Por que meu WiFi continua desconectando? (4 Causas Possíveis)

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Cathy Daniels

Quase todos nós dependemos de conexões Wi-Fi de uma forma ou de outra. Conectamos nossos laptops, desktops, telefones e tablets a uma rede sem fio. Às vezes ignoramos outros dispositivos, tais como TVs inteligentes, sistemas de jogos, sistemas de segurança, Alexas e muito mais.

Quando o nosso Wi-Fi cai por razões desconhecidas, pode ser compreensivelmente frustrante. Essa frustração pode intensificar-se quando se perde trabalho ou comunicações de voz no meio de uma reunião importante.

Se o seu Wi-Fi parar, precisará de resolver alguns problemas. A natureza ampla desta questão significa que terá de ver várias coisas para chegar ao fundo da questão. Vamos entrar e começar a descobrir porque é que o seu Wi-Fi continua a desligar-se.

Solucionando problemas com o seu Wi-Fi

Rastrear e solucionar um problema de conexão Wi-Fi pode ser frustrante. Por quê? Porque há muitas coisas que podem estar dando errado. A experiência e o conhecimento podem muitas vezes apontar para as soluções mais prováveis, mas nem sempre é esse o caso.

Portanto, muitas vezes é melhor começar por eliminar primeiro as coisas que sabemos que não são a causa. A velha citação de Sherlock Holmes é válida aqui:

"Uma vez eliminado o impossível, o que resta, não importa o improvável, deve ser a verdade."

Vamos ver como podemos usar esta lógica para resolver o mistério da sua ligação Wi-Fi voadora.

Possíveis Áreas de Preocupação

Há quatro grandes áreas de preocupação que devemos verificar. Se pudermos descartar todas menos uma delas, então estamos mais perto de encontrar o culpado. Essas áreas são seu dispositivo, seu roteador sem fio, seu modem (se não estiver embutido em seu roteador) e seu serviço de internet. Ao eliminar essas possibilidades, chegaremos à nossa solução mais rapidamente.

O primeiro e mais fácil de descartar é o seu aparelho. O seu aparelho teve um problema semelhante em alguma outra rede Wi-Fi? Se você não sabe, você pode sempre ir à casa de um amigo, café ou biblioteca e testá-lo lá.

Se o dispositivo em questão é um desktop, você não pode fazer isso. Uma coisa que você pode fazer é ver se outros computadores na rede têm o mesmo problema. É possível que seu computador ou dispositivo possa ter algum tipo de problema de compatibilidade com sua rede. No entanto, se outros gadgets também não conseguem se conectar ao Wi-Fi, você pode dizer com segurança que seu dispositivo não é a origem do problema.

Se você descartou seu dispositivo ou computador, você limitou o problema ao seu roteador/modem ou ISP. Tentar outro roteador com sua conexão de internet é uma excelente maneira de determinar se o problema é o roteador. Obviamente, não costumamos ter um roteador reserva por perto para testar. Você poderia pedir um emprestado ao seu amigo ou vizinho e tentar na sua internet, mas isso pode ser um incômodo.

Aqui está outro lugar para começar. Olhe para as luzes do seu router. Elas podem dizer-lhe muito sobre como está a funcionar. Pode ser necessário consultar o seu manual do utilizador ou consultar a informação online para determinar o que significam para um determinado modelo.

Você deve pelo menos ver algumas luzes piscando indicando que os dados estão sendo transmitidos ou recebidos. As luzes vermelhas são normalmente ruins; nenhuma luz é definitivamente ruim. Se o roteador parece estar funcionando, avance e verifique o seu provedor em seguida.

Neste ponto, tente conectar-se diretamente à Internet com um cabo de rede. Pegue um laptop e conecte-o diretamente ao modem ou ao modem/router. Se ele funcionar enquanto estiver conectado por cabo, então você saberá que o problema não está no seu serviço de Internet. Se você tiver o mesmo problema, há uma boa chance do seu serviço de Internet ser o problema.

Para verificar se o serviço de internet está em falta, veja as luzes do seu router/modem. Se vir que a luz de internet não está ligada ou está vermelha (consulte a documentação do seu router/modem para determinar exactamente o que essas luzes indicam), então o seu serviço está a ser interrompido.

Ao fazer uma combinação de testes nestas diferentes áreas, vamos finalmente reduzir o problema. Assim que você determinar se é o dispositivo, modem, roteador ou ISP, você pode então mergulhar mais fundo nas possíveis dores de cabeça para aquele equipamento em particular. Vamos olhar para alguns dos mais comuns para cada um deles.

1. dispositivo

Os problemas Wi-Fi que ocorrem a partir do seu telefone, computador ou tablet podem vir de muitas áreas diferentes. Mas se a sua ligação Wi-Fi funcionar e depois cair de repente, há algumas coisas para ver. A primeira é a sua configuração de poupança de energia.

A maioria dos dispositivos tem um modo de economia de bateria. Eles são frequentemente configuráveis. O Wi-Fi é uma das características comuns que podem ser desligadas porque ele drena muita energia da bateria. Se o seu dispositivo estiver inativo por um tempo, ele provavelmente desligará o Wi-Fi - e às vezes, quando você for usá-lo novamente, ele não volta a ligar imediatamente. Há algum atraso no tempo que leva para reconectar; vai parecer como seo seu Wi-Fi não está a funcionar.

Você pode verificar se este é o problema, encontrando e desligando qualquer modo de economia de energia. Se funcionar depois disso, então você está pronto para ir.

Se o modo de economia de energia não parece estar quebrando a conexão, e seu dispositivo ou laptop tem um adaptador Wi-Fi de banda dupla, tente mudar para a outra banda - de 5GHz para 2.4GHz. Se você não vê nenhum problema, então pode ser que seu adaptador esteja ficando ruim. Também pode ser que você não consiga obter um bom sinal na sua localização. Enquanto a banda de 5GHz pode ser mais rápida, a banda de 2.4 GHz transmite mais longe eatravés de obstáculos melhor.

Um problema comum, especialmente com laptops, é o adaptador Wi-Fi. A maioria dos laptops vem com um adaptador Wi-Fi embutido barato. Eles são facilmente danificados por uso indevido. Às vezes, eles simplesmente falham por conta própria. A maneira mais fácil de verificar é obter um adaptador Wi-Fi USB barato. Eles estão disponíveis por menos de US$ 30; ter um de reposição por perto ajudará você a testar os dispositivos sempre que precisar.

Basta conectar o adaptador Wi-Fi USB ao seu laptop e permitir que ele instale o software necessário. Uma vez instalado e funcionando, se você não vir mais o problema, você saberá que é um adaptador Wi-Fi quebrado. Você pode usar o adaptador USB ou comprar um novo para resolver o problema.

2. Roteador Wi-Fi

Se parece que o problema é o seu router sem fios, há algumas coisas a tentar. A primeira é reiniciar o seu router. Se não o reiniciar há algum tempo, esta solução simples pode resolver tudo. Também deve ver se o seu firmware está actualizado. Uma destas duas soluções pode voltar a pô-lo de novo em funcionamento.

Se o reboot e o firmware não tiveram efeito, e você tem um roteador de banda dupla, tente ambas as bandas e veja se o problema persiste. Se não tiver, pode ser a localização do seu roteador. Se o roteador estiver localizado perto de paredes densas de concreto ou estruturas metálicas, você pode ter pontos mortos. Utilizando a banda mais lenta, mas mais potente, de 2.4GHz, muitas vezes resolve um problema de cobertura Wi-Fi.

Mas reinicializações, atualizações de software e mudança de bandas Wi-Fi podem não lhe dar a solução rápida que você está procurando. Você também deve verificar os cabos que estão conectando seu roteador. Suponha que o cabo de rede ou de energia esteja solto, desgastado ou parcialmente cortado. Nesse caso, isso faria com que seu roteador perdesse a conexão ou a energia de forma intermitente.

Você também deve tentar mover seu roteador para outro local e ver se isso resolve seu problema.

Outra possibilidade: sua rede Wi-Fi está superlotada. Se você tiver muitos dispositivos conectados, alguns podem ser expulsos ou periodicamente deixar de conectar. Comece movendo alguns dispositivos para a outra banda. Se ambas as bandas estiverem superlotadas, você pode ter que investir em um segundo roteador ou remover alguns dispositivos da rede por completo.

Você pode ter alterado inadvertidamente uma configuração no seu roteador que está causando um problema. Você já entrou na interface de configuração do seu roteador ultimamente? Há uma chance de você ter alterado algumas configurações sem saber. Como último recurso, faça um reset de fábrica no roteador e veja se isso faz diferença.

Fazer um reset de fábrica exigirá que você configure o roteador novamente com um nome de rede e senha. Você pode querer manter o nome de usuário e a senha iguais. Você não quer ter que alterar todas as configurações de conexão de seus dispositivos novamente.

Se todas as soluções acima falharem, então pode ser que seu roteador esteja falhando. Se ainda estiver em garantia, verifique com o fabricante ou com seu provedor. Se seu roteador estiver velho e fora de garantia, adquira um novo.

3. Modem

Se o seu modem não está incorporado no seu router e parece ser o problema, reiniciar é o primeiro passo. Você pode fazer isso desligando-o, esperando alguns segundos, e depois ligando-o de volta. Às vezes, uma simples reinicialização irá resolver o problema. Se não o fizer, você provavelmente precisa de um novo modem.

4. ISP

Se você reduziu o problema ao seu provedor, então não há muito que você possa fazer sozinho. A única coisa que você pode verificar é o cabo de internet, linha ou fibra que entra na sua casa ou escritório. Certifique-se de que não está cortado, desgastado ou solto. Se você não vir nada obviamente errado com o seu cabo, entre em contato com o seu provedor e deixe-os saber o que está acontecendo. Eles lhe darão os próximos passos.

Dicas finais

Desconectar o Wi-Fi pode ser realmente frustrante. Muitas vezes é difícil determinar o que está causando o problema.

Teste o seu equipamento, incluindo os seus dispositivos, modem/router e ISP, depois use a lógica para determinar de onde o problema é originário. Uma vez que você tenha uma boa idéia de qual parte está causando o problema, você pode usar alguns dos métodos que fornecemos para resolvê-lo.

Como sempre, por favor, informe-nos se tiver alguma pergunta ou comentário.

Sou Cathy Daniels, especialista em Adobe Illustrator. Uso o software desde a versão 2.0 e crio tutoriais para ele desde 2003. Meu blog é um dos destinos mais populares da web para pessoas que desejam aprender a usar o Illustrator. Além do meu trabalho como blogueiro, também sou autor e designer gráfico.