Cultura Quebrada na WeWork Tailândia: WeBroke a Whiteboard e WeGot a $1.219 Bill

  • Compartilhar Isso
Cathy Daniels

Trabalhamos juntos em WeWork Bangkok e acidentalmente quebramos parte de um quadro branco de vidro. Quando relatamos e recebemos uma conta, pedimos uma fatura discriminada e encontramos algo interessante. É claro que a cultura da WeWork está quebrada desde a sala de reuniões até as tábuas da sala.

Por isso, são necessários alguns avisos no início. Em primeiro lugar, não tenho um machado especial para moer com a WeWork. Pelo contrário, estou com eles há 18 meses (e recentemente renovado por mais 12), tive um quarto dedicado a dois lugares na WeWork Shenzhen durante um ano, e também trabalhei em diferentes locais da WeWork em Singapura e Londres. Como um pequeno influenciador, até hospedei duas redesComo cliente inicial da WeWork, eu era feliz e adorava o meu espaço de coworking.

É também importante notar que acredito que, em geral, devemos pagar por quebrar coisas que não nos pertencem. Enquanto quebrar um copo num restaurante versus partir um vaso numa loja de antiguidades são duas coisas totalmente diferentes, escusado será dizer que a responsabilidade pessoal é importante. Mas num ambiente empresarial, seja num escritório tradicional ou num espaço de coworking, éParticularmente importante para que ambas as partes sejam totalmente transparentes e honestas quando uma reparação precisa de ocorrer. Só então poderá haver um resultado satisfatório e profissional.

À parte essas renúncias, vamos à história.

Nós Trabalhamos Juntos na WeWork

Estive recentemente em Bangkok para a conferência anual DCBKK para membros de uma comunidade independente do local em que faço parte, o Círculo Dinamite. Sim, houve palestras e refeições como em muitas conferências, mas isto contou com conversas e camaradagem com empresários no topo do jogo em muitos sectores diferentes.

Compreensivelmente, eu queria reunir alguns dos meus amigos para fazer um brainstorming e partilhar ideias para o crescimento dos nossos negócios online. Assim, sendo um WeWorker, reservei uma sala de reuniões num espaço WeWork em Banguecoque. A sessão de mastermind correu muito bem e conseguimos partilhar algumas grandes ideias de negócios.

Quebramos o Quadro Branco de Vidro

O espaço era extremamente confinado. Reservámos uma sala para 6 pessoas, e afinal apenas quatro de nós conseguimos encaixar. O espaço entre as costas de alguém e o quadro branco de vidro era inferior a 30 cm (cerca de um pé), como se pode ver na fotografia abaixo. E então o que aconteceu é que o meu amigo Bowen inclinou casualmente a cadeira para trás e encostou-se ao quadro branco atrás dele (ele pensou que era apenasuma parede) e ouviu uma rachadura. Oh não, não era uma parede, era um quadro branco feito de vidro!!

Não há nenhum aviso ou lembrete dizendo que o quadro branco é frágil ou não se inclina.

Na minha casa WeWork, o quadro branco também é feito de vidro, mas não há espaço extra entre a parede e o quadro branco de vidro. No entanto, este tem!

Nós reportamos à equipe da comunidade WeWork

Depois de perceber que o quadro branco de vidro estava quebrado, fomos imediatamente para o andar térreo e informamos a equipe da comunidade sobre o incidente, pois entendemos que tínhamos a responsabilidade pessoal de contribuir para a reparação ou substituição do quadro branco. Assim, fizemos tudo o que pudemos para cooperar com a WeWork Tailândia na resolução do problema sem qualquer hesitação.Disseram-me que me manteria informado sobre a avaliação dos danos e a indemnização.

Este foi o e-mail inicial que me enviaram em 15 de outubro de 2019.

E um mês depois...

Temos uma conta de $1.219 USD

Em 18 de novembro de 2019, recebi outro e-mail da WeWork.

Note que entre 15 de outubro e 18 de novembro, eu não recebi nenhuma atualização deles sobre o incidente, sem mencionar como a decisão deles foi tomada. É apenas um aviso primeiro, e depois uma conta como esta:

Um impressionante 36.861,50 THB (moeda tailandesa)!!

Para aqueles não familiarizados com o valor do Thai Baht, o valor era equivalente a $1.219,37 em USD, mais ou menos a taxa de câmbio em constante mudança.

Outra coisa que vale a pena mencionar aqui é que não houve nenhuma especificação e nenhuma explicação dos danos em relação aos termos e condições, apenas uma fatura "legal". Eu fiquei um pouco chocado quando dividi a conta com meu amigo Bowen, que não estava tendo nada disso. Ele assumiu a partir daí.

Chamamos o Fornecedor do Quadro Branco de Vidro

A primeira coisa que Bowen fez foi fazer uma visita àquele espaço da WeWork e falou pessoalmente com o gerente da comunidade. Bowen foi autorizado a visitar a sala para inspeção e ele tirou algumas fotos do quadro branco danificado. Felizmente, ele descobriu que o fabricante ThaiWhiteboard e seus números de contato estavam carimbados no quadro branco, e ele entrou em contato com eles para verificar o preço.

Resumindo, o custo total do quadro branco, incluindo impostos e instalação foi de 15.000 Baht, bem menos da metade dos 36.000 que nos foram cobrados pela WeWork Tailândia.

Solicitámos uma repartição da conta

O gerente da comunidade sugeriu então que meu amigo falasse com a equipe de operação, pois eles estavam encarregados das instalações gerais e da fatura. Quando o gerente da operação chegou, meu amigo compartilhou suas descobertas e solicitou a fatura discriminada.

Em vez de ajudar a minha amiga, a gerente da operação rejeitou-a rudemente como uma questão de confidencialidade e alegou que o valor da factura de 36.000 Thai Baht estava correcto e que o preço elevado se devia ao facto de o produto ser importado do estrangeiro.Inacreditavelmente, o gerente chegou a acusar meu amigo de enganar deliberadamente o fabricante do quadro branco de vidro para obter uma cotação mais baixa.

Até este ponto, a gerente da operação tinha-se recusado a fazer qualquer esforço para verificar os factos ou verificar com a sua equipa. Ela apenas continuou a recusar e a descartar quaisquer descobertas que a minha amiga partilhasse com ela, mesmo ao ponto de levantar a voz e fazer gestos de mão agressivos, numa área aberta à frente de outras testemunhas.

Sabendo que a discussão não iria a lugar nenhum, meu amigo ligou para o vendedor diretamente no viva-voz e confirmou o preço acima mencionado de 15.000 Baht. O gerente de operações, assim inesperadamente castigado e exposto, calmamente concordou em falar com sua equipe de construção para conseguirmos uma conta detalhada.

Coincidentemente, o meu amigo é um cromo das finanças. (Ele foi um dos primeiros membros de uma conhecida empresa financeira em Singapura.) Por isso, ele realmente cavou na quebra da conta.

Encontramos Algo Muito Interessante

A conta detalhada era absolutamente... interessante!

Primeiro, eles cobraram 10.000 Baht (cerca de $330 USD) por taxas de remoção e transporte, em contraste com a taxa real cotada pelo fornecedor, 2.000 Baht, que é uma diferença de 8.000 Baht em relação ao que a WeWork nos cobrou. O que a WeWork estava jogando?

Então uma fatura subseqüente indicou uma "taxa de administração" de 8.500 Baht (cerca de US$ 280), que preenchia a lacuna entre a conta acima e os 36.861 originais. Mas eu achei que meu amigo Bowen, que tinha feito todo o trabalho de perna de qualquer maneira, provavelmente deveria pagar a si mesmo essa taxa de administração! Piadas à parte, isso foi um pouco absurdo.

Quanto ao quadro branco de vidro real, o número está muito mais próximo do que o que tínhamos pesquisado, com 16.500 Baht, mas este valor ainda era inexplicavelmente superior ao que o vendedor tinha citado por 1.500 Baht. Mas ei, vamos celebrar uma pequena vitória!

Meu amigo continua a corresponder por e-mail no que eu considero uma tentativa fútil de fazer com que a WeWork Tailândia veja a razão, e faz com que eles respondam perguntas como, por exemplo:

  • Porque é que a WeWork cobra cinco vezes a taxa de mercado para a remoção e transporte de um quadro branco?
  • Porque é que a WeWork cobra quase 50% do custo do item de substituição por "taxas de gestão"?
  • Porque é que estes quadros brancos de vidro caros não estão segurados?

Pensamentos Finais

A partir da escrita deste artigo, a questão ainda não foi resolvida. Mas é um exemplo perfeito de porque o WeWork é quebrado no nível mais básico, e porque o "Nós" tão tocado pelo agora desgraçado Adam Neumann não é nada além de uma promessa vazia. De fato, talvez uma lição instrutiva possa ser tirada dos 6 milhões de dólares que Neumann foi recentemente forçado a retornar após ter secretamente registrado a marca "Nós" e entãoParece que outras empresas retomaram a contabilidade criativa que a Enron foi pioneira há uma geração e a Goldman Sachs transformou-se numa forma de arte que conduziu à crise financeira de 2008.

Enquanto esperamos pela resolução final deste incidente, tenho algumas ideias:

Por que a WeWork Tailândia tentou lucrar com este infeliz incidente, cobrando-nos uma taxa de administração irrelevante (não divulgada na primeira fatura), marcando fortemente a taxa de remoção e transporte, e recusando-se inicialmente a fornecer uma fatura discriminada, que eles alegaram ser "informação confidencial"? Esperamos que uma marca globalmente reconhecida como a WeWork faça o seu melhor para ajudar os seus clientes a resolver um problema e, em vez disso, o que temos é uma empresa que tentou tirar partido do infortúnio de um cliente. Isto fez-nos sentir ainda pior, dado que fomos muito francos e cooperantes em relação ao incidente.

2. por que, dada toda a imprensa negativa que atualmente envolve a WeWork, existe tal surdez de tom no que deve ser uma questão rotineira? É este o tipo de história que a WeWork procura cultivar? É isto que eles querem que as pessoas ouçam? "Encoste-se a um dos nossos quadros brancos numa reunião e poderá receber uma nota alta sem qualquer explicação!" Quando tem "Nós" no nome da sua empresa, colocou um foco especial em si para tentar trabalhar em conjunto, e não contra os seus clientes.

3. por que havia tanta falta de profissionalismo básico por parte da WeWork Tailândia? Ao invés de ligar para apurar os fatos do caso, ou apresentar uma cópia dos termos e condições do aluguel da sala em conjunto com uma fatura discriminada, a WeWork optou por enviar uma fatura de um único item sem mais explicações. Há uma arrogância e falta de empatia que perpassa esta ação que fala à cultura da empresa maior.

4 - Por que o gerente da operação insistiu em ser publicamente rude com minha amiga, inclusive levantando sua voz e usando gestos de mão ameaçadores? Não há ironia em chamar-se "WeWork manager" e ao mesmo tempo não entender que a "comunidade" não é construída sobre uma interação crescente simplesmente porque alguém que recebeu uma conta pediu uma especificação?

No entanto o assunto está resolvido, é claro que a cultura da WeWork está quebrada desde a sala da diretoria até os quadros da sala.

Como um aparte, quero agradecer ao meu amigo Bowen por colocar o seu tempo e esforço neste incidente do WeWork e nunca desistir até conseguirmos a verdade. Foi a sua atitude que me encorajou a escrever este artigo. Obrigado amigo!

Sou Cathy Daniels, especialista em Adobe Illustrator. Uso o software desde a versão 2.0 e crio tutoriais para ele desde 2003. Meu blog é um dos destinos mais populares da web para pessoas que desejam aprender a usar o Illustrator. Além do meu trabalho como blogueiro, também sou autor e designer gráfico.