Que equipamento de podcast é necessário para começar

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Cathy Daniels

Tem a sensação de que todos hoje em dia estão a começar um podcast? Bem, tem razão! O mercado de podcasts é maior do que nunca, e continua a crescer a nível mundial. Nos últimos três anos, o número de podcasts passou de quinhentos mil para mais de dois milhões.

medida que o áudio on-demand aumenta em popularidade, aumenta também o número de pessoas que ouvem podcasts. Em 2021, havia 120 milhões de ouvintes de podcasts apenas nos Estados Unidos, com os peritos da indústria a preverem que haverá mais de 160 milhões de ouvintes de podcasts até 2023.

Tanto indivíduos como empresas utilizam conteúdos áudio para alcançar um público mais vasto e fazer ouvir as suas vozes. Graças à acessibilidade dos melhores equipamentos de podcast e à acessibilidade da informação, encontrará podcasts para cada nicho, geridos tanto por profissionais como por amadores. Os tópicos podem variar desde a astrofísica e a cozinha até às finanças e à filosofia.

As empresas encontraram uma forma de promover os seus produtos e expandir a sua audiência utilizando podcasts. Além disso, os podcasts são também uma ferramenta fantástica para manter o contacto com a audiência existente, interagir com os clientes e promover fornecedores.

Actualmente, as competências tecnológicas necessárias para iniciar um podcast são mínimas, assim como o orçamento necessário para iniciar um novo espectáculo. No entanto, com uma barreira tão baixa à entrada, a competição para atrair a atenção do ouvinte é mais desafiante do que costumava ser.

Com este artigo, responderemos à pergunta: de que equipamento necessita para iniciar um podcast. Nomeadamente as ferramentas e o equipamento certo de podcast que lhe permitem gravar um episódio profissional e disponibilizá-lo ao seu público online. No final deste artigo, saberá tudo o que precisa para iniciar o seu novo programa. Tudo o que precisa de fazer é apresentar uma excelente ideia para o seu podcast!

Antes de comprar qualquer equipamento de podcast: identifique o seu formato de podcast

Se encontrar um podcast que terminou após apenas alguns episódios, que é publicado a intervalos irregulares, ou que não tem uma introdução, outro, ou duração definida, é provável que tenha encontrado o podcast de alguém que não pensou bem nas coisas antes de elas chegarem ao chão a correr.

Planear as coisas com antecedência é um aspecto crucial da sua carreira de podcasting e em que se deve concentrar antes de fazer qualquer outra coisa. Se está a planear começar o seu próprio podcast, precisa de ter a certeza de ter uma compreensão clara do que está a tentar alcançar com ele, o seu público-alvo, e se tem tempo para o acompanhar pelo tempo que for necessário.

Aqui estão as perguntas que deve fazer a si próprio:

  • Em que se concentrará o meu podcast?
  • Quem é o meu público-alvo?
  • Quanto tempo vai durar um episódio?
  • Vou ser o anfitrião do podcast e vou ter um co-apresentador?
  • Quantos episódios terá uma estação do ano?
  • Quanto tempo demorarei a gravar e publicar um espectáculo?
  • Vou precisar de ajuda com a edição e publicação de áudio de cada espectáculo?

Assim que tiver uma resposta a todas estas perguntas, poderá planear a longo prazo e criar um podcast potencialmente bem sucedido.

Talvez haja uma pergunta ainda mais crucial a fazer a si próprio antes de esboçar o seu programa, que é: de que tipo de podcasts gosto? Pode parecer trivial, mas se geralmente ouve podcasts com 30 a 45 minutos de duração, sugiro que comece um podcast com aproximadamente esta duração. Há muitos podcasts bem sucedidos que têm 60, 90, ou mesmo 120 minutos de duração. Será capaz de manter o seupúblico envolvido durante toda a duração do espectáculo?

Deve evitar a todo o custo duas coisas críticas: mudar o formato do seu podcast a meio da estação e fazer com que a audiência salte o seu programa ou ouça apenas uma parte dele. Este último, especialmente, tem um impacto muito negativo nas suas estatísticas. Fazer com que a audiência salte o programa "convencerá" o algoritmo do serviço de streaming de que o seu podcast não é particularmente bom. Quando o algoritmodecide que não vale a pena promover o seu espectáculo, fique descansado que terá dificuldade em alcançar novos ouvintes e em maximizar a sua rede.

Se está a planear iniciar um podcast sobre um nicho específico, deve primeiro identificar quais os podcasters que já estão a cobrir o assunto. Certifique-se de que cria algo que atrairia o seu público ao mesmo tempo que oferece algo mais ou algo diferente.

Comece por fazer uma lista dos seus futuros concorrentes (porque é isto que eles são, embora possa acabar por colaborar com alguns deles no futuro). Realce o que gosta nos seus espectáculos e o que pensa que poderia fazer melhor do que eles.

O seu podcast deve ser uma combinação da sua personalidade e perícia, ajustada de acordo com a oferta existente já no mercado. Soa demasiado empreendedor? O problema é que, se quiser que o seu espectáculo tenha sucesso, terá de ter em conta o mercado e tomar decisões em conformidade, e sugiro que o faça antes de começar a gravar o seu primeiro espectáculo.

Equipamento essencial de podcast

Microfone

A peça mais importante do equipamento de gravação áudio é o seu microfone. Escolher o microfone podcast certo diferencia um espectáculo profissional de um amador. Pode escolher entre um microfone XLR standard ou ir directamente do seu microfone para um computador com um microfone USB. Existem dezenas de grandes microfones por aí, mas uns poucos seleccionados tornaram-se a escolha favorita depodcasters em todo o mundo.

Vamos esclarecer primeiro o que faz um bom microfone.

Uma vez que está a planear iniciar o seu próprio podcast, deve optar por um microfone unidireccional em vez de um omnidireccional. Então, o que é um microfone unidireccional? Como o nome sugere, é um microfone que capta sons apenas de uma direcção, removendo a maior parte do ruído de fundo e assegurando a qualidade de que necessitará para o seu espectáculo.

Os microfones dinâmicos são o tipo mais comum e apresentam o design que todos nós conhecemos: são utilizados em convenções, eventos ao vivo e estúdios de gravação. São incrivelmente versáteis e são ideais para ambientes ruidosos, uma vez que melhoram os sons mais altos que captam.

Os microfones condensadores são provavelmente uma melhor escolha se o seu único objectivo for gravar um podcast. São ideais para a gravação de voz num ambiente silencioso porque são mais sensíveis do que os microfones condensadores e capturam todas as subtilezas numa voz.

Outro factor a considerar é se deve optar por um microfone USB ou XLR. Enquanto pode ligar um microfone USB directamente ao seu PC, com o microfone XLR necessitará de uma interface áudio para os ligar. Os microfones USB são geralmente mais baratos e podem fazer um excelente trabalho na gravação da sua voz, mas os seus equivalentes XLR produzem uma melhor qualidade de áudio.

Microfone USB Yeti azul

O Blue Yeti tem sido a escolha preferida das emissoras online durante muitos anos. Proporciona a consistência e a alta fidelidade de que necessitará ao gravar o seu programa. Além disso, o Blue Yeti é um microfone USB, o que significa que pode simplesmente ligá-lo e começar a gravar num instante.

Se estiver disposto a gastar um pouco mais de $100 num microfone, então o Yeti Azul é a escolha certa para si e para o seu espectáculo.

Audio-Technica ATR2100x

Outra opção fantástica para podcasters principiantes que querem uma grande qualidade de áudio do dia-1 é a Audio-Technica ATR2100x. O que é interessante neste microfone é que tem entradas USB e XLR. Permitindo-lhe usar qualquer uma delas dependendo do seu equipamento e necessidades de podcast.

Outra característica excitante é o padrão polar cardióide. Isto assegura que o microfone capta sons apenas das fontes sonoras mais relevantes e negligencia o resto.

Suporte de secretária para microfones

Nunca subestime o seu conforto enquanto grava um programa de rádio. A sua postura e a qualidade do seu suporte de microfone podem melhorar a qualidade geral do seu podcast. Embora possa não parecer o equipamento de podcast mais importante, os melhores suportes de microfone absorvem vibrações e mantêm o microfone na altura ideal. Permitindo-lhe estar confortável e gravar o seu áudio podcast sem problemas.

Suporte para Microfone para Yeti Azul

Suporte para Microfone para Yeti Azul

Funciona com Blue Yeti, bem como com outras dezenas de microfones. Pode ligar este tipo de suporte directamente à sua secretária com o suporte de clips de microfone fornecido. Esta é uma óptima solução para reduzir as vibrações que interfeririam com as gravações. Este tipo de suporte de microfone de secretária é ideal. Oferecem versatilidade e conforto em qualquer ambiente. Pode ajustar a altura e distância em segundossem se dobrar ou esticar para atingir uma qualidade óptima.

BILHÃOE Suporte de Microfone de Secretária actualizado

BILHÃOE Suporte de Microfone de Secretária actualizado

Procura um suporte que optimize o espaço e ofereça a estabilidade de que necessita? Então BILIONE é uma excelente escolha. As coisas não poderiam ser mais fáceis com este suporte para microfone: basta colocar o microfone à sua frente e começar a gravar. Não ocupa muito espaço, mas é robusto e oferece um suporte de choque ajustável e fiável que evita vibrações.

Filtros Pop

Os filtros pop são outra peça de equipamento de podcast que é frequentemente ignorada pelos novos produtores de conteúdos podcast, mas uma peça absolutamente necessária da sua configuração de podcasting se estiver interessado em áudio de qualidade de estúdio.

Sons como "P" e "B" são chamados plosivos, que resultam numa sobrecarga do diafragma dos microfones, o que resulta num "pop" no sinal do microfone. Um filtro pop minimiza os plosivos como Ps e Bs. Mantém a humidade fora do microfone, deixando o seu microfone gravar correctamente o áudio da forma pretendida.

Ecrã Filtro Pop Auphonix

Ecrã Filtro Pop Auphonix

Uma escolha acessível que lhe proporcionará tudo o que necessita para o seu espectáculo é um ecrã de filtro pop. Quando escolher um, certifique-se de que têm um pescoço de ganso adaptável que se ajustará ao seu espaço de trabalho. Podem ser fixados directamente ao suporte do microfone ou à sua secretária.

CODN Escudo de Isolamento de Microfone de Gravação

CODN Escudo de Isolamento de Microfone de Gravação

Uma solução mais volumosa mas que o fará parecer e soar muito profissional. O escudo de isolamento é basicamente um filtro pop e um pequeno estúdio de gravação que pode transportar e utilizar em qualquer ambiente.

O que torna o escudo de isolamento uma solução óptima para os podcasters é que eliminam completamente as interferências sonoras, o que permite ao microfone captar a sua voz exclusivamente. Vive numa casa ou bairro barulhento? Considere comprar um destes.

Interface áudio

Embora possa gravar um programa de rádio usando apenas um único microfone USB, há muitas situações em que precisa de dois ou mais microfones ou não tem portas suficientes para suportar vários microfones USB. Por exemplo, se estiver a gravar uma entrevista com convidados, precisará de uma interface áudio com mais do que uma entrada de áudio para ligar vários microfones ao seu portátil. Ao contrário dos microfones USB, uma interface áudio podegravar vários microfones com apenas uma porta USB.

Não necessitará de qualquer equipamento de áudio sofisticado para o seu podcast, mas se quiser ser profissional na gravação de áudio, investir numa boa interface será um grande passo em frente. Tenha em atenção que precisará de ter microfones XLR para utilizar a maioria das interfaces de áudio. Note que também precisará de investir em cabos, uma vez que os microfones XLR utilizam cabos de áudio XLR.Os convidados da entrevista podem ter o seu próprio amplificador de auscultadores e tomada de auscultadores.

Mas as interfaces áudio não são apenas ideais quando se pretende utilizar mais do que um microfone ao mesmo tempo. Permitem-lhe um maior controlo sobre o volume de cada microfone individualmente, facilitando a obtenção de uma qualidade sonora óptima para o seu espectáculo.

Dado que hoje em dia todas as interfaces fornecem entradas XLR, terá também a oportunidade de usar ambas as ligações USB e XLR e ver se uma funciona melhor do que a outra. cada combinação de microfone, interface de áudio e ambiente dá resultados diferentes. é sempre bom ter mais opções à sua disposição.

Saiba mais sobre o que é uma interface áudio no nosso artigo.

O aspecto negativo de utilizar uma interface áudio é que terá de aprender a utilizá-la. Se estiver habituado a dispositivos electrónicos fazendo tudo independentemente sem a sua intervenção, então as interfaces áudio poderão ser um pequeno desafio para si. No entanto, uma vez que tenha uma ideia geral de como funciona, será capaz de melhorar consideravelmente o som das suas gravações.

Focusrite Scarlett 2i2

Focusrite Scarlett 2i2

Pode confiar numa interface áudio Focusrite. A Focusrite produziu interfaces áudio surpreendentes que são muito mais acessíveis do que os seus concorrentes; como resultado, a sua série Scarlett é agora considerada obrigatória pelos fabricantes de música de todo o mundo.

O Focusrite Scarlett 2i2 oferece tudo o que um podcaster precisa: é acessível, fácil de configurar e utilizar. Desde que o seu computador tenha uma saída USB aberta, pode gravar até dois microfones ao mesmo tempo sem atrasos ou interferências.

Behringer UMC204HD

Behringer UMC204HD

Outro produto excepcional pelo preço. O Behringer UMC204HD oferece duas entradas de microfones e é compatível com todo o software de gravação mais popular. O Behringer é uma marca histórica que não o desapontará.

Auscultadores

Bons auscultadores ajudam-no a "escrutinar" o seu espectáculo. É fácil não ouvir ruídos de fundo ou sons indesejados ao usar auscultadores ou auscultadores a preços acessíveis para verificar as suas gravações. No entanto, tenha em mente que cada vez mais pessoas possuem auscultadores e sistemas de som de boa qualidade, seja em sua casa ou no carro.

Assim, antes de publicar o seu espectáculo, tem de se certificar de que o mesmo soará impecável em todos os dispositivos. Para esta tarefa, tem de ter auscultadores no seu kit de podcasting que reproduzam o som claramente, sem melhorar ou sacrificar algumas frequências áudio.

Sony MDR7506

Sony MDR7506

Aqui falamos de auscultadores que fizeram história. Lançado pela primeira vez em 1991, o Sony MDR7506 tem sido utilizado por engenheiros de áudio, audiófilos e músicos de todo o mundo. Estes auscultadores proporcionam uma reprodução de som transparente, são confortáveis mesmo após horas de utilização, e têm um aspecto muito fresco.

Fostex T20RP MK3

Fostex T20RP MK3

Ligeiramente mais caro que o Sony MDR7506, o Fostex T20RP MK3 oferece frequências graves mais ricas do que o seu homólogo Sony. Isto pode interessar-lhe se estiver a planear iniciar um podcast sobre música. Além disso, ambos os auscultadores oferecem uma fidelidade e conforto incríveis.

Software para estações de trabalho de áudio digital (ou DAW)

Paralelamente à crescente popularidade do formato, tem havido uma pletora de novos programas de edição de áudio para podcasters a sair na última década. Isto significa que poderá escolher entre dezenas de programas que oferecem uma mistura diferente de características e preços.

Posso dizer-lhe que é bastante improvável que fique com o primeiro software de edição que vai tentar, mas também é importante que comece de algum lado e depois olhe à sua volta para ver que outro software de áudio oferece precisamente o que precisa a longo prazo.

Por outro lado, se não tem conhecimentos técnicos e não quer passar horas a aprender as técnicas para obter o som certo, há muitas opções de software de gravação e edição de podcasts gratuitamente. Há muito software de podcasts que fará a maior parte do trabalho sujo para si, permitindo-lhe concentrar-se exclusivamente na curadoria do seu espectáculo.

Se estiver a entrevistar pessoas à distância, a gravação em Zoom é provavelmente a opção mais fácil.

A configuração do seu novo microfone ou interface de áudio é uma tarefa fácil no Zoom. Certifique-se sempre de que a sua ligação à Internet é estável, e que está a gravar num ambiente silencioso. Nas configurações do Zoom, terá de seleccionar o microfone e interface de áudio certos antes de iniciar a entrevista. Caso contrário, acabará por gravar tudo através do microfone do seu PC, e soará terrível.

Sugiro às pessoas que utilizam Zoom para entrevistas à distância que peçam aos seus convidados do podcast para gravarem a entrevista no seu fim. Desta forma, obterá um ficheiro áudio adicional que poderá utilizar como cópia de segurança; além disso, o ficheiro do convidado terá um som muito mais claro da sua voz do que aquele que tem.

Outra coisa que terá de pedir aos seus convidados é que usem auscultadores ou auscultadores para a duração da sessão de gravação. Isto ajuda a evitar efeitos de atraso e reverberações típicos das reuniões em linha.

Abaixo está uma lista dos programas de pós-produção e gravação mais comuns utilizados pelos podcasters. Muitas vezes a principal diferença entre eles reside na capacidade da sua IA de fazer a maior parte do trabalho por si. Algumas opções tratarão de tudo. Outras simplesmente gravarão o seu programa e deixá-lo-ão fazer o resto. Estas são todas opções válidas. Cabe-lhe a si seleccionar uma que seja adequada às suas capacidades e necessidades.

Audácia

Existem alguns bons programas de gravação por aí (como Adobe Audition, Logic e ProTools), mas para mim, Audacity tem uma característica que o torna imbatível: é gratuito. Audacity é uma ferramenta fantástica para editar e melhorar a qualidade do seu áudio. É versátil, fácil de usar, e oferece muitas características de pós-produção que são geralmente bastante caras.

A audácia oferece muitas ferramentas para melhorar a sua qualidade sonora, desde a redução do ruído à compressão; no entanto, uma vez que comece a conhecer melhor a edição áudio, aperceber-se-á de que aprender a utilizar estas ferramentas de forma proficiente leva tempo. Sugiro que dê um passo de cada vez. Afinal, se já tem um bom microfone e está a gravar num ambiente silencioso, provavelmente não precisará de fazermuita edição sobre Audacity.

Descrito

O que me deparei com o Descript porque uma artista com quem trabalho o utiliza regularmente para o seu podcast. O Descript tem características fantásticas, como o seu software de transcrição altamente fiável. O que se destaca quando o utilizo é como é fácil produzir um podcast popular e editá-lo em segundos, graças a um clone AI da sua voz que pode adicionar e substituir palavras no áudio original.

Alitu

Há algumas coisas que fazem da Alitu uma excelente escolha para podcasters. A primeira é a sua bem conhecida limpeza e nivelamento automático de áudio. O que significa que não tem de se preocupar em aperfeiçoar os seus sons e pode concentrar-se no conteúdo. A segunda característica interessante é que a Alitu também se encarrega de publicar o seu podcast em todos os directórios de podcast relevantes.

Hindenburg Pro

Concebido para podcasters e jornalistas, o Hindenburg Pro oferece um gravador multi-pista fácil de usar, que também pode utilizar em viagem com a aplicação Hindenburg Field Recorder. O software também oferece muitas opções para partilhar material áudio online, tanto público como privado.

Se o seu interesse em áudio vai além do podcasting, sugiro que consulte o vasto catálogo de Hindenburg, que oferece muitos produtos interessantes para narradores de áudio, músicos, e muito mais.

  • Âncora

    O Spotify Anchor oferece um programa de subscrição válido que lhe permite rentabilizar o seu espectáculo directamente dos seus fãs. Além disso, pode colaborar com marcas em todo o mundo, incluir os seus anúncios no seu podcast, e ganhar algum dinheiro com isso.

  • Auphonic

    A IA apresentada no Auphonic é provavelmente uma das melhores do mercado. Pode alcançar resultados de alta qualidade sem passar horas a fixar material áudio bruto em pós-produção. Filtra cuidadosamente frequências e zumbidos indesejados. Quando terminar, partilhará automaticamente o seu programa online. Se não tiver experiência em edição áudio, esta pode ser uma opção válida para si.

  • GarageBand

    Porque não? Para os utilizadores de mac, o GarageBand oferece tudo o que precisa para gravar um espectáculo sem gastar um cêntimo. Quando usado sabiamente, o GarageBand é um gravador multi-faixa versátil e gratuito que pode utilizar para gravar os seus espectáculos facilmente. Acho que é uma óptima opção se estiver com um orçamento. Tenha em conta que o GarageBand foi feito a pensar em músicos, não em podcasters. Isto significa que não encontrará nenhum algoritmo sofisticado a fazer o trabalhopara si aqui.

Encontrar um Local de Gravação

No final, tudo se resume ao microfone que está a usar e ao ambiente em que está a gravar. Ter o melhor equipamento de podcast, a voz perfeita, tópicos interessantes e convidados não importará se tiver uma cadeira barulhenta que comprometa a qualidade do seu espectáculo.

É um desafio "encontrar" um local de gravação; no entanto, um espaço de gravação pode ser "criado". O ambiente que irá utilizar para gravar o seu espectáculo será o seu templo. Um local onde se pode concentrar e relaxar durante horas. Criar tal espaço em sua casa ou escritório não é tarefa fácil, mas pode ser realizada se se concentrar nos factores mais críticos.

Um ambiente tranquilo é primordial. Sei que parece óbvio, mas um ambiente ruidoso é a única coisa que pode arruinar até o melhor podcast. Se não tiver acesso a um estúdio de gravação, podcast studio, ou estúdio dedicado, terá de encontrar um quarto tranquilo em sua casa para todo o seu equipamento de podcasting.

Se está a gravar em casa, aqui estão algumas dicas que pode utilizar para optimizar as suas gravações de áudio:

  • Ao gravar um espectáculo, fechar todas as portas e janelas da sala.
  • Avise a sua família, ou quem quer que viva consigo, que estará a gravar áudio durante 30 min/1 hora.
  • Escolha uma altura do dia em que está sozinho em casa
  • Se não tiver um quarto calmo em casa, grave o seu espectáculo no seu armário

Porquê o armário? A sala de gravação ideal é silenciosa e com pouca reverberação. Uma sala suavemente mobilada proporcionaria o melhor ambiente para a entrevista, pois o mobiliário absorverá a reverberação. Além disso, as roupas do armário absorverão o eco (tal como o tratamento acústico e os painéis acústicos) e garantirão o isolamento e o bom som.

Pelo contrário, deve evitar escritórios de vidro ou salas vazias porque a reverberação aumentará dramaticamente.

É essencial que encontre uma sala onde se sinta relaxado e confortável. Ouvi programas de rádio que simplesmente ignoraram a maioria das regras básicas necessárias para obter um som de boa qualidade. No entanto, foram capazes de alcançar um sucesso considerável devido a um apresentador carismático e a um programa cuidadosamente curado. Depois de definir minuciosamente o seu programa, criar o ambiente perfeito para a sua sessão de gravação é osegundo passo crucial para o sucesso.

Distribua o seu podcast

Depois de ter gravado o seu primeiro episódio de podcast, é altura de o publicar e de informar o mundo sobre ele.

Para o fazer, terá de procurar um distribuidor de podcasts que se encarregue de carregar o seu programa em todas as plataformas de alojamento de podcasts relevantes. Os distribuidores de podcasts trabalham desta forma: carregam o seu podcast nos seus directórios de podcasts, com todas as informações necessárias como descrição e etiquetas, e carregam-no automaticamente em todos os serviços de streaming de áudio e alojamento de podcastscom quem estão a estabelecer uma parceria.

Antes de escolher um distribuidor, consulte a lista de serviços de streaming onde carregam conteúdos. Isto é especialmente verdade se forem mais económicos do que os outros, como pode ser porque não estão a fazer parcerias com um dos principais fornecedores (como os podcasts de maçã).

Durante muitos anos, usei o Buzzsprout para publicar todos os meus programas de rádio. É acessível, intuitivo, e a sua lista de parceiros de alojamento de podcasts está em constante crescimento. No entanto, Podbean é uma excelente alternativa que também oferece uma opção gratuita mais conveniente.

Buzzsprout

Buzzsprout é fácil de usar e oferece extensas estatísticas, para que possa monitorizar o seu programa de rádio à medida que cresce. Pode carregar o seu episódio em qualquer formato áudio. Buzzsprout assegurará que os serviços de streaming recebam o ficheiro áudio correcto.

Mensalmente, pode carregar até 2 horas grátis, mas os episódios são alojados apenas durante 90 dias. Se quiser que o seu programa fique online por mais tempo, terá de optar por uma subscrição.

Podbean

Podbean tem uma melhor opção de serviço gratuito do que Buzzsprout, uma vez que permite até 5 horas de carregamentos mensais. Além disso, penso que estes dois serviços oferecem características muito semelhantes.

Que tal começar dois espectáculos ao mesmo tempo e utilizar ambos os serviços de distribuição e fazer uma comparação?

Conclusão

O sucesso de um podcast começa com uma ideia definida. O conceito do seu programa de rádio torna-se o fundamento de um projecto que pode mudar o seu negócio ou carreira para sempre.

Não há dúvida de que o equipamento de gravação será um aspecto crucial do seu projecto. No entanto, mesmo o microfone e a interface áudio mais caros não salvarão o seu espectáculo se não compreender claramente o que pretende alcançar com ele. Por isso, o planeamento a longo prazo é o aspecto único e mais importante da sua estratégia.

Quando compreender claramente o que pretende alcançar com o seu espectáculo, é altura de se concentrar nas ferramentas e no equipamento de podcast de que necessitará para que isso aconteça.

Escolher o software que irá utilizar para gravar o seu podcast é um passo fundamental. Se já está familiarizado com a edição de áudio, pode optar por software gratuito como Audacity e editar o áudio você mesmo. Contudo, se quiser concentrar-se no conteúdo e preocupar-se o menos possível com o áudio, então escolher um serviço de subscrição com IA e algoritmos optimizados irá poupar-lhe muito tempo e energia.

Pode poupar muito dinheiro na maioria do seu equipamento de podcast, mas não opte por uma opção barata para microfones. especialmente porque há muitos microfones que proporcionam qualidade profissional sem quebrar o banco. Não são baratos, lembre-se: no entanto, um bom microfone irá definir a qualidade do seu espectáculo, por isso não o subestime.

Finalmente, precisará de um ambiente tranquilo. Bom som à parte, precisará de uma sala onde se sinta confortável, criativo e inspirado mais do que de um estúdio de podcast profissional. A sua gravação deve representar quem você é e quem quer ser, encorajando-o a ultrapassar os seus limites e a melhorar o seu espectáculo ao longo do tempo. O que estou a tentar dizer é que, se a sua sala de gravação vai parecere sentir-se profissional, o mais provável é que soe profissional enquanto grava o seu espectáculo.

O sucesso não acontecerá da noite para o dia. Pode demorar três espectáculos ou mesmo três épocas antes de começar a ver o noivado que pretendia quando começou. Se o público do seu podcast está a crescer lenta mas firmemente, e está a tentar melhorar a qualidade do seu espectáculo, então a consistência e persistência trarão resultados incríveis. Boa sorte!

Leitura adicional:

  • Melhor Câmara de Podcast

Sou Cathy Daniels, especialista em Adobe Illustrator. Uso o software desde a versão 2.0 e crio tutoriais para ele desde 2003. Meu blog é um dos destinos mais populares da web para pessoas que desejam aprender a usar o Illustrator. Além do meu trabalho como blogueiro, também sou autor e designer gráfico.