Audio-Technica AT2020 vs Røde NT1-A: Qual é o Melhor Microfone?

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Cathy Daniels

Escolher o microfone certo para o seu estúdio de gravação em casa pode ser uma tarefa assustadora. Há dezenas de opções disponíveis para todos os orçamentos, e por vezes é difícil identificar qual o microfone condensador que é a melhor opção para as suas necessidades.

Enquanto procura os melhores microfones de podcast de orçamento ou o microfone ideal para o seu estúdio em casa, poderá aperceber-se de que existem duas opções muito populares quando se trata de microfones de nível básico: o AT2020 da Audio-Technica e o Rode NT1-A. Estes dois adorados microfones condensadores têm feito parte do kit inicial para muitos artistas e podcasters devido à sua acessibilidade e excelente qualidade de som.

Assim, hoje vamos dar uma vista de olhos a estes dois microfones poderosos e amigos do orçamento: vou explicar as suas principais características, as suas diferenças, especificações, e os seus usos primários, e estou certo de que no final do artigo será mais fácil decidir qual deles é o mais adequado para si.

Vamos mergulhar!

Audio-Technica AT2020 vs Røde NT1-A: Tabela comparativa

Audio-Technica em 202020 Røde nt1-a
Tipo Microfone Condensador Cardioideo XLR Microfone condensador de diafragma grande
Custo $99 $199
Cor Preto Bege/ouro
Padrão Polar Cardioide Cardioide
SPL máximo 144dB 137dB
Impedância de saída 100 ohms 100 ohms
Conectividade XLR de três pinos XLR de três pinos
Peso 12,1 oz (345 g) 11,4 oz (326g)
Energia fantasma sim sim

Audio-Technica AT2020

A Audio-Technica é uma marca bem estabelecida no mundo da produção musical, com equipamento que tem sido utilizado por muitos estúdios profissionais a nível mundial. A Audio-Technica AT2020 é um dos seus produtos mais populares: uma maravilha para trabalhar com e a um preço razoável.

O AT2020 é um microfone condensador cardióide, construído numa robusta caixa metálica para maior durabilidade e para acompanhar a carga das sessões de gravação ou de digressão. O kit inclui um suporte de montagem, um adaptador roscado, e um saco de armazenamento. O AT2020 requer um cabo XLR que não está incluído quando o compra.

Como é habitual com microfones condensadores, o AT2020 requer energia fantasma de 48V para funcionar. Felizmente, a maioria das interfaces áudio inclui energia fantasma para microfones condensadores como o AT2020; no entanto, se estiver à procura de um microfone USB, o AT2020 também está disponível como um microfone USB.

O AT2020 é um microfone de padrão polar cardióide, o que significa que capta o som da frente e bloqueia os sons que vêm dos lados e de trás, o que torna o AT2020 um favorito para gravar vozes, locuções e podcasts. O AT2020 pode também gravar múltiplos instrumentos com pouco ruído de fundo, e o padrão cardióide ajudará a mitigar o som do teclado ou outros ruídos indesejados emo quarto ou a casa durante as suas correntes vivas, o que é especialmente útil se for um podcaster ou streamer.

O microfone é silencioso, com apenas 20dB de ruído próprio. No entanto, se estiver a gravar no seu quarto, recomendamos que trate o seu quarto para um melhor desempenho, uma vez que o AT2020 é muito sensível e irá captar uma vasta gama de frequências.

O AT2020 lida facilmente com SPL (nível de pressão sonora) elevado que lhe permitirá gravar instrumentos de música alta como uma guitarra eléctrica e bateria. É por isso que muitos profissionais os usam como microfones de bateria. Embora eu tenha dito que é o microfone ideal para pessoas que acabam de entrar no mundo da gravação em estúdio doméstico, o AT2020 não soa barato, mesmo quando usado para gravação semi-profissionalfins.

A Audio-Technica AT2020 foi concebida tendo em mente os estúdios caseiros, criando um microfone muito acessível para todos os que entram no mundo da produção áudio, podcasting, ou voice-overs. Pode encontrá-lo por cerca de 99 dólares. Pode não fornecer a mais alta qualidade de áudio do mercado, mas faz um trabalho notável considerando o grande preço.

Especificações

  • Tipo: Micro condensador
  • Padrão polar: Cardioide
  • Conector de saída: XLR de três pinos
  • Resposta de frequência: 20Hz a 20kHz
  • Sensibilidade: -37dB
  • Impedância: 100 ohms
  • Max SPL: 144dB
  • Ruído: 20dB
  • Gama dinâmica: 124dB
  • Relação sinal/ruído: 74dB
  • 45V Energia fantasma
  • Peso: 12,1 oz (345 g)
  • Dimensões: 6.38″ (162,0 mm) comprimento, 2.05″ (52,0 mm) diâmetro

Porque é que as pessoas escolhem o AT2020?

O grande microfone condensador de diafragma AT2020 é muito popular para projectos como trabalhos de voz-off, podcasts, vídeos do YouTube, streaming, produção áudio, e gravação de instrumentos acústicos, cordas e vozes. A sua força reside na sua versatilidade.

Falando de música, pode usar o AT2020 para dar vida a gravações profissionais em todos os géneros: neo-soul, R&B, reggae, rap, e pop, mas também pode dar grandes resultados quando usado para géneros mais altos, graças ao seu alto SPL que proporciona uma representação muito precisa do espectro sonoro mesmo em grandes volumes.

A Audio-Technica AT2020 é como ter uma peça de equipamento profissional no seu estúdio em casa a um preço de entrada.

Prós

  • Preço para o valor.
  • Som quente e plano.
  • Fácil de misturar na pós-produção.
  • Consegue lidar com sons altos sem distorção.
  • O seu padrão polar ajuda a isolar a fonte sonora.
  • Vem com um suporte de montagem.
  • Qualidade de construção.
  • É versátil para gravar vozes silenciosas ou tambores altos.
  • Muito sensível.
  • Resposta de frequência plana.

Contras

  • Não inclui um cabo XLR, montagem de choque, ou filtro pop.
  • Sem um filtro pop, acentua os sons plosivos e sibilantes.
  • Precisa de tratamento de espaço para um melhor desempenho.
  • A bolsa pode não ser a melhor para viajar, apenas para armazenamento.
  • Apenas um padrão polar.
  • Não para actuações ao vivo.

Rode NT1-A

A Rode é outra empresa conhecida por produzir os melhores microfones e equipamento áudio do mercado. A Rode NT1-A é um microfone condensador de diafragma de grande dimensão e um dos mais apreciados pela comunidade do estúdio doméstico.

É construído num acabamento de níquel metálico pesado que parece elegante e refinado. Pesa 326g, o que o torna um pouco volumoso, mas também se sente suficientemente robusto para suportar viagens. No entanto, não vem com uma mala de viagem ou bolsa para armazenamento. A sua cápsula salpicada a ouro proporciona um som quente sem afectar a resposta de frequência.

O Rode NT1-A vem com um kit completo, quase pronto a usar fora da caixa, com suporte de choque, filtro pop, e cabo XLR de 6m. Basta uma interface de áudio ou misturador com uma potência fantasma de 24V ou 48V. O filtro pop incluído é médio mas faz um trabalho decente minimizando os plosivos. O suporte de choque ajuda a reduzir o ruído de ruído indesejado, mas pode tornar o Rode NT1-A ainda mais pesado.

O Rode NT1-A inclui também uma prática cobertura contra o pó para proteger o seu microfone condensador do pó quando não está a ser utilizado ou para o manter limpo se decidir levá-lo para fora. Um DVD com dicas e técnicas de gravação com o seu novo NT1-A está também incluído no seu kit de microfone.

O Rode NT1-A é considerado o microfone de estúdio mais silencioso do mundo devido ao seu ultra baixo ruído próprio (apenas 5dB), perfeito para ambientes silenciosos e gravação de vozes suaves e limpas ou uma guitarra acústica. É muito sensível e pode capturar todas as nuances dos seus instrumentos com total precisão sem adicionar ruído extra.

Este grande microfone tem um padrão polar cardióide. Capta sons do lado da frente, rotulado com um ponto dourado, e não grava sons do lado de trás e dos lados. Tal como o AT2020, o NT1-A é um microfone que se pode usar para instrumentos altos, uma vez que pode lidar com SPL alto.

Em termos de som, o NT1-A pode realmente dar vida aos seus instrumentos acústicos, embora alguns utilizadores se queixem de ser duro e demasiado brilhante no extremo superior do espectro. Mas isto é algo que pode corrigir com algum conhecimento de QE e bons pré-amplificadores. Com alguns ajustes, o NT1-A pode soar como um microfone topo de gama e maximizar a qualidade das suas gravações áudio.

Pode encontrar o Rode NT1-A por cerca de 200 dólares. Ao comparar as suas características com outros microfones de nível básico, aperceber-se-á imediatamente que vale a pena o preço mais elevado, graças a todos os acessórios que inclui.

Especificações

  • Tipo: Condensador
  • Padrão polar: Cardioide
  • Conector de saída: XLR de três pinos
  • Resposta de frequência: 20Hz a 20kHz
  • Sensibilidade: -32dB
  • Impedância: 100 ohms
  • Max SPL: 137dB
  • Ruído: 5dB
  • Gama dinâmica: >132dB
  • Relação sinal/ruído: 88dB
  • 24V ou 45V Energia fantasma
  • Peso: 11,4 oz (326g)
  • Dimensões: 7,48" (190 mm) de comprimento, 1.96″ (50 mm) de diâmetro

Porque é que as pessoas escolhem o NT1-A?

O NT1-A vem pronto a ser utilizado fora do pacote, por isso é uma boa escolha para um principiante que quer tirar o máximo partido do seu investimento e só quer começar a gravar imediatamente.

Muitos utilizadores escolhem o NT1-A para actualizar o seu equipamento de entrada com um microfone que proporciona qualidade muito mais próxima de um estúdio de gravação profissional. O NT1-A funciona melhor para instrumentos acústicos tais como guitarras, pianos, violinos, baterias, vozes, e gravações faladas.

O chão com baixo ruído é outra razão pela qual as pessoas escolhem o NT1-A: é um microfone silencioso quando está a ser utilizado e também quando desligado.

Prós

  • Gravações claras.
  • Vem bem equipado e pronto a usar.
  • Fácil de equalizar e misturar.
  • SPL elevado.
  • Vozes claras e afiadas.
  • Óptimo para guitarras acústicas.
  • Sabe lidar com a maioria dos instrumentos e vocais.

Contras

  • Acentua os sons sibilantes.
  • O suporte de choque torna o microfone mais pesado.
  • O seu preço é mais elevado do que a maioria na sua gama.
  • A extremidade superior é demasiado brilhante, dura e sibilante.
  • O filtro pop é estático e difícil de ajustar.

AT2020 vs Rode NT1: Comparação Cabeça a Cabeça

Até agora, vimos as características, os contras e os prós de cada microfone. Agora é altura de os ver lado a lado para compreender melhor qual deles é o melhor para as suas necessidades. Tenha em mente que tudo se resume ao tipo de som que procura: enquanto alguém pode não gostar de um som mais brilhante, outros podem realmente preferi-lo. Por isso, nesta secção, vamos olhar para estes dois microfones e analisaras suas principais características, uma a uma.

  • Sensibilidade

    Tanto o AT2020 como o NT1-A são microfones condensadores e requerem ser ligados a uma interface áudio ou misturador com alimentação fantasma via XLR. Os microfones condensadores são microfones sensíveis que podem escolher uma vasta gama de frequências, e ambos os microfones proporcionam uma precisão extrema em todo o espectro.

  • Melhoria do EQ

    Não há dúvidas de que o AT2020 e o NT1-A são bons microfones, mas nenhum deles soaria logo no seu melhor sem um EQ e compressão adequados. Podem ser OK para gravações em bruto, mas não deixe de aprender as noções básicas de equalização e outras técnicas de gravação para tirar o melhor partido do seu microfone.

  • Orçamento

    Apesar da diferença de preço, ambos são considerados microfones de nível básico. Muitos escolhem o AT2020 como o seu primeiro microfone e o NT1-A como uma actualização. O preço é a principal diferença aqui, e o vencedor é sem dúvida o AT2020.

    A diferença de som, quando comparada com o NT1-A, pode não ser suficiente para justificar o pagamento do dobro do preço por um microfone de nível de entrada. Em vez disso, pode ser mais fácil obter um bom filtro pop, e cabos ou um suporte para o AT2020.

  • Gravações: Qual delas é melhor?

    O AT2020 tem melhores críticas sobre as gravações vocais e a fala em geral, com um som mais limpo e excelente low end. O Rode NT1-A tem este pico agudo no high end de que os utilizadores se queixam sempre, afirmando que torna mais difícil a mistura dos vocais.

    Como microfones aéreos, ambos os microfones têm um desempenho espantosamente bom, e não há diferenças significativas entre os dois, proporcionando um excelente som orgânico.

    Quando se trata de gravar música, ambos os microfones fazem o trabalho. No entanto, ao gravar a sua guitarra acústica, aparentemente, o NT1-A proporciona melhores resultados do que o microfone da Audio-Technica.

    Para instrumentos altos, o AT2020 apresenta um SPL máximo de 144dB, superior ao 137dB do NT1-A, o que significa que o microfone Audio-Technica gravará instrumentos ou vozes mais altas sem distorção.

    Se estiver constantemente a gravar percussões, tambores e amplificadores com guitarras eléctricas, talvez queira ir para o AT2020.

  • Tranquilidade

    O AT2020 tem 20dB de auto-ruído contra o Rode NT1-A com 5dB de baixo auto-ruído. É uma grande lacuna entre o microfone da Audio-Technica e o microfone mais silencioso do mundo.

  • Acessórios

    O NT1-A é o vencedor aqui, graças ao pacote com tudo incluído. No entanto, os utilizadores salientaram que pode obter um filtro pop de boa qualidade, montagem de choque, e até um suporte para microfone para o seu AT2020 com o dinheiro que estaria a poupar ao não comprar o kit NT1-A.

Reflexões finais

Na música, o seu estilo, género e mesmo a sala onde está a gravar são factores que deve considerar ao comprar o seu primeiro microfone. O que alguém pode pensar ser o melhor microfone para guitarras acústicas pode não ser o melhor para um flautista ou um cantor de hip-hop.

O preço é sempre um factor crucial. O AT2020 é metade do preço do NT1-A, mas será que isso significa que entrega metade da qualidade? Absolutamente não.

Escolher o microfone certo para as suas necessidades é sempre difícil. Se não tem a certeza para onde vai com os seus projectos áudio ou apenas quer experimentar algo novo, então o AT2020 é a melhor escolha para si. Pode durar anos até que decida que quer ter um equipamento melhor.

O NT1-A é uma melhor escolha se tiver o orçamento e preferir o som mais brilhante típico dos microfones Rode. Além disso, se tiver a oportunidade de os experimentar antes de os adquirir, sugiro que o faça. Não há melhor maneira de obter o microfone certo do que experimentá-lo você mesmo.

Ambos os microfones são óptimos, e com alguns ajustes na pós-produção, podem trazer à vida sons puros e gravações de alta qualidade. Por isso, qualquer que seja a sua escolha, fique descansado, não ficará desapontado. Boa sorte!

Sou Cathy Daniels, especialista em Adobe Illustrator. Uso o software desde a versão 2.0 e crio tutoriais para ele desde 2003. Meu blog é um dos destinos mais populares da web para pessoas que desejam aprender a usar o Illustrator. Além do meu trabalho como blogueiro, também sou autor e designer gráfico.