O que é a Relação de Aspectos: Relação de Aspectos Comuns no Cinema e na TV

  • Compartilhar Isso
Cathy Daniels

Já alguma vez se perguntou porque é que alguns filmes enchem todo o seu ecrã de televisão enquanto outros parecem esmagados? Ou porque é que um vídeo pode ter barras pretas na parte superior e inferior ou nos lados do ecrã do seu computador, e outros vídeos podem não ter?

É por causa de uma propriedade de imagem chamada relação de aspecto que determina a sua forma e dimensões. Cada moldura, vídeo digital, tela, desenho responsivo e imagem tem frequentemente uma forma rectangular que é excepcionalmente precisa em proporção.

Muitos rácios de aspecto diferentes têm sido utilizados ao longo dos anos. No entanto, a maioria consome conteúdo de vídeo digital em 16:9 e, em certa medida, em 4:3. Uma televisão típica de alta definição, um dispositivo móvel e um monitor de computador utilizam um rácio de aspecto 16:9.

Definição da Relação de Aspecto

Então o que significa exactamente a relação de aspecto? A definição de relação de aspecto é a relação proporcional entre a largura e a altura de uma imagem.

Dois números separados por dois pontos representam a razão de aspecto. O primeiro número representa a sua largura e o segundo a sua altura. Por exemplo, uma razão de aspecto de 1,78:1 significa que a largura da imagem é 1,78 vezes o tamanho da sua altura. Números inteiros são mais fáceis de ler, por isso isto é muitas vezes escrito como 4:3. Isto não tem nada a ver com o tamanho de uma imagem (mas não a resolução real ou o total de pixels aimagem contém) - uma imagem 4000×3000 e uma imagem 240×180 têm os mesmos rácios de aspecto.

As dimensões do sensor na sua câmara digital determinam a sua relação de aspecto padrão. Baseia-se na largura e altura (T: H) da imagem. Por exemplo, se o seu sensor da câmara tiver 24mm de largura e 16mm de altura, a sua relação de aspecto seria de 3:2.

Por exemplo, como cineasta que cria conteúdos tanto para dispositivos móveis como para PCs, terá de ter em conta o facto de um smartphone ter uma relação de aspecto diferente do ecrã de um computador portátil.

Se trabalha com vídeos ou imagens, tem de compreender quais são os rácios de aspecto para poder mover rapidamente vídeos, imagens e comprimir ficheiros/conteúdo digitais de um ecrã para outro sem cometer um erro nos seus cálculos.

No passado, as pessoas não precisavam de saber sobre os rácios de aspecto. No entanto, hoje estamos constantemente rodeados de ecrãs de diferentes formas e tamanhos, exibindo uma variedade de filmagens. Por isso, é útil compreender as regras do cinema. Especialmente se for um criador. Neste artigo, discutiremos os rácios de aspecto no cinema e na televisão.

A evolução da relação de aspectos

Os filmes eram frequentemente projectados em 4:3 nos primeiros tempos do cinema. As tiras de filme utilizavam habitualmente estas proporções. Devido a isto, toda a gente simplesmente alinhava. Ao brilhar a luz através dela, podia-se projectar uma imagem na mesma proporção.

Na era do cinema mudo, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas aprovou 1,37:1 como a relação ideal numa das muitas tentativas de padronizar 1 relação de aspecto. Por conseguinte, a maioria dos filmes em salas de cinema foram apresentados nessa relação de aspecto.

Nos anos 50, a televisão tornou-se cada vez mais popular, e as pessoas começaram a ir menos aos cinemas, mas os rácios de aspecto dos teatros permaneceram. Com o passar do tempo, os cineastas começaram a mexer nas formas e tamanhos dos seus quadros, e os rácios de aspecto começaram a mudar em resposta. Até ao início dos anos 2000, as caixas de televisão eram todas 4:3, pelo que não havia confusão sobre qual deveria ser o rácio de aspecto.

As coisas mudaram quando a televisão de ecrã panorâmico de alta definição se tornou popular. A nova tecnologia obrigou os programas mais antigos a converterem os seus programas 4:3 para 16×9 para se manterem em circulação. Isto foi feito quer através do corte de filmes para caber num ecrã, quer através de técnicas conhecidas como letterboxing e pillarboxing.

Letterboxing e pillarboxing são métodos para preservar a relação de aspecto original de um filme quando este é mostrado num ecrã com uma relação diferente. Quando existe uma discrepância entre as relações de aspecto de captura e exibição, aparecem barras pretas no ecrã. "Letterboxing" refere-se às barras na parte superior e inferior do ecrã. Elas aparecem quando o conteúdo tem uma relação de aspecto mais ampla do que o ecrã."Pillarboxing" refere-se a barras pretas nos lados do ecrã. Ocorrem quando o conteúdo filmado tem uma relação de aspecto mais alta do que o ecrã.

Os televisores modernos mantêm esta relação mais ampla, permitindo também formatos de filmes em ecrã panorâmico que permitem que os filmes sejam expressos no seu formato original.

Rácios de Aspecto Comum

Ao longo da história do cinema e da televisão, houve muitos rácios de aspectos diferentes, incluindo

  • 4:3 ou 1.33:1

    No passado, todos os ecrãs de televisão eram 4:3. Antes da televisão de ecrã panorâmico, a maioria dos vídeos era filmada com a mesma proporção. Era a primeira proporção para televisores, monitores de computador e todos os ecrãs da altura. Tornando-a uma das proporções de aspecto mais comuns. Consequentemente, o ecrã inteiro tornou-se o seu nome.

    Verá que os vídeos mais antigos são de uma imagem quadrada do que os vídeos de hoje. Os filmes no teatro foram alienados da relação 4:3 relativamente cedo, mas os aparelhos de televisão permaneceram nessa relação até ao início dos anos 2000.

    Zack Snyder utilizou esta técnica na Liga da Justiça (2021). A MCU mostra que a WandaVision também utilizou esta técnica como forma de homenagear os primeiros tempos da televisão.

  • 2.35:1 (CinemaScope)

    A certa altura, os cineastas decidiram expandir a relação de aspecto dos seus filmes. Isto baseou-se na observação de que a visão humana é muito mais ampla do que 4:3, pelo que o filme deve acomodar essa experiência.

    Isto resultou na criação de formatos super panorâmicos envolvendo três câmaras de película 35mm padrão que projectaram simultaneamente um filme num ecrã curvo. A técnica foi chamada CineScope. A relação de aspecto revitalizou o cinema.

    O CineScope proporcionou imagens ultra-largas inovadoras que foram um espectáculo durante o seu tempo. Foi uma mudança radical em relação à anterior relação de aspecto padrão de 4:3. A maioria do público nunca tinha visto nada parecido. Com ele, o ecrã panorâmico tomou conta e alterou para sempre a forma como os vídeos eram filmados.

    Era comum os quadros serem distorcidos, e rostos e objectos por vezes pareciam mais gordos ou mais largos. No entanto, o seu reinado não durou muito tempo, uma vez que foi movido para meios menos caros. O primeiro filme de animação lançado neste formato foi Lady and the Tramp (1955).

  • 16:9 ou 1.78:1

    O rácio de aspecto mais comum utilizado hoje em dia é de 16:9. Tornou-se o rácio padrão para a maioria dos ecrãs, desde portáteis a smartphones. Também conhecido como 1.77:1/1.78:1. Este rácio de aspecto foi desenvolvido nos anos 80 e 90, mas só foi amplamente adoptado em meados dos anos 2000.

    Ganhou popularidade em 2009 como ponto médio entre o 4:3 e o CineScope. A sua moldura rectangular permitiu que tanto o conteúdo 4:3 como o widescreen coubessem confortavelmente no seu campo, o que facilitou que filmes com outros rácios de aspecto fossem confortavelmente letterboxed ou pillarboxed. Também causa deformações mínimas e distorção de imagens quando se colhe um 4:3 ou 2.35:1.

    A maioria dos espectadores vêem conteúdos em ecrãs 16:9. Assim, filmar nesta proporção é sempre uma boa ideia. Embora, isto não inclua filmes como são filmados em 1,85 (e alguns em 2,39).

  • 1.85:1

    O formato standard de ecrã panorâmico no cinema é 18.5:1. É bastante semelhante em tamanho a 16:9, embora um pouco mais largo. Embora o mais comum para as longas-metragens, muitos programas de televisão que se esforçam por ter um aspecto cinematográfico também filmam em 1.85:1. Há algum boxe de cartas quando exibido fora de um teatro, mas como esta forma encaixa bem, as barras em cima e em baixo são bastante pequenas. Alguns países europeus têm 1.6:1como a relação de aspecto padrão para ecrã panorâmico.

    A relação de aspecto 1,85 widescreen é conhecida por ser mais alta que as outras, o que a torna a relação de escolha para vídeos que pretendem focar personagens e objectos longitudinais. Por exemplo, 1,85:1 é a relação de aspecto de Greta Gerwig's Little Women (2020).

  • 2.39:1

    Nos cinemas modernos, 2,39:1 continua a ser a relação de aspecto mais ampla. Popularmente chamado o formato anamórfico de ecrã panorâmico, cria uma estética habitualmente associada a longas-metragens dramáticas de qualidade superior. O seu amplo campo de visão torna-o a relação de escolha para a filmagem de paisagens, uma vez que fornece mais detalhes. Além disso, continua a ser popular entre os documentários de vida selvagem, animações, e filmes de banda desenhada.

    Durante a Primeira Guerra Mundial, a França desenvolveu as primeiras lentes anamórficas, que proporcionaram um campo de visão mais amplo para as tripulações de tanques militares. Contudo, este nível de complexidade já não é relevante, uma vez que as câmaras digitais modernas são capazes de emular à vontade diferentes dimensões. Recentemente, o Blade Runner 2049 utilizou uma relação de aspecto 2,39:1.

  • 1:1

    Uma relação de aspecto 1:1 é também conhecida como formato quadrado. 1:1 é, evidentemente, um quadrado perfeito. Algumas câmaras de formato médio utilizam este formato.

    Embora raramente utilizado para filmes e filmes, ganhou popularidade quando a Instagram o adoptou como o seu rácio de aspecto padrão no seu lançamento em 2012. Desde então, outras aplicações de redes sociais de partilha de fotos adoptaram o rácio, incluindo o Facebook e o Tumblr.

    No entanto, as plataformas de redes sociais estão a tornar-se mais adaptadas para rácios de aspecto mais amplos. O rácio de aspecto padrão está novamente a mudar para 16:9. Quase todas as histórias e bobinas Instagram são filmadas em 16:9. Além disso, as câmaras e aplicações estão a tornar-se mais amigáveis para os rácios de aspecto tradicional dos filmes.

  • 1,37:1 (rácio da Academia)

    No final da era do silêncio em 1932, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas padronizou a relação de aspecto do filme para 1,37:1. Isto foi apenas um ligeiro desvio da relação de aspecto dos filmes mudos. Isto foi feito de modo a acomodar uma banda sonora numa bobina sem criar um quadro vertical.

    No cinema moderno, esta técnica é raramente utilizada. No entanto, há alguns anos atrás, apareceu no Hotel The Grand Budapest. O realizador Wes Anderson utilizou 1,37:1 juntamente com dois outros rácios de aspectos para representar três períodos de tempo diferentes.

Que relações de aspecto devo utilizar?

Um sensor de imagem numa câmara estabelece a relação de aspecto padrão para um vídeo. As câmaras modernas, contudo, permitem-lhe escolher diferentes relações de aspecto à vontade, o que é uma verdadeira vantagem para os realizadores de filmes.

A escolha da relação de aspecto a utilizar depende principalmente da maquilhagem da sua câmara, bem como do tipo e finalidade dos vídeos que pretende fazer. Por exemplo, fotografar paisagens panorâmicas exige um amplo campo de visão para o qual 16:9 e outras relações de ecrã panorâmico são mais adequadas. Por outro lado, se estiver a fotografar para Instagram, terá de fotografar em 1:1. No entanto, se não tiver a certeza, a melhor aposta éfilmar em 16:9.

Os rácios de aspecto panorâmico são melhores para o vídeo, uma vez que são mais largos do que altos. Com 16:9, pode caber mais no seu quadro horizontalmente, ao mesmo tempo que se pode ajustar rapidamente aos rácios de aspecto comuns. Embora o rácio de aspecto 4:3 ainda prevaleça na fotografia imóvel porque é melhor para a impressão, tem sido menos popular na produção de filmes durante algum tempo.

Cortar vídeos pode causar uma queda na qualidade, por isso, se pretende mudar frequentemente as proporções de aspecto, faz sentido usar uma câmara fotográfica de fotograma inteiro para as suas necessidades de filmagem. Desta forma, pode cortar a sua fotografia e ainda manter a sua qualidade e não se preocupar com o ruído, grão e distorção que vem com o redimensionamento.

Muitos cineastas mexem com diferentes proporções por razões principalmente criativas. Para permanecerem práticos, podem filmar com uma proporção "segura" que reduzirá a quantidade de colheita necessária mais tarde.

Redimensionar a relação de aspecto da sua imagem

Quando fotografa a sua fotografia ou vídeo numa proporção que não corresponde à plataforma em que está, pode acabar por recortar ou distorcer a imagem.

Por exemplo, Clideo.com permite-lhe alterar a relação de aspecto do seu vídeo após o vídeo ter sido tirado. Permite-lhe mesmo especificar as dimensões exactas do seu vídeo se não quiser nenhuma das relações de aspecto tradicionais. Tem também predefinições de meios de comunicação social que lhe permitem ajustar a relação de aspecto do seu vídeo à deà medida que muda a sua relação de aspecto, é essencial lembrar que formatos diferentes afectam a maquilhagem e o tamanho da sua imagem, por isso tenha sempre alguma cautela.

Pode também gostar de Como mudar a relação de aspectos em Premiere Pro

Pensamentos finais

Pode ter encontrado muitas vezes o aspect ratio. No entanto, é provável que nunca tenha de o levar a sério até começar a filmar. O aspect ratio é uma variável essencial para qualquer pessoa que tente filmar. Eles determinam a forma como as pessoas consomem os seus filmes e como se envolvem com eles.

Se precisar de redimensionar uma fotografia ou vídeo para se ajustar a um ecrã ou plataforma diferente, é essencial saber o que é um aspect ratio e os tipos e utilizações. Agora que não precisa de se perguntar: o que significa aspect ratio. Está pronto para decidir qual o aspect ratio que quer utilizar. Esperamos tê-lo ajudado a decidir qual é o correcto para si.

Sou Cathy Daniels, especialista em Adobe Illustrator. Uso o software desde a versão 2.0 e crio tutoriais para ele desde 2003. Meu blog é um dos destinos mais populares da web para pessoas que desejam aprender a usar o Illustrator. Além do meu trabalho como blogueiro, também sou autor e designer gráfico.