Chroma-key: O que é um ecrã verde, e como é que funciona?

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Cathy Daniels

Se alguma vez viu os bastidores de qualquer filme, deve ter visto um ecrã verde. É claro que isto pode deixá-lo a perguntar-se o que é um ecrã verde?

Filmar cenas particulares pode ser um desafio, e algumas são impossíveis sem uma pesada pós-edição. Quer sejam mundos que não existem ou atmosferas complexas para recriar, os efeitos visuais modernos têm sido capazes de nos levar a outros lugares. Como é que eles fazem isto? É aí que entra um ecrã verde ou uma chave cromática.

O termo chroma key é muitas vezes usado alternadamente com o ecrã verde, mas há uma ligeira diferença. Um ecrã verde é um fundo colorido que se quer tornar transparente e remover da sua fotografia. Enquanto que a chave é o acto de fazer desaparecer este fundo. Chroma key é a técnica usada para o fazer.

Desde os filmes blockbuster da Marvel até aos programas de televisão, passando pela previsão do tempo local, a composição chroma key tornou-se um dos efeitos visuais mais utilizados em todos os tipos de produção de vídeo. Quase todos os filmes feitos hoje em dia utilizam tecnologia de ecrã verde.

Hoje em dia, esta tecnologia digital já não está reservada aos cineastas de Hollywood. YouTubers, streamers e outros tipos de criadores de vídeo encontraram grande satisfação na utilização do trabalho em ecrã verde, uma vez que já não precisam de apoio de estúdio ou de um orçamento enorme para criar os efeitos desejados no seu trabalho.

Tudo o que precisa é de uma câmara digital, software de edição de vídeo, e tinta ou tecido verde para começar a filmar no ecrã verde e iniciar o chroma keying.

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Como os ecrãs verdes são utilizados

A fotografia em ecrã verde produz excelentes resultados, mas a facilidade de utilização faz dela uma jóia. Aqueles de todos os níveis de habilidade utilizam-na para obter efeitos especiais de aspecto realista e imagens compostas sem a necessidade de equipamento topo de gama.

O Chroma key espalhou-se desde produções profissionais da indústria cinematográfica até aos estúdios noticiosos. Recentemente, ganharam popularidade junto de criadores de conteúdos em linha e de amadores amadores dos média.

Se trabalha regularmente em projectos de composição de vídeo e imagem, os fundos do ecrã verde podem ajudá-lo a captar e isolar filmagens dos seus temas, assegurando um trabalho de pós-produção mais suave.

A fotografia com chave cromagráfica remove um fundo ou primeiro plano, permitindo-lhe substituir rapidamente imagens fixas ou vídeo por detrás do seu tema, o que lhe permite combinar filmagens ou trocar cenas sem um conjunto à escala real.

Fazem-no através da utilização de um fundo verde cromado ou azul cromado/azul estudio (ex., um ecrã azul). O software de edição de vídeo pode então captar estas cores chaveadas, isolando objectos não chaveados ou o seu talento, para que possa aplicar efeitos especiais ou alterar o fundo como quiser.

Existem outras formas de remover um fundo. Então, porquê usar a Chroma Key?

  • É mais fácil, e há menos passos e menos equipamento envolvido do que outros métodos VFX.
  • A produção de Chroma Key é mais limpa e globalmente melhor com uma pós-produção directa.
  • É rentável, ou pelo menos pode ser. Só precisa de qualquer fonte de material verde, alguma luz, e uma câmara de vídeo. Pode obter um ecrã verde de gama baixa por tão pouco como $15.

Porquê a cor verde?

O fundo pode ser qualquer cor sólida mas é geralmente verde brilhante ou azul estúdio. Isto porque é a cor particular mais distante dos tons de pele humanos. Quanto mais distante a imagem de fundo estiver dos tons de pele, mais fácil será de a digitar.

Os ecrãs azuis eram frequentemente utilizados nos primeiros filmes e ainda são utilizados em alguns casos. Os ecrãs azuis são muito melhores à noite e são especialmente utilizados para a reprodução de cenas nocturnas.

No entanto, os ecrãs azuis requerem mais luz para serem devidamente expostos do que o verde, o que pode ser subaproveitado se não se tiver iluminação potente suficiente ou o orçamento para a fornecer.

Se estiver a filmar uma cena com muito verde (por exemplo, o seu sujeito usa roupa verde), é preferível filmar com um ecrã azul, por isso é mais fácil isolar com menos iluminação.

O verde é a melhor cor única para fotografia digital porque a maioria das câmaras digitais usa um padrão Bayer de fotocitos vermelhos, verdes e azuis (RGB) em que existem duas vezes mais células verdes do que o azul e o vermelho, o que torna as câmaras digitais mais sensíveis à parte verde do espectro.

Uma vez que o verde é de longe a cor mais comum utilizada, a maioria dos programas informáticos de cromatização e pós-produção são configurados para o verde por defeito. Esta é uma vantagem óbvia para o verde, uma vez que acelera o seu fluxo de trabalho de pós-produção, exigindo mais edição menor para uma chave limpa.

Configuração de um ecrã verde

Para criar um ecrã verde e fazê-lo funcionar correctamente, é necessária uma fonte de fundo verde uniforme por detrás do seu assunto:

  1. Tinta de fundo verde

    Isto é útil se tiver um espaço de filmagem designado ou se não quiser montar um fundo verde sempre que pretende filmar. É trabalhoso e demorado montar um fundo inteiro, mas é permanente. Além disso, ao contrário das outras duas opções, é resistente a rugas. É também uma excelente forma de lidar com a interferência do vento se estiver a filmar ao ar livre.

  2. Ecrãs verdes montados

    Este ecrã verde é um simples tecido verde com uma moldura e grampos para estabilidade. Pode fazer o ecrã a partir de papel, musselina, ou tecido com suporte de espuma. Idealmente, o ecrã deve fazê-lo a partir de tecido com suporte de espuma, uma vez que se espalha uniformemente para evitar pontos luminosos. Os pontos luminosos são uma fonte comum de erro na cromatografia.

  3. Ecrãs verdes dobráveis

    Isto é óptimo para uso portátil no exterior e interior. Vem com uma moldura dobrável que o impede de se enrugar. Estes são óptimos para filmagens em movimento.

Questões comuns com ecrãs verdes

Um problema comum que pode encontrar é a sombra. As sombras são problemáticas porque agora tem de tirar vários tons de verde em vez de apenas um, o que pode tornar a sua produção pegajosa. Para evitar isto, certifique-se de que o seu ecrã é uniforme, passando a ferro ou a vapor se estiver enrugado.

Outra forma de evitar múltiplas tonalidades de verde é manter o seu sujeito a pelo menos um metro de distância do ecrã verde, o que também ajuda a minimizar os derrames. O derrame de cor é a luz colorida que se reflecte no seu sujeito a partir do ecrã verde. Evitar objectos reflectores é normalmente a diferença entre bom e mau VFX.

Uma das áreas mais comuns afectadas pelo derrame de cor é o cabelo. O cabelo pode ser um pouco transparente. Muitas vezes verá o fundo através das pontas do cabelo. Quanto mais clara for a cor do cabelo (especialmente o cabelo loiro), mais problemas terá com o derrame de cor.

É importante certificar-se de que não há luz ou cor a saltar sobre o assunto. pode ser útil certificar-se de que a área em frente da câmara está coberta para reduzir a reflexão. certificar-se de que não há derramamento antes de fotografar só facilitará o processo de avançar. on

Digamos que filmou em frente a um ecrã verde, e depois de importar essa filmagem, descobre que a maioria das suas filmagens sofre de derrame. A boa notícia é que a maioria dos programas de edição incluem ferramentas de composição que podem reduzir o derrame. Além disso, há também vários plugins e outras ferramentas disponíveis que podem ajudar a minimizar o derrame de cor.

Iluminação e exposição adequadas são as melhores formas de evitar o excesso de luz verde. Manchas escuras ou pontos ultra-brilhantes podem arruinar a sua produção, pelo que terá de se certificar de que o ecrã verde está uniformemente iluminado.

Ao iluminar para cromar, é melhor iluminar o ecrã e o sujeito separadamente. Pode sempre iluminar ambos juntos se não tiver várias luzes, mas terá de contabilizar as sombras e lidar com um processo de pós-produção muito mais difícil.

Conclusão

No guia acima, discutimos o que é um ecrã verde/chroma-keying. No geral, é uma forma suave e barata de adicionar os efeitos visuais mais complexos aos seus vídeos.

Se feito correctamente, a cromação deixará o seu tema com bordas nítidas, definidas e de aspecto natural. Mas, muitas vezes, podem aparecer falhas digitais, bordas irregulares e derrame de cor, fazendo com que o seu trabalho pareça cortante e barato. Uma compreensão adequada da cromação pode melhorar a qualidade do seu trabalho e acrescentar fineza à sua videografia.

Sou Cathy Daniels, especialista em Adobe Illustrator. Uso o software desde a versão 2.0 e crio tutoriais para ele desde 2003. Meu blog é um dos destinos mais populares da web para pessoas que desejam aprender a usar o Illustrator. Além do meu trabalho como blogueiro, também sou autor e designer gráfico.