faz é tomar uma parte do áudio que contém o assobio, analisá-lo, e depois remover o som indesejado de toda a faixa ou de uma secção da mesma.

Para o fazer, é necessário destacar uma parte do ficheiro áudio que tenha o ruído de silvo indesejado. Idealmente, esta deve ser uma parte da faixa de áudio onde não haja outro som destacado para além do que se pretende remover. Quando um apresentador de podcast tiver parado de falar ou quando um cantor estiver entre linhas seria ideal.

Este é então analisado pelo software para que possa identificar os sons que necessitam de redução de ruído. Pode então aplicá-lo à pista conforme necessário.

A audácia também lhe permite ajustar diferentes configurações, tais como a sensibilidade e a quantidade de redução de ruído, para que possa sempre ajustar as configurações até encontrar um resultado com o qual esteja satisfeito.

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Dicas e Truques

Há muitas e boas maneiras de lidar com o silvo.

  • Não ter o Hiss para começar

    Parece óbvio, mas quanto menos silvo tiver na gravação, menos silvo precisará de lidar quando se trata de remoção de ruído na pós-produção. Isto significa verificar se tem cabos áudio de boa qualidade, bom equipamento para captar o seu som, e assegurar que está o mais isolado possível de quaisquer outros sons errantes que o seu microfone possa captar.

    É melhor eliminar o problema antes de ele ocorrer do que tentar resolvê-lo com a redução do ruído após o facto!

  • Remover Ruído de Fundo Indesejado - Tom de Quarto

    Grave algum ruído de fundo antes de começar a gravar o seu áudio real. Não fale ou faça mais nada, apenas grave o som ambiente.

    O seu microfone captará qualquer silvo e poderá identificá-lo facilmente sem que qualquer outro som se interponha no caminho.

    Isto significa que pode tomar medidas manuais para eliminar qualquer coisa que cause assobio, tais como desligar qualquer equipamento desnecessário que possa estar a gerar assobio, verificar os seus cabos e ligações, etc.

    Ou se vai utilizar uma ferramenta de Remoção de Ruído no seu DAW dá ao software uma gravação agradável e limpa a ser analisada para que a remoção do ruído possa ser tão eficaz quanto possível.

  • Equilibre o som e o equipamento da sua pista de áudio

    Quando está a gravar, quer assegurar-se de que o áudio é gravado de forma limpa e com um sinal bom e forte. No entanto, rodar o ganho no seu microfone para cima não só significará um volume elevado para a sua gravação, mas também amplificará qualquer assobio que esteja presente, tornando mais difícil a remoção do ruído.

    Para resolver isto, é preciso experimentar um pouco. Reduza o ganho para um nível que permita a captação de um bom sinal áudio, mas que mantenha o silvo o mais baixo possível.

    Não existe uma configuração correcta para isto, uma vez que cada configuração é diferente dependendo do equipamento utilizado. No entanto, vale a pena gastar o tempo necessário para obter este equilíbrio, pois pode fazer uma grande diferença quanto à quantidade de silvo que é capturado.

  • Leve tempo para obter o seu ambiente de forma correcta

    Muitos espaços de gravação parecem óptimos, para começar, mas quando se ouve de volta começa-se a notar todo o tipo de assobio e ruído de fundo. Vale a pena dedicar algum tempo para assegurar que o seu ambiente de gravação é configurado da melhor forma possível.

    Se for possível investir na insonorização, isto pode fazer uma grande diferença - por vezes o assobio pode ser gerado por equipamento que nem sequer está na sala e mesmo a simples insonorização pode reduzir drasticamente a quantidade de assobio que é capturada.

    Quando se está a gravar é também uma boa ideia garantir que a distância entre a pessoa que se está a gravar e o microfone está correcta.

    Quanto mais próximo o seu sujeito estiver do microfone, mais forte será o sinal gravado. Isso significa que menos assobio será audível, por isso menos ruído terá de ser removido nos seus ficheiros áudio.

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Isto também é verdade para quaisquer outros ruídos de fundo que também possam ser potencialmente capturados.

Como acontece com muitas destas técnicas, será necessário um pouco de prática para se conseguir a correcta gravação, dependendo tanto do seu anfitrião como do seu equipamento de gravação. Mas será tempo bem gasto, e os resultados valerão a pena.

Conclusão

O silvo é um problema irritante. Sons indesejados são algo com que todos lutam, desde o produtor de podcast mais amador até ao estúdio de gravação profissional mais caro. Até os melhores ambientes podem sofrer com isso.

Contudo, com um pouco de tempo, paciência e conhecimento, o silvo pode tornar-se uma coisa do passado e ficará com um áudio limpo e intacto.

Sou Cathy Daniels, especialista em Adobe Illustrator. Uso o software desde a versão 2.0 e crio tutoriais para ele desde 2003. Meu blog é um dos destinos mais populares da web para pessoas que desejam aprender a usar o Illustrator. Além do meu trabalho como blogueiro, também sou autor e designer gráfico.