Microfone USB vs XLR: Comparação detalhada

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Cathy Daniels

Quando se procura captar áudio para um podcast, emissão ou outras gravações, existem dois tipos de microfones Estes são microfones USB e XLR. Ambos têm o seu próprio conjunto de características, e dependendo do que se pretende gravar, pode preferir escolher um em vez do outro.

Mas quais são as diferenças E quais são os prós e os contras de cada um deles? Venha connosco enquanto o guiamos através de microfones USB vs XLR e lhe damos tudo o que precisa para tomar uma decisão informada sobre qual escolher.

Miro USB vs Miro XLR: Qual é a diferença entre estes dois?

O principal diferença entre um microfone USB e um microfone XLR é o tipo de conector que eles usam.

Um microfone USB usa um cabo USB para se ligar directamente aos seus computadores. São geralmente plug-and-play, embora alguns venham com o seu próprio software ou drivers. No entanto, normalmente pode ligar um microfone USB directamente ao seu computador e começar a gravar imediatamente.

Os microfones XLR são os tipo mais comum Quando se vê um cantor com um microfone na mão, com um longo cabo a serpentear, é um microfone XLR. Ou sempre que se vê um microfone num estúdio de gravação, é o que será - um microfone XLR.

Os microfones XLR têm normalmente um conector macho-fêmea de três fios Isto ligar-se-á a um dispositivo, normalmente algum tipo de interface áudio, que se ligará depois ao seu computador. Não é possível ligar um microfone XLR directamente a um computador.

Microfones USB

USB (que significa Universal Serial Bus) Os microfones têm várias características diferentes, prós, e contras quando utilizados para gravação áudio.

Características principais

A principal característica de um microfone USB é simplicidade Os microfones USB são incrivelmente fáceis de usar, e mesmo o mais inexperiente podcaster ou criador de conteúdos pode ficar confortável com um em segundos.

A compatibilidade é outra característica importante Como todos os computadores suportam USB, não tem de se preocupar se funcionará com o seu hardware ou sistema operativo em particular. Pode simplesmente ligar e desligar.

Microfones USB ligam-se principalmente utilizando o USB-A Alguns serão agora enviados com adaptadores USB-C à medida que o conector USB-C se torna mais comum, mas quase todos ainda vêm com USB-A como padrão.

São também normalmente mais barato Embora existam microfones USB caros, tal como existem microfones XLR baratos, os USB tendem a vir com uma etiqueta de preço mais baixo.

Prós:

  • Configuração fácil Sem aborrecimentos, sem conhecimentos técnicos, apenas uma simples gravação directa.
  • Funções Muitos microfones USB podem vir com interruptores muting incorporados, LED's para indicar níveis e clipping, ou tomadas para auscultadores de 3,5mm. Tudo isto é possível graças à ligação USB, que pode transportar dados bem como som, o que significa que as streamers ao vivo, podcasters, ou outros gravadores acham estes microfones uma óptima escolha porque se pode ver e controlar o que acontece sem ter de recorrer a soluções de software.
  • Vasta gama Se decidir escolher um microfone USB para a sua gravação, haverá uma opção à sua disposição.
  • Portabilidade Com um microfone USB, pode simplesmente agarrá-lo e ir. Não precisa de nada a não ser um computador para se ligar, e os microfones USB são leves e duráveis o suficiente para levarem para qualquer lado. E mesmo que se danifiquem, são mais baratos de substituir!

Cons:

  • Balanço Os microfones USB podem ser difíceis de equilibrar, porque os microfones USB vêm com um pré-amplificador incorporado, pelo que não é possível ajustá-lo ou alterá-lo. Também não é possível substituí-lo por uma alternativa, pelo que se fica preso com qualquer pré-amplificador instalado pelo fabricante.
  • Não actualizável Como mencionado, o pré-amplificador é incorporado, e normalmente os outros componentes não são permutáveis. Isto significa que quando chega a altura de actualizar, está-se a olhar para uma unidade totalmente nova.
  • Gravar mais do que um de uma vez: Uma das maiores desvantagens dos microfones USB é que é difícil gravar mais do que um de cada vez. Se precisar de gravar uma única voz, isto não é um problema. Contudo, se precisar de gravar várias vozes no mesmo computador, então os microfones USB não vão ser uma boa solução.
  • Preso ao seu computador Isto significa que precisa de ter sempre o seu computador consigo para os ter gravados. Enquanto para podcasters ou live-streamers isto não é muito importante - uma vez que provavelmente estará a gravar em casa com o seu computador à sua frente - é algo a ter em mente.
  • Latência Enquanto a maioria dos microfones USB modernos funcionam com latência zero ou quase zero, os microfones USB mais antigos costumavam ser atormentados por isto. O atraso de áudio é a última coisa que deseja quando grava, por isso certifique-se de que o microfone USB que escolher tem latência zero ou baixa latência.

Microfones XLR

Os microfones XLR (eXternal Line Return) são o tipo de microfone mais comum que existe. Aqui estão algumas das suas características, prós, e contras.

Características

Os microfones XLR são um padrão da indústria. Existem há décadas, e são utilizados em palco, em estúdios de gravação, e para podcasting, streaming, e radiodifusão.

Se procura som de qualidade, então os microfones XLR são tradicionalmente para onde iria. Enquanto os microfones USB estão sempre a melhorar em qualidade, os microfones XLR ainda dominam o poleiro.

Existem três tipos de microfones XLR. Estes são:

  • Dinâmico Um microfone padrão, não tão sensível como um microfone condensador, mas menos frágil do que uma fita. Um microfone dinâmico não requer potência para funcionar.
  • Condensador Um microfone condensador é o mais sensível dos microfones XLR, e requer energia fantasma para funcionar.
  • Fita : Utiliza uma faixa metálica para captar e transferir o som. Menos resistente do que microfones condensadores ou microfones dinâmicos.

Prós:

  • Norma industrial Qualquer que seja o tipo de microfone XLR que utilize, pode estar confiante de que está a utilizar um microfone que é reconhecido em todo o mundo como padrão da indústria.
  • Som profissional : Existe uma razão para que todos os estúdios de gravação no mundo tenham um microfone XLR - eles são o padrão de ouro quando se trata de gravar áudio de alta qualidade. Quer esteja a gravar canto, fala ou qualquer outra coisa, os microfones XLR estarão lá para captar o som da melhor forma possível.
  • Mais liberdade XLR: Como XLR é um padrão da indústria, não está ligado a um computador. Pode gravar analogamente com XLR (ou seja, com fita adesiva), o que não pode fazer com um microfone USB, mas também pode gravar digitalmente.
  • Mais fácil de equilibrar Se estiver a usar uma interface áudio para ligar os microfones ao seu computador, poderá facilmente controlar isto. E diferentes interfaces áudio terão pré-amplificadores diferentes, para que possa actualizar a sua configuração à medida que se torna mais profissional.

Cons:

  • Custo Se tiver recursos financeiros limitados, talvez queira considerar os microfones USB como uma alternativa.
  • Complexidade Diferentes cabos, aprender a usar (e escolher!) interfaces áudio, ligação, requisitos de alimentação fantasma, software diferente... pode haver muito para levar a bordo e os microfones XLR requerem um grau de conhecimento técnico que os seus equivalentes USB não requerem.
  • Não pode ser usado por eles próprios Com um microfone USB, tudo o que precisa é de um portátil e está pronto a funcionar. Com um microfone XLR, precisa de uma interface, e um cabo XLR para ligar o microfone a uma interface de áudio, ou a uma interface de áudio ou dispositivo de gravação analógica. Há muito a resolver antes mesmo de começar a gravar.
  • Falta de Portabilidade XLR é uma norma da indústria se se dirige ao palco ou ao estúdio se se dirige a qualquer outro local, o que significa arrastar muito equipamento consigo apenas para começar a sua gravação.

Coisas a considerar antes de comprar ou utilizar um microfone USB ou XLR

Número de pessoas

Uma das coisas mais importantes a considerar ao comprar um microfone é quantas pessoas irá gravar. Se estiver apenas a gravar a si próprio, por exemplo como parte de um podcast, então um microfone USB será provavelmente mais do que suficiente para as suas necessidades.

Se precisar de gravar várias pessoas simultaneamente, então um microfone XLR será uma melhor opção.

Actualização

Se estiver a gravar um podcast, é provável que um único microfone seja suficiente e provavelmente não precisa de se preocupar com os caminhos de actualização.

No entanto, se estiver a gravar vocais para música, ou se pensar que a sua configuração vai precisar de se desenvolver ao longo do tempo, então optar por uma solução de microfone XLR pode ser uma abordagem melhor.

Experiência

A experiência também vale a pena ter em mente. Os microfones USB não requerem quase nenhum conhecimento técnico e podem ser implantados praticamente instantaneamente desde que se tenha um computador na mão. Os microfones XLR requerem hardware adicional, configuração e preparação antes mesmo de se poder começar a gravar.

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Porque é que XLR é melhor para cantar?

Os microfones XLR são considerados melhores para cantar. Isto é porque são equilibrados - os cabos positivos e negativos são equilibrados uns contra os outros. Isto significa que os sons de fundo são protegidos, pelo que a única coisa capturada é a voz.

Os cabos USB, pelo contrário, são desequilibrado e por isso os sons de fundo ou interferências são mais susceptíveis de serem captados. Para uma única voz num podcast, isto não importa muito, mas quando se grava vocais pode fazer toda a diferença.

Versatilidade

Os microfones XLR também oferecem versatilidade adicional com os diferentes tipos de microfones em oferta - fita, condensador, e dinâmico.

Cada um pode ser seleccionado e facilmente trocado dependendo do tipo de canto necessário. Por exemplo, microfones condensadores podem captar sons silenciosos e de baixo volume, enquanto um microfone dinâmico pode ser uma melhor escolha para vocais rock mais altos.

Ser capaz de simplesmente trocar um microfone por outro através de um cabo XLR significa que Os microfones XLR podem ser adaptados a qualquer circunstância enquanto que com um microfone USB se fica preso com o que se tem.

Conclusão

A escolha de um microfone USB ou XLR depende de uma série de factores diferentes.

O custo é obviamente crítico, e os microfones USB são normalmente mais baratos. Contudo, um microfone XLR pode oferecer uma qualidade mais elevada e uma configuração mais flexível.

O número de pessoas que pretende gravar é também um factor significativo a ter em conta, com XLR a oferecer a possibilidade de gravar mais pessoas simultaneamente, enquanto um microfone USB oferece um método mais económico de gravação de apenas um indivíduo.

No entanto, quer esteja a construir o seu primeiro estúdio doméstico, a gravar um podcast, ou a tornar-se totalmente profissional, sabe agora o suficiente para fazer uma opinião informada. Por isso, vá lá, faça uma escolha, e comece a gravar!

FAQ

Os microfones XLR soam melhor do que os microfones USB?

Como regra geral, a resposta a esta pergunta é "sim". Mas não é tão simples como isso.

Os microfones USB melhoraram muito nos últimos anos. Um microfone USB de boa qualidade pode proporcionar um desempenho espantoso especialmente quando emparelhado com bom software de áudio.

Se precisar de gravar a fala ou o diálogo, então a escolha de um microfone USB é provavelmente mais do que suficiente.

No entanto, A XLR continua a ser um padrão da indústria por boas razões A qualidade de som é realmente imbatível, e é por isso que se encontram microfones XLR em todas as instalações profissionais do mundo.

O flexibilidade e adaptabilidade também dão aos microfones XLR uma vantagem real com a qual o USB não pode competir. E a capacidade de actualizar e actualizar componentes numa base contínua significa que as melhorias de qualidade sonora podem ser contínuas.

Como funciona um cabo XLR?

Um microfone XLR pega no som e converte-o num sinal analógico. A parte "linha" do eXternal Line Return é o cabo.

O sinal analógico é então enviado através do cabo. O cabo é mais precisamente chamado de cabo XLR3 porque tem três pinos dentro. Dois dos pinos são positivos e negativos, que são equilibrados um contra o outro para filtrar a interferência e qualquer ruído de transmissão que possa ocorrer.

A terceira está ligada à terra, para evitar a electrocussão.

O sinal transportado pelo cabo é entregue a um dispositivo de gravação analógico ou a uma interface de áudio para que possa ser capturado ou convertido para gravação digital.

Os cabos XLR3 só podem transportar dados áudio e energia fantasma para a condução de microfones compressores. Não transportam dados.

Como funciona um cabo USB?

Um microfone USB pega no som e converte-o num sinal digital. Este sinal digital pode então ser transmitido e gravado pelo seu computador sem qualquer fase intermédia.

Para além dos dados áudio, um cabo USB também pode transmitir e receber dados.

Isto significa que pode ter a funcionalidade incorporada num microfone USB que não pode ter com um microfone XLR.

Sou Cathy Daniels, especialista em Adobe Illustrator. Uso o software desde a versão 2.0 e crio tutoriais para ele desde 2003. Meu blog é um dos destinos mais populares da web para pessoas que desejam aprender a usar o Illustrator. Além do meu trabalho como blogueiro, também sou autor e designer gráfico.