O FreeSync funciona com a Nvidia? (Resposta rápida)

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Cathy Daniels

Sim! Mais ou menos. Quando o FreeSync foi lançado, ele só era compatível com GPUs AMD. Desde então, ele foi aberto - ou melhor, a Nvidia abriu sua tecnologia para ser compatível com o FreeSync.

Olá, sou o Aaron. Adoro tecnologia e transformei esse amor numa carreira na tecnologia que abrangeu a melhor parte de duas décadas.

Vamos nos aventurar na espinhosa história da G-Sync, FreeSync, e como eles trabalham juntos e interoperam.

Principais Leilões

  • A Nvidia desenvolveu a G-Sync em 2013 para dar aos seus produtos uma vantagem competitiva em relação à sincronização vertical para as GPUs Nvidia.
  • Dois anos depois, a AMD desenvolveu o FreeSync como uma alternativa de código aberto para as suas GPUs AMD.
  • Em 2019, a Nvidia abriu o padrão G-Sync para que as GPUs Nvidia e AMD pudessem ser interoperáveis com os monitores G-Sync e FreeSync.
  • A experiência do usuário para operação multifuncional não é perfeita, mas vale a pena se você tiver uma GPU Nvidia e um monitor FreeSync.

Nvidia e G-Sync

Nvidia lançou a G-Sync em 2013 para fornecer um sistema de framerados adaptativos onde os monitores forneciam framerados estáticos. Os monitores anteriores a 2013 são atualizados a um framerate constante. Tipicamente, esta taxa de atualização é expressa em Hertz ou Hz Assim, um monitor de 60 Hz é renovado a 60 vezes por segundo.

Isso é ótimo se você estiver rodando conteúdo com o mesmo número de quadros por segundo ou fps Assim, um monitor de 60 Hz irá exibir o conteúdo de 60 fps sem falhas, em condições ideais.

Quando Hz e fps estão desalinhados, coisas ruins acontecem com a imagem exibida na tela. placa de vídeo ou GPU A tela é um sistema de processamento de informações, que processa informações para a tela e as envia para a tela, podendo estar enviando informações mais rapidamente ou mais lentamente do que a taxa de atualização da tela. Em ambos os casos, você verá rasgamento da tela que é um desalinhamento das imagens que estão sendo exibidas na tela.

A principal solução para esse problema, antes de 2013, era Sincronia vertical, ou vsync O Vsync permitiu que os desenvolvedores impusessem um limite aos framerados e parassem de rasgar a tela como resultado do excesso de entrega de quadros por GPUs a uma tela.

Se o conteúdo na tela apresentar uma queda de quadros ou se a taxa de atualização da tela estiver abaixo do desempenho, o rasgo da tela ainda pode ser um problema.

A Vsync também tem os seus problemas: gagueira Ao limitar o que a GPU pode entregar para a tela, a GPU pode estar processando cenas mais rapidamente do que a taxa de atualização da tela. Assim, um quadro termina antes do outro começar e a compensação é enviar o mesmo quadro anterior no intervalo.

A G-Sync permite que a unidade da GPU ative a taxa de atualização do monitor. O monitor direcionará o conteúdo na velocidade e no tempo em que o conteúdo das unidades da GPU for exibido. Ele elimina rasgos e gagueira porque o monitor se adapta ao tempo da GPU. Essa solução não é perfeita se a GPU estiver com baixo desempenho, mas suaviza em grande parte as imagens. Esse processo é chamado Framerate variável.

Outra razão pela qual a solução não é perfeita: o monitor deve suportar a G-Sync. Suportar a G-Sync significa que o monitor tinha que ter circuitos muito caros (especialmente antes de 2019) que o permitissem comunicar com as GPUs Nvidia. Essa despesa foi passada para os consumidores que estavam dispostos a pagar um prémio pela mais recente tecnologia em jogos.

AMD e FreeSync

O FreeSync, lançado em 2015, foi a resposta da AMD ao G-Sync da Nvidia. Onde o G-Sync era uma plataforma fechada, o FreeSync era uma plataforma aberta e gratuita para todos usarem. Ele permitiu que a AMD fornecesse desempenho de framerate variável semelhante à solução G-Sync da Nvidia, ao mesmo tempo em que evitava o custo significativo dos circuitos G-Sync.

Isso não foi um movimento altruísta. Enquanto o G-Sync tinha limites inferiores (30 vs 60 fps) e superiores (144 vs 120 fps), dentro da faixa de desempenho coberto ambos eram virtualmente idênticos. Os monitores FreeSync eram significativamente mais baratos, no entanto.

Em última análise, a AMD apostou no FreeSync ao dirigir as vendas de GPUs AMD, o que ela fez. De 2015 a 2020 houve um crescimento significativo na fidelidade visual impulsionada pelos desenvolvedores de jogos. Ela também viu o crescimento nos monitores framerates que podiam dirigir.

Desde que a fidelidade gráfica fosse entregue sem problemas e de forma nítida nas gamas fornecidas tanto pelo G-Sync como pelo FreeSync, as compras foram reduzidas ao custo. Durante a maior parte desse período, a AMD e a sua solução FreeSync ganharam em custos para GPUs e monitores FreeSync.

Nvidia e FreeSync

Em 2019, a Nvidia começou a abrir seu ecossistema G-Sync. Isso permitiu que as GPUs AMD tirassem vantagem dos novos monitores G-Sync e as GPUs Nvidia tirassem vantagem dos monitores FreeSync.

A experiência não é perfeita, ainda há peculiaridades que podem dificultar o trabalho do FreeSync com uma GPU Nvidia. Também é preciso um pouco de trabalho para começar a trabalhar corretamente. Se você tem um monitor FreeSync e uma GPU Nvidia, o trabalho vale a pena. Se nada mais, é algo pelo qual você já pagou, então por que não usá-lo?

FAQs

Aqui estão algumas perguntas que você pode ter relacionadas ao FreeSync trabalhando com placas gráficas Nvidia.

O FreeSync trabalha com os Nvidia 3060, 3080, etc.?

Sim! Se a GPU Nvidia que você tem suporta G-Sync, então ela suporta FreeSync. G-Sync está disponível para todas as GPUs Nvidia começando com a GPU GeForce GTX 650 Ti BOOST ou superior.

Como ativar o FreeSync

Para activar o FreeSync, deve activá-lo tanto no Painel de Controlo Nvidia como no seu monitor. Deve consultar o manual que acompanha o seu monitor para ver como activar o FreeSync no seu monitor. Pode também ter de baixar o frame do seu monitor no Painel de Controlo Nvidia, uma vez que o FreeSync é normalmente suportado apenas até 120Hz.

O FreeSync Premium funciona com a Nvidia?

Sim! Qualquer GPU Nvidia série 10 ou superior suporta todas as formas atuais de FreeSync, incluindo a compensação de baixo frame (LFC) do FreeSync Premium e a funcionalidade HDR fornecida pelo FreeSync Premium Pro.

Conclusão

O G-Sync é um exemplo interessante do que acontece quando duas soluções de mercado concorrentes procuram alcançar os mesmos objectivos e criar uma cisão na base de utilizadores interessados. A concorrência fomentada pela abertura do padrão G-Sync abriu o universo de hardware disponível para os utilizadores das GPUs AMD e Nvidia. Isso não quer dizer que a solução seja perfeita, mas funciona bem e vale a pena secomprar um conjunto de hardware sobre o outro.

Qual é a sua experiência com G-Sync e FreeSync? Vale a pena? Diga-me nos comentários!

Sou Cathy Daniels, especialista em Adobe Illustrator. Uso o software desde a versão 2.0 e crio tutoriais para ele desde 2003. Meu blog é um dos destinos mais populares da web para pessoas que desejam aprender a usar o Illustrator. Além do meu trabalho como blogueiro, também sou autor e designer gráfico.