Revisão do Corel AfterShot Pro 3: Vale a pena em 2022?

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Cathy Daniels

AfterShot Pro 3

Eficácia A maioria das ferramentas são excelentes, excepto as edições localizadas. Preço Extremamente acessível e com uma boa relação qualidade/preço Facilidade de uso : De um modo geral, fácil de usar com alguns pequenos problemas de IU Suporte : Excelente suporte da Corel, mas limitado dentro do programa.

Sumário

Corel AfterShot Pro 3 é um excelente editor de imagens RAW que oferece um fluxo de trabalho rápido e compacto. Possui sólidas ferramentas de gerenciamento de bibliotecas, excelentes opções de desenvolvimento e um sistema plugin/add-on flexível.

O software é destinado a fotógrafos profissionais, mas pode não estar pronto para cumprir essa função adequadamente graças a certos problemas com a forma como lida com a edição localizada. Para aqueles que já estão usando um editor autônomo como Photoshop ou PaintShop Pro em seu fluxo de trabalho, esta é uma questão menor que não deve impedir que você faça bom uso da tela única compacta do AfterShot Profluxo de trabalho e edição rápida em lote.

Do que eu gosto Fluxo de trabalho compacto em tela única. Edição rápida em lote. Desenho UI em tela ampla. Não é necessário importar catálogo.

O que eu não gosto Sem Tutorial In-Program. Pequenos problemas de IU. O processo de edição localizada precisa funcionar. Os pacotes pré-definidos são caros.

4.4 Obtenha o Corel AfterShot Pro

Para que é usado o AfterShot Pro?

É um programa completo de fluxo de trabalho de edição RAW disponível para Windows, Mac e Linux, permitindo-lhe desenvolver, editar e exportar as suas imagens RAW. É destinado ao mercado profissional, como você pode adivinhar pelo nome, mas ainda está lutando para desafiar o Adobe Lightroom como o editor RAW mais comumente utilizado.

O AfterShot Pro é grátis?

Não, o AfterShot Pro 3 não é um software gratuito, mas há um período de teste gratuito ilimitado de 30 dias disponível no site da Corel. Após esse período ter expirado, você pode comprar a versão completa do software por um preço muito acessível de $79,99, embora, a partir deste momento, a Corel está apresentando um desconto de 20% na venda, reduzindo o preço para apenas $63,99.o mercado por uma margem significativa.

Onde encontrar tutoriais do AfterShot Pro?

Muitos dos recursos do AfterShot Pro 3 serão familiares aos usuários de outros programas de edição RAW, mas caso você precise de um pouco de orientação, há algumas informações de tutorial disponíveis online.

  • Centro de Aprendizagem AfterShot Pro da Corel
  • Tutoriais AfterShot Pro da Corel @ Discovery Center

O Corel AfterShot Pro é melhor que o Adobe Lightroom?

O AfterShot Pro é o desafio direto da Corel ao domínio do Adobe Lightroom no mercado de edição RAW, e eles não têm vergonha de admitir isso. Frente e centro no site do AfterShot Pro é uma alegação de que a versão mais recente lida com edição em lote até 4 vezes mais rápida do que o Lightroom, e você pode ler a folha de dados que eles publicaram aqui (PDF).

Uma das diferenças mais interessantes entre o Lightroom e o AfterShot Pro é a maneira como eles renderizam as mesmas imagens RAW. O Lightroom usa o algoritmo Adobe Camera RAW (ACR) para renderizar imagens, que geralmente saem com faixas tonais mais estreitas e cores levemente desbotadas. O AfterShot Pro usa seu próprio algoritmo proprietário para renderizar imagens RAW, e quase sempre produz melhores resultados do que o ACR.

Embora pareça ser mais rápido, ainda há alguns problemas que a Corel terá de superar para desafiar adequadamente o Lightroom. A velocidade de processamento em lote é ótima, mas a desajeitada edição localizada do AfterShot tem um longo caminho a percorrer para alcançar as excelentes opções locais do Lightroom. No entanto, se você não estiver interessado em fazer edições localizadas, o fluxo de trabalho compacto de uma tela do AfterShot e uma melhor renderização inicial podem serA melhor maneira de descobrir é ler esta revisão e depois testar por si mesmo!

Por que confiar em mim para esta revisão?

Olá, meu nome é Thomas Boldt, e trabalho com software de edição de imagens há mais de 15 anos. Formei-me como designer gráfico enquanto me ensinava fotografia ao mesmo tempo, eventualmente trabalhando como fotógrafo de produtos fotografando tudo, desde jóias a móveis artísticos.

Ao longo da minha prática fotográfica, experimentei uma série de diferentes fluxos de trabalho e editores de imagem, dando-me uma vasta gama de insights sobre o que se pode esperar de um programa de alto nível. A minha formação como designer gráfico também incluiu cursos sobre design da interface do utilizador, o que me ajuda a separar os bons programas dos maus.

Isenção de responsabilidade: A Corel não me forneceu nenhuma compensação ou software gratuito em troca desta revisão, nem tiveram nenhum tipo de revisão editorial ou contribuição sobre o conteúdo.

Uma revisão mais detalhada do Corel AfterShot Pro 3

AfterShot Pro 3 é um programa grande, com uma série de características diferentes, que não temos tempo ou espaço para entrar. Em vez disso, vamos olhar para os usos mais comuns do programa, bem como qualquer coisa que o faça se destacar dos outros editores RAW no mercado. Observe também que as capturas de tela abaixo são tiradas da versão para Windows, então se você estiver usando o AfterShot Pro para Mac ou Linux, a interface terá um aspecto ligeiramente diferente.

Interface geral & Workflow

A Corel gerenciou o processo de download e instalação com muito cuidado, por isso fiquei um pouco surpreso por ter sido deixado no fundo do poço quando se tratou de realmente usar o software. Como você pode ver abaixo, a interface está um pouco ocupada e não há nenhuma tela de introdução ou de início de tutorial para fornecer qualquer orientação.

Você pode visitar o centro de aprendizado AfterShot Pro através do menu Ajuda, e seus vídeos foram capazes de fornecer algumas das informações básicas sobre o uso do programa. É importante notar que o vídeo de introdução principal parece estar ligeiramente desatualizado no momento em que foi escrito, mostrando algumas pequenas alterações na interface do usuário em comparação com a versão que estou usando.

Uma vez que você começa a se acostumar com a interface, você pode ver que ela é na verdade bastante bem projetada em um estilo que tira vantagem da largura horizontal extra dos monitores widescreen. Em vez de colocar a navegação da película abaixo da janela principal de trabalho, ela corre verticalmente para baixo do lado esquerdo da janela de pré-visualização. Isso significa que você terá pré-visualizações maiores das suas imagens em tamanho real semter que mostrar ou esconder constantemente aspectos da interface (embora você ainda possa, se você quiser).

Outra opção interessante é que a Corel decidiu abandonar a tendência de seguir o sistema de layout de módulos do Lightroom, optando por manter todas as ferramentas e recursos em uma única interface principal. Isso é parte da razão pela qual a IU parece um pouco desordenada no início, mas definitivamente tem suas vantagens quando se trata de velocidade e consistência.

O aspecto da IU que achei mais confuso inicialmente foi a navegação vertical do texto nas extremidades extremas da janela. À esquerda, permitem navegar entre as vistas da Biblioteca e do Sistema de Arquivos de suas imagens, enquanto à direita você pode navegar pelos diferentes tipos de edição: Standard, Color, Tone, Detail. Você também pode baixar rapidamente novos perfis de câmeras para combinar com as suasSe forem recentes o suficiente para não serem incluídos na instalação padrão, aplicar marcas d'água ou trabalhar com plugins adicionais. A navegação vertical por texto é um pouco difícil de ler no início, mas quando você se acostuma, você percebe que conserva muito espaço na tela sem comprometer demais a usabilidade.

Gestão de bibliotecas

Uma das maiores vantagens do fluxo de trabalho do AfterShot Pro 3 é que você não precisa manter um catálogo de fotos importadas - em vez disso, você pode optar por trabalhar diretamente com a estrutura de pastas existente. Como eu já organizei todas as minhas fotos em pastas por data, isso é extremamente útil para mim e economiza algum tempo de importação.A principal vantagem de usar catálogos é que você pode pesquisar e classificar sua biblioteca por metadados em vez de apenas uma estrutura básica de pastas, mas o trade-off é o tempo que leva para importar.

Caso contrário, as ferramentas de gestão da biblioteca são excelentes e serão imediatamente familiares a qualquer pessoa que tenha trabalhado com o Lightroom no passado. A marcação de cores, as classificações de estrelas e as bandeiras de selecção/rejeição estão todas disponíveis para o ajudar a classificar colecções maiores de uma só vez, quer esteja a utilizar catálogos ou pastas. A única coisa que parece ligeiramente inconsistente é que o editor de metadados está incluído comouma aba na navegação à direita entre os controles de edição, quando poderia ser melhor na navegação à esquerda com as ferramentas da biblioteca.

Edição básica

A maioria dos recursos de edição encontrados no AfterShot Pro 3 são excelentes. Eles são opções bastante padrão até este ponto, mas os ajustes são aplicados rapidamente. A correção automática da câmera/lente funcionou sem problemas e sem falhas, o que é uma boa mudança em comparação com alguns dos outros editores RAW que eu revisei recentemente.

Existem duas configurações principais de ajuste automático no AfterShot Pro, AutoLevel e Perfectly Clear. O AutoLevel ajusta os tons da sua imagem para fazer uma certa percentagem dos pixels preto puro e uma certa percentagem branco puro. Por padrão as configurações são muito fortes, o que dá um efeito de contraste incrivelmente exagerado como você pode ver abaixo. É claro que você provavelmente não vai querer usarajustes automáticos, mas seria bom ter uma opção fiável para o fazer.

A opção AutoLevel com configurações padrão. Acho que ninguém consideraria esta como uma imagem editada corretamente, embora ela destaque o quão suja esta lente ficou sem eu notar.

Perfectly Clear está incluído como parte de um acordo de licenciamento com a Athentech, que também forneceu a ferramenta Perfectly Clear Noise Removal encontrada na aba Detail. Em teoria, ela otimiza a iluminação sem recortar qualquer sombra ou destacar pixels, remove matizes e adiciona um pouco de nitidez/contraste. Ela faz um trabalho melhor com esta imagem complicada, mas ainda não está totalmente correta.

A opção Perfectly Clear na mesma foto. Não tão agressiva quanto a opção AutoLevel, mas ainda assim muito forte.

Decidi dar-lhe uma imagem mais simples de trabalhar para ver como lidaria bem com isso, e os resultados finais foram muito melhores.

Imagem original, à esquerda. Editado com 'Perfectly Clear' à direita. Um resultado muito mais satisfatório, sem contraste bizarramente excessivo.

Enquanto experimentava o processo de edição, encontrei algumas peculiaridades da IU. Não há como redefinir rapidamente uma única edição - para retornar o intervalo de destaque para sua configuração padrão de 25, por exemplo, uma configuração que você pode esquecer. Você tem que se lembrar da configuração padrão ou redefinir cada configuração de uma só vez, o que dificilmente torna o fluxo de trabalho mais ágil. Usar o comando Desfazer pode parecer o mais fácilmaneira de superar isso, mas descobri que ao usá-lo com a edição do Straighten, na verdade foram necessárias 2 ou 3 repetições do comando para voltar a zero. Isso pode ser devido a como os controles deslizantes são programados, não tenho certeza absoluta, mas é um pouco irritante.

Você também pode usar a roda de rolagem do seu mouse para percorrer todo o painel de edição à direita, mas assim que o cursor se cruzar sobre um controle deslizante, o AfterShot então aplica sua ação de rolagem à configuração do controle deslizante em vez do painel.

Edição de camadas

Se você quiser ir mais fundo em edições mais localizadas, você estará usando o gerenciador de camadas para adicionar, editar e excluir camadas de ajuste. Acessado da barra de ferramentas superior, ele permite criar dois tipos de camadas: uma camada de ajuste, que permite criar versões localizadas de qualquer uma das principais opções de edição, e uma camada de cura/clone, que permite duplicar seções de uma imagem. Você pode usarvárias formas para definir as regiões afetadas (a versão Corel da máscara), ou você pode usar uma escova à mão livre.

Por alguma razão completamente inexplicável, você não pode usar a ferramenta de pincel para definir uma região em uma camada de cura/clone. Talvez eu esteja apenas condicionado por trabalhar com o Photoshop, mas achei isso bastante frustrante. Uma boa clonagem nem sempre é a coisa mais fácil de fazer, mas é muito mais difícil quando você está limitado a trabalhar com formas pré-estabelecidas desajeitadas.

Mesmo quando você está trabalhando com uma camada de ajuste mais típica, as configurações padrão são ligeiramente estranhas. Show Strokes está inicialmente desligado, o que torna essencialmente impossível dizer exatamente onde você está pincelando à primeira vista. Também não há opção para criar um gradiente nas camadas de ajuste, a menos que você esteja disposto e capaz de pintar um você mesmo usando pincéis emplumados.

Esta área do programa tem um grande potencial, mas definitivamente precisa de um pouco mais de polimento antes de estar pronta para cumprir os padrões estabelecidos pelo resto dos recursos disponíveis.

Pacotes Pré-definidos

Um dos recursos mais exclusivos do programa é a capacidade de baixar e instalar vários add-ons na forma de perfis de câmera, plugins e presets de dentro da própria interface usando a guia Get More. Os perfis de câmera em si são todos gratuitos e quase todos os plugins disponíveis também são gratuitos.

O processo de download e instalação foi extremamente rápido, embora seja necessário reiniciar a aplicação para habilitar o novo download. Também pode ser bom ter um pouco de descrição para ver o que exatamente o 'zChannelMixer64' faz antes de baixá-lo, embora alguns deles sejam um pouco mais óbvios que outros.

Os pacotes predefinidos, que pelo que posso ver são na sua maioria filtros Instagram glorificados, são surpreendentemente caros a US$ 4,99 ou mais por pacote. Isso pode não parecer muito, mas comprar todos os pacotes predefinidos acabaria sendo mais caro do que o preço de compra inicial do software em si. Isso me faz pensar que a Corel está contando com eles para agir como um fluxo de receita contínuo,embora eu não tenha a certeza de quem eles pensam que é o mercado alvo.

Razões por detrás das minhas classificações de revisão

Eficácia: 4/5

No geral, o AfterShot Pro 3 tem uma excelente organização da biblioteca e ferramentas de edição. A única coisa que me impede de lhe dar uma classificação de 5 estrelas são as desajeitadas ferramentas de edição localizadas, que definitivamente precisam de mais polimento antes de estarem prontas para igualar a qualidade das outras funcionalidades do programa.

Preço: 5/5

O AfterShot Pro 3 é um dos editores de imagem RAW mais acessíveis disponíveis hoje em dia, e pode até ser o mais barato disponível. Ele fornece um grande equilíbrio de recursos considerando seu ponto de preço incrivelmente baixo, embora só esteja disponível como um programa autônomo que exigirá compras adicionais para se manter atualizado com a versão mais recente.

Facilidade de uso: 4,5/5

Uma vez que você se acostuma com a interface, o AfterShot Pro 3 é geralmente bastante fácil de usar. Novamente, as ferramentas de edição localizada se tornam algo frustrante, mas esse é o único elemento que me impede de lhe dar uma classificação de 5 estrelas. Caso contrário, a interface do usuário é bem projetada, compacta e personalizável, permitindo que você a use da maneira que melhor funciona para você.

Apoio: 4/5

A Corel tem fornecido excelente suporte tutorial para seu site, embora haja uma falta quase completa de suporte de qualquer provedor de terceiros, como Lynda.com, e nenhum livro disponível na Amazon. Eu não encontrei um único bug ao usar o software durante meus testes, mas se eu tivesse encontrado, teria sido relativamente fácil entrar em contato com sua equipe de suporte graças ao suporte on-lineportal.

Alternativas de AfterShot Pro

  • Adobe Lightroom (Windows/Mac) é um dos mais populares editores RAW do mercado, e com boas razões. É um programa sólido, bem desenhado e com uma interface de usuário completamente testada. Adobe Camera RAW, o algoritmo que processa dados de imagem RAW, não é tão matizado quanto os encontrados em outros programas, mas o Adobe compensa com o resto da facilidade de uso do programa. Leia nossa revisão completa do Lightroomaqui.
  • Capture One Pro (Windows/Mac) é sem dúvida o editor de imagens RAW mais potente e preciso que existe. Destinado directamente ao mercado profissional de topo de gama, tem excelentes características de renderização RAW, embora não seja definitivamente o programa mais fácil de aprender. No entanto, se estiver disposto a dedicar o seu tempo a aprendê-lo, é difícil de bater em termos de qualidade técnica.
  • DxO PhotoLab (Windows/Mac) é um excelente editor autônomo, embora lhe faltem muitos dos recursos adicionais encontrados no AfterShot Pro, como o gerenciamento de bibliotecas. Em vez disso, ele se concentra em correções automáticas extremamente fáceis, graças à enorme biblioteca de dados de teste de lentes do DxO, que lhe permite corrigir perfeitamente distorções ópticas. Ele também apresenta um algoritmo de cancelamento de ruído líder da indústria em seu ELITELeia a nossa revisão completa do PhotoLab para mais informações.

Você também pode ler nossos guias detalhados sobre o melhor editor de fotos para Windows e Mac para mais opções.

Conclusão

Corel AfterShot Pro 3 O RAW é um excelente programa que está quase pronto para fazer uma aquisição do mercado de edição RAW. Ele tem grandes capacidades de renderização RAW e sólidas ferramentas de edição não destrutivas, embora sua edição baseada em camadas definitivamente precise de mais trabalho no lado da usabilidade das coisas.

Se você já é um usuário do Lightroom, definitivamente vale a pena dar uma olhada, especialmente se você faz muita edição em lote como parte de sua prática existente. Se você está trabalhando em um nível profissional superior, provavelmente não será capaz de convencê-lo a mudar sua fidelidade ao software, mas é definitivamente um para ficar de olho em lançamentos futuros.

Obtenha o Corel Aftershot Pro

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Sou Cathy Daniels, especialista em Adobe Illustrator. Uso o software desde a versão 2.0 e crio tutoriais para ele desde 2003. Meu blog é um dos destinos mais populares da web para pessoas que desejam aprender a usar o Illustrator. Além do meu trabalho como blogueiro, também sou autor e designer gráfico.